O OpenSSL é uma implementação de código aberto dos protocolos SSL e TLS. A biblioteca (escrita na linguagem C) implementa as funções básicas de criptografia e disponibiliza várias funções utilitárias. Também estão disponíveis wrappers que permitem o uso desta biblioteca em várias outras linguagens.
2007-02-02 12:49:08
·
answer #1
·
answered by » Ruth ♥} 6
·
0⤊
0⤋
Criptografia (Do Grego kryptós, "escondido", e gráphein, "escrever") é geralmente entendida como sendo o estudo dos princípios e das técnicas pelas quais a informação pode ser transformada da sua forma original para outra ilegível, a menos que seja conhecida uma "chave secreta", o que a torna difícil de ser lida por alguém não autorizado. Assim sendo, só o receptor da mensagem pode ler a informação com facilidade.
De facto, a criptografia, latu sensu, cobre bem mais do que apenas encriptação e desencriptação. Na prática, é um ramo especializado da teoria da informação com muitas contribuições de outros campos da matemática e de autores como Maquiavel, Sun Tzu e Karl von Clausewitz. A criptografia moderna é basicamente formada pelo estudo dos algoritmos criptográficos que podem ser implementados em computadores.
O estudo das formas de esconder o significado de uma mensagem usando técnicas de encriptação tem sido acompanhado pelo estudo das formas de conseguir ler a mensagem quando não se é o destinatário; este campo de estudo é chamado criptoanálise.
As pessoas envolvidas neste trabalho, e na criptografia em geral, são chamados criptógrafos, criptólogos ou criptoanalistas, dependendo de suas funções específicas.
Criptologia é o campo que engloba a Criptografia e a Criptoanálise.
Termos relacionados à criptografia são Esteganografia, Código, Criptoanálise e Criptologia.
A Esteganografia é o estudo das técnicas de ocultação de mensagens, diferentemente da Criptografia que não a oculta, mas a confunde de forma a tornar seu significado ininteligível. A Esteganografia não é considerada parte da Criptologia, apesar de muitas vezes ser estudada em contextos semelhantes e pelos mesmos pequisadores.
Uma informação não-encriptada que é enviada de uma pessoa (ou organização) para outra é chamada de "texto claro" (plaintext). Encriptação, ou cifragem, é o processo de conversão de um texto claro para um código encriptado e desencriptação o processo contrário.
Diffie e Hellman revolucionaram os sistemas de criptografia existentes até 1976, a partir do desenvolvimento de um sistema de criptografia de chave pública.
2007-02-03 08:21:26
·
answer #2
·
answered by tron horenseb 6
·
0⤊
0⤋
O mesmo que uma biblioteca de livros!
2007-02-02 13:13:02
·
answer #3
·
answered by hotmaoc 1
·
0⤊
0⤋
Biblioteca de criptografia é um pequeno programa de computador que só pode ser executado através de outro programa e que fornece funções de criptografia e descriptografia.
Ao invés do desenvolvedor do programa criar a sua própria rotina de criptografia, ele utiliza uma biblioteca de criptografia disponível no mercado. Assim ele economiza tempo e dinheiro, e não precisa se preocupar em desenvolver corretamente o sistema de criptografia.
2007-02-02 13:04:01
·
answer #4
·
answered by denisgomes 7
·
0⤊
0⤋
Criptografia (Do Grego kryptós, "escondido", e gráphein, "escrever") é geralmente entendida como sendo o estudo dos princípios e das técnicas pelas quais a informação pode ser transformada da sua forma original para outra ilegível, a menos que seja conhecida uma "chave secreta", o que a torna difícil de ser lida por alguém não autorizado. Assim sendo, só o receptor da mensagem pode ler a informação com facilidade.
A biblioteca de criptografia é utilizada, por exemplo, nas urnas eletrônicas brasileiras. A biblioteca de criptografia, que cifra os dados das urnas, elaborada por um órgão técnico da Abin (Agência Brasileira de Informações) e o sistema operacional Virtuos instalado em 300.000 das 350.000 urnas. O exame desses programas é considerado vital para garantir a segurança das urnas. A biblioteca de criptografia é o primeiro programa a ser acionado quando ligam as urnas e o último a fechar quando a votação se encerra. Com a alteração de duas ou três linhas de programação, seria possível "viciar" o sistema, computando os votos de forma diferente do que a escolhida pelo eleitor na tela, sem que ninguém percebesse. Já o sistema operacional Virtuos, base onde rodam os outros programas, poderia ser fraudado de modo a alterar o comportamento de qualquer um dos softwares instalados depois.
2007-02-02 13:00:17
·
answer #5
·
answered by Luiz 4
·
0⤊
0⤋