Podem até me achar uma chata, mas hoje nem se canta mais Hino Nacional nas escolas.
Tem aluno que nem sabe o que é um brasão...
Poderia ser adaptado para cidadania, direitos do consumidor, conscientização para o direito do voto, as obrigações do indivíduo para com a sociedade, coisas do tipo, inclusive saber o Hino Nacional todo.
Eu sou do tempo que tínhamos sala de aula encerada, todo mundo usava uniforme, nos orgulhávamos de nossa terra, tínhamos uma boa formação em todos os aspectos, apesar de eu ter crescido durante o regime militar.
Por isso é que está essa baderna e muitos aplaudindo ou nem aí para a coisa; falta civismo. É só ver qualquer filmeco americano que está lá a bandeira e ninguém se envergonha disso.
Apesar da ironia, o Scorpion tem toda a razão
2007-02-02 11:40:37
·
answer #1
·
answered by Siber 4
·
1⤊
0⤋
Para que não se contrua a identidade e o caráter de um povo.
2007-02-02 21:12:02
·
answer #2
·
answered by Rainha 6
·
3⤊
0⤋
Estas matérias foram adotadas por imposição da ditadura militar, para incutir um sentimento nacionalista cego. Acho que foram retiradas porque o Brasil tornou-se, em teoria, um país livre.
De qualquer forma, consciência política e social devia ser "ensinada" na escola mesmo, mas acho que não precisa de uma matéria pra isso. Todo professor deveria perceber sua capacidade de formar cidadãos e trabalhar nisto.
2007-02-03 12:16:06
·
answer #3
·
answered by rafaella 4
·
1⤊
0⤋
Não é nada "jurássica" tua indignação, Eta Nóis@. Pelo contrário, é uma fonte de referência necessária atualmente, principalmente se levarmos em conta toda a bandalheira que grassa pelo País.
2007-02-02 21:26:07
·
answer #4
·
answered by Origem9Ω 6
·
1⤊
0⤋
Então nos os pré-históricos...
EMC e OSPB como era economicamente chamado serviam mais como forma de doutrinar a população para os valores que os militares acreditavam que eram importantes.
Vc disse certo "Curriculo Escolar" e o que é curriculo? Quando almejamos algum emprego, é pedido o nosso currículo, não é? Querem saber que é a pessoa que esta apresentando-se como candidato.
Curriculo Escolar também é assim... é a Identidade da Escola.
O curriculo deve ser um documento vivo e não algo burocrático.
Como já foi dito, quando foi obrigatório estas disciplinas, foi proibido Filosofia e Sociologia. Ambas, quando não estudadas somente como fatos históricos, fazem com que as pessoas pensem e reflitam. O que não era característico de EMC e OSPB. Depois de algum tempo, já na abertura, nas Universidades Brasileiras, apareceu o tal EPB (Estudos dos Problemas Brasileiros), que foi vertende destas duas disciplinas, hoje também extinta.
Um pouco do momento social politico do Brasil....
Obrigado por fazer reviver um pouco da memória... já não lembrava mais destas situações...
2007-02-02 19:44:29
·
answer #5
·
answered by Apren diz 3
·
1⤊
0⤋
Pura bobeira retirar do currículo matérias que ensinam como o aluno deve se comportar como ser humano e cidadão. "Antigamente" os alunos sabiam respeitar os mais velhos e obedeciam o professor e o respeitavam tanto em sala de aula quanto fora dela. Atualmente os professores têm medo de entrar numa sala de aula, haja visto as noticias nos jornais das barbáries em escolas com alunos portando armas e batendo em professores e colegas.
Vamos trazer de volta a Moral e o Civismo e a Educação para a vida, assim, talvez, o mundo melhore um pouquinho.
2007-02-02 19:41:58
·
answer #6
·
answered by ana 6
·
1⤊
0⤋
Não é do meu tempo, me formei antes dessas matérias serem adotads, mas acho que prque não eram mais necessárias, nosso povo e muito educado, tem moral ilibada e civismo a toda prova, somos muito organizados social e politicamente de tal maneira que não temos mais necesidade disso nas escolas.
2007-02-02 19:21:22
·
answer #7
·
answered by Mystic 7
·
1⤊
0⤋
Porque o conteúdo delas se baseia nas leis do país, que vivem mudando. Então os professores teriam que se atualizar constantemente, coisa que nem todos gostam de fazer...
2007-02-02 19:19:00
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Estas matérias foram incluídas após o golpe de 64, em substituição à sociologia e à filosofia, que são matérias que podem levar mais facilmente o aluno à reflexão social e à contestação das injustiças sociais... Com o fim da ditadura, elas foram retiradas.
2007-02-02 19:17:38
·
answer #9
·
answered by DeBarros 7
·
1⤊
0⤋
Eu vivi esta parte da coisa. A verdade é que ninguém as leva a sério e o conteúdo curricular tem de conter as matérias essenciais. Quem quiser se ufanizar que se aperfeiçoe sozinho, né?
2007-02-02 19:17:05
·
answer #10
·
answered by rubsgouvea 4
·
1⤊
0⤋