English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Eu sempre fui contra esse sistema.
Eu acho sim q o negro , indios e decendentes devem ingressar na faculdade , mas nao pela porta de traz e sim pela porta da frente e para isso basta q o governo dê uma boa base investindo em educação.

2007-02-02 10:36:58 · 9 respostas · perguntado por leandrosergio2000 1 em Educação e Referência Ensino e Instrução

9 respostas

Também sou contra o sistema de cotas racial. Não é porque se é negro, pardo, índio ou branco que se tem mais ou menos chances de ingressar na universidade. Sabemos que há uma diferença social entre negros e brancos, claro, mas não é como matemática. Nem todo negro é pobre e nem todo branco é rico. O que dizer então de um aluno negro de escola particular e um aluno branco de escola pública? Quem teve mais chances na vida? O branco só por causa da cor da pele? Ou o negro, que estudou nos melhores colégios?

O problema é bem mais complexo. Envolve classes sociais. O aluno de escola pública é sabidamente mais despreparado, porque o ensino público está sucateado. Então, deveria-se implantar cotas para alunos de escola pública? Também acredito que não. Isto é como fazer um "remendo": a pessoa que não aprendeu por causa da escola vai ser "jogada" numa universidade, sem base suficiente para tanto. A solução é melhorar o ensino público. Mas, e aqueles que já terminaram o ensino médio? Serão esquecidos? A outra solução é oferecer bons cursos pré-vestibulares gratuitos para eles. É uma medida emergencial, não agrada a todos, não abrange a todos. No entanto, as cotas também são assim. E a solução final é reinventar o Brasil...

2007-02-03 04:27:05 · answer #1 · answered by rafaella 4 · 0 0

É um absurdo.

2007-02-06 04:50:50 · answer #2 · answered by Daniel . 6 · 0 0

A cotas é uma forma contemporânea de discriminação!!!

Pois na verdade ela nada mais é d que separar as raças, colocando cada qual em um lugar, isso e discriminação!!!

2007-02-05 21:54:09 · answer #3 · answered by Paulo 21 3 · 0 0

Alguns comentários sobre algumas respostas...

Apren diz:
"Mas como tratar algo igual, se desde que foi criado é desigual?
Para tratar o desigual tem que usar a mesma arma."

-->Comentário<--
Pensamentos como esse é que ainda fortalecem a discriminação racial. A Desigualdade nunca deve ser tratada com desigualdade. Afirmar isso seria estar de acordo com o preconceito racial, e só geraria um ciclo interminável.
----

Cissa:
"Porque eu seria contra as cotas, só são mais uma oportunidade para os mais carentes, porque na maioria das vezes os negros e afro-descendentes são vistos como carentes!"

-->Comentário<--
Seguindo seu raciocínio, perceba então, que se dermos esta 'esmola' para eles apenas estaríamos confirmando esta imagem.
----

Acredito que as cotas deveriam ser abolidas.
Se buscamos igualdade, que tenhamos igualdade! Que aumentem o número de vagas nas instituições universitárias públicas e que melhorem o Ensino Fundamental e Médio.
Que acabem com quaisquer facilidades (e dificuldades) por "fulano de tal" ser índio, negro ou branco.
Dizer hoje em dia que as nações lutam pela igualdade racial é totalmente hipocrisia, pois o simples fato de relutância ou exuberância de uma raça gera parcialmente ou inteiramente algum desagrado.
Sou graduado bacharel como tradutor/intérprete e estou terminando minha licenciatura em letras. Tudo que consegui foi por meu esforço e mérito. Meu maior presente, dentro das discussões sobre a cota é que nunca precisei de minha cor ou de minhas origens para conseguir o que quis. Oportunidades? Tive. Perdi muitas, abracei algumas. Sobre as pessoas "sem oportunidades" : Quem procura, acha.

2007-02-04 15:15:56 · answer #4 · answered by Haroldo Curti 2 · 0 0

O negócio é o seguinte: quem tem dinheiro coloca seus filhos em escola particular e estes passam no vestibular de uma universidade pública numa boa. Os que não tem dinheiro coloca seus filhos em uma escola pública e estes não conseguem passar numa universidade, aí vem: ou fica anos esperando passar, ou investe no prouni torçendo pra passar ou se inscreve nas cotas.
Porque eu seria contra as cotas, só são mais uma oportunidade para os mais carentes, porque na maioria das vezes os negros e afro-descendentes são vistos como carentes!
Na minha faculdade os cotistas dão show nas notas, é de 8,0 para cima!! E ainda dão aulas para os não-cotistas. E esse negócio de cotista zerar em prova de vestibular é simples;onde foi que o cotista estudou? "na pública" Onde foi que o não-cotista estudou? "na particular" ALGUMA PERGUNTA?
Em vista disso tudo não sou contra as cotas.

2007-02-03 05:32:09 · answer #5 · answered by cissa 1 · 0 0

Sou contra.

2007-02-02 22:14:44 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

Na UNIFESP os cotistas não conseguiram entrar, pois foram muito mal, isto é zeraram, e a universidade ampliou para os alunos que estudaram na escola pública, para que as vagas fossem preenchidas. A solução é QUALIDADE, é urgente que se melhore a qualidade do ensino público.
Ampliar o número de vagas nas universidades, hoje tem salas com 25 alunos, dá para acreditar? Ensino superior com 25 alunos enquanto no ensino fundamental tem -se 45? É um país injusto.

2007-02-02 21:40:11 · answer #7 · answered by Débora 3 · 0 0

A situação não é tão simples, tal qual uma equação matemática, envolve pessoas e suas histórias.

Embora respeitar sua posição e dos demais, faço algumas observações:
As famílias que possuem uma situação financeira adequada colocam seus filhos nas escolas particulares de maior qualidade. Fazem até o Ensino Médio (o que confirma sua indicação de investir no ensino Fundamental e Médio), em escola particular. Assim, estes melhores preparados e qualificados, posuem maiores chances de passar no vestibular e assim consequentemente maiores oportunidades de colocação no mercado de trabalho.

A qualidade da Educação Brasileira somente é lembrada em época de eleição (não é somente um problema somente deste governo). Mas a maioria da população brasileira, principalmente a mais pobre mal estuda na escola pública (a maioria sem qualidade)... aqueles que conseguem terminar o Ensino Médio, é detido na barreira do vestibular.... Então o que acontece... estes acabam pagando (aqueles que podem) Universidades particulares. Ou seja, existe uma inversão... comparado com as camadas mais rica.

AGORA AS COTAS:

O sistema de contas é discriminatório, é desigual.
Mas como tratar algo igual, se desde que foi criado é desigual?
Para tratar o desigual tem que usar a mesma arma.

Porém acredito que tem que ser por um tempo determinado, para que o "remédio" não torne "veneno". O equilíbrio da dose é fundamental.

Um abraço a todos.

(não fecho a discussão - é obvio)

2007-02-02 12:02:57 · answer #8 · answered by Apren diz 3 · 0 0

As cotas étnicas fixam uma marca incômoda que bem discrimina, mas pode dividir a raça negra. Compareça às universidades e veja a origem, a pele, e o nível de vida dos alunos cotistas. Para os brancos, eles significam favores do Estado. Os negros das favelas que não conseguem vagas, suspeitam de privilégio do poder. Para acabar com a injustiça, o governo tem de investir, melhorar, ampliar e padronizar o ensino básico e médio no País.

martinsaz22@yahoo.com.br

2007-02-02 11:14:15 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers