English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-02-02 10:19:13 · 4 respostas · perguntado por regina b 1 em Ciências e Matemática Biologia

4 respostas

A Klebisiella pneumoneae é típica de infecção hospitalar. Segundo o microbiologista Alexandre Adler, a bactéria geralmente surge pela falta de higiene em hospitais e casas de saúde A contaminação por Klebisella pneumoniae pode levar à morte pessoas com o sistema imunológico debilitado ou ainda em formação, como no caso de recém-nascidos. Podem ocorrer infecções intestinais, respiratórias ou urinárias.Esta bactéria é uma grande ameaça, pelo fato de ser resistente a quase todos antibióticos conhecidos pelo homem. A Klebisiella foi uma das bactérias responsáveis pela morte, em outubro de 1996, de 33 bebês que nasceram no Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora do Nazaré, em Boa Vista, em Roraima.

2007-02-02 11:04:03 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Regina B,

A Klebsiella pneumoniae é um bacilo Gram-negativo da família Enterobacteriaceae, podendo ser encontrada em trato respiratório alto e trato gastro-intestinal e urinário, causando pneumonia lobar e infecção urinária e septicemia. Os membros da família Enterobacteriaceae têm-se tornado consideravelmente menos sensíveis aos aminoglicosídeos, enquanto sua susceptibilidade aos beta-lactâmicos de amplo espectro tem permanecido constante em alguns centros.(8)

Esse fato se procede principalmente pelas Klebsiella pneumoniae produtoras de beta-lactamase de espectro ampliado (ESBL)(20). Vale ressaltar os resultados de Sader e cols.(15) sobre a prevalência de amostras de K. pneumoniae (39,0%) produtoras de ESBL, sendo inibidas, in vitro, somente pelos antimicrobianos carbapenêmicos e ciprofloxacina.

Recentemente, um estudo alemão, constatou a ocorrência de cepas de K. pneumoniae resistentes a todas as cefalosporinas e aztreonam, devido a produção de ESBL.(9) Por outro lado, um estudo comparativo entre a resistência de K. pneumoniae à cefepima e cefpiroma, investigada pelo teste de sensibilidade padronizado por Kirby-Bauer(19), na Unesp de Botucatu, S.P., mostrou taxas de resistência de 5,6% e 6,7%, respectivamente(4), reforçando o fato de que estas amostras bacterianas não são produtoras de beta-lactamase de espectro ampliado, como as relatadas nos estudos anteriores.

Os estudos in vitro de sensibilidade aos antimocrobianos indicam que a resistência bacteriana tem-se tornado progressivamente mais freqüente e sua abordagem cada vez mais complexa.

Desse modo, torna-se essencial que haja efetiva interação multidisciplinar entre o microbiologista, toda equipe responsável pelo controle de infecção hospitalar e o clínico, que deve estar atualizado e preparado para lidar com novos problemas, e deve, além disso, fazer uso de antimicrobiano de maneira extremamente racional e adequada.

Um abraço!

2007-02-06 07:35:21 · answer #2 · answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7 · 0 0

As espécies de Klebsiella estao amplamente distribuidas na natureza e no trato gastrointestinal de seres humanos e animais.A K.pneumoniae eh isolada com mais frequência de amostras clínicase pode causar uma forma clássica de pneumonia primária.Nao eh comum encontrar essa bactéria na orofaringe de pessoas normais, mas pode haver uma prevalência de 20 % em pacientes hospitalizados.Essa colonizacao pode ser a fonte de infeccoes pulmonares que geralmente ocorre em pacientes em condicoes debilitantes, como alcoolismo, diabetes melito e doensa pulmonar obstrutiva crônica. A pneumonia tende a ser destrutiva, com necrose extensa e hemorragia, resultando na producao de escarro, que pode ser espesso,mucóide e de cor vemelho tijolo ou flúido e como geléia de groselha.Em casos graves podem ser formado abscessos de pulmao, doensa cavitária crônica, hemorragia interna e hemoptise.A pleurite eh uma ocorrência comum, o que explica a dor pleural em 80% dos pacientes. K. pneumoniae também pode causar uma variedade de infeccoes extrapulmonares, incluindo enterite e meningite (em lactentes),infeccoes urinárias(em criancas e adultos) e septicemia.Perceba que o quanto antes for diagnosticada, mais promissor será o tratamento.

2007-02-05 21:34:33 · answer #3 · answered by GERALDO GONCALVES DE ALMEIDA FIL 2 · 0 0

Tem, em geral. Depende do caso. Mas em geral, tem. Mande detalhes.

2007-02-02 19:40:51 · answer #4 · answered by chefeclin 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers