English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Marx tem influência gnóstica, positivista, evolucionista e materialista em sua obra, mas ele interpretava tudo do ponto de vista material. Dou um exemplo se ele fosse explicar porque existe religião iria dizer que é sómente para alguns ganharem dinheiro à custa de outros "coitados" ou então a religião é armação de um grupo de burgueses para controlar o proletariado.
A História depois de Marx passou a ser descrita só do ponto de vista do etômago, sendo destituída de todos os valores culturais e espirituais. O que você acha?

2007-02-02 09:57:12 · 5 respostas · perguntado por haroldo jose h 1 em Artes e Humanidades História

5 respostas

Os historiadores não vem a história apenas do ponto de vista de Marx... Marx tinha a visão da luta de classes entre dominadores e dominados, que não deixa de estar correta, embora tenha desprezado a cultura, religião, música, usos, costumes, etc... como se o homem fosse um animal destinado apenas a nascer, crescer, comer, reproduzir e morrer. Por outro lado, ele próprio foi influenciado pela visão judaico-cristã (era filho de pastor protestante, descendente de judeus) para imaginar um tipo de céu na terra, que seria o comunismo, uma utopia que jamais foi nem será alcançada aqui nesse mundo vil.

2007-02-03 01:12:03 · answer #1 · answered by DeBarros 7 · 0 0

Totalmente equivocada esta visão de Marx que vc descreve.
O próprio Marx criticava os Fisiocratas, que viam a Economia como determinante em todos os níveis da existência humana, classificando seu pensamento como um "Materialismo Vulgar".
O que Marx preconizava é que havia uma relação Dialética entre espírito e matéria, uma conexão recíproca e permanente entre ambos, apenas que a "práxis", a inserção do homem no meio social condicionava as suas crenças e valores. Vc difícilmente encontrará um batuqueiro na Noruega, para dar um exemplo grosseiro.
Em "A ideologia Alemã" vc encontrará muitos exemplos da importância que Marx atribuía aos problemas da Cultura. Prá mim o principal conceito contido em seu pensamento é o de
" Alienação ", que toca exatamente nos problemas do espírito humano.
A verdade é que Marx, com o tempo, descuidou da parte mais filosófica e se empenhou no econômico, para criar uma "idéia-força", uma teoria capaz de combater políticamente melhor seus adversários defensores do Capitalismo, que eram muitos e dominavam o pensamento da época, e provar a viabilidade de uma transformação social profunda. Êste é o principal fator que causa tantas leituras equivocadas (economicistas) de seu pensamento, na minha opinião.
O Marxismo, como já dizia Sartre, é um Humanismo.
Boa Sorte.

2007-02-03 13:53:19 · answer #2 · answered by Monte Cristo 2 · 0 0

vamos lá, ñ sou marxista, mas antes de falar ou criticar Marx é preciso conhece-lo ou corremos o risco de de sermos regidos pelo senso comum.
Há toda a questão da dialética histórica, parando pra analisar vc consegue ver alguma criação da humanidade sem a tal dialética histórica, a sociedade é uma seqüencia de transformações, onde um sistema é abolido qnd ñ é mais necessário. além do mais Marx ñ pregava simplesmente o comunismo, pregava um tomada de consciência q se daria a partir das experiências vividas pela humanidade. Me diga agora quais são as experiências da humanidade além daquelas advindas da produção do homem, seja á fé, seja a cultura, isso se da em meio a produção do homem.

sugestão de leitura a ideologia alemã, pode ajudar a entender o materialismo histórico, a luta de classes, e a questão da dialética, a leitura e a critica da filósofos hegelianos também...

2007-02-03 09:02:46 · answer #3 · answered by 1 1 · 0 0

Não sei se vc desconhece o marxismo, ou se desconhece publicações sobre história... ou se desconhece ambos...
O materialismo histórico é apenas um dos milhares de conceitos, entre eles a luta de classes, a dialética e as estruturas sociais. Resumir o marxismo a um de seus milhares de conceitos é querer explicar a galinha pela pena. Talvez um biólogo consiga, um historiador não.

Outro ponto é que existem diversas correntes de pensamento histórico e muitas delas questionam o marxismo. Não são todos os historiadores que são marxistas existem milhares de opniões diferentes, uma breve passada por uma biblioteca de história poderá destacar isso melhor.

Eu não sabia que você poderia explicar por marx as idéias dele, aláis vc poderia escrever o quarto volume do O Capital, já que sabe como marx explicaria alguma coisa, se eh que marx explica...

Por fim leia marx... em sua famosa passagem "A religião é o ópio do povo.".... a frase por incrível que pareça continua, mas nem todos resolveram ler...mas ele continua com algo parecido com... a única luz em um mundo na escuridão... mas nem todos gostam da segunda parte por isso ignoram... ps citei de cabeça... mas vale conferir exatamento como esta escrito

aaaaa antes que eu me esqueça... faz parte do ofício do historiador questionar o manto da normalidade e inclua nisso os tais "valores culturais"...

dica de livro para vc, um do Arriès... História da Morte no Ocidente, demais... bom para seu lado espiritual

2007-02-02 19:14:59 · answer #4 · answered by Os Historiadores 3 · 0 0

Desculpe. Mas eu acho que você perguntou e você mesmo respondeu, e tão bem que pouco sobra para uma resposta resumida.
Abraços.

2007-02-02 18:49:16 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers