Quem lhe disse esse despautério, Jacira?
Ocorreu justamente o contrário.
Foi realizada uma pesquisa que teve o seu resultado divulgado nesta semana. As conclusões revelaram que o homem está mais romântico e comprometido com relacionamentos longos e duradouros (constituição da família) enquanto a mulher se tornou mais rígida, calculista e volúvel (não se interessa tanto por constituir família). Revelou ainda que esse fenômeno está ocorrendo devido ao curto tempo de duração dessa mudança radical de comportamento social e tanto homen como mulheres ainda não conseguiram definir o seu novo papel na sociedade pós-moderna.
Muitos pesquisadores e analistas (sociólogos, antropólogos, psicólogos, filósofos, linguístas e jornalistas) estamos empenhados no estudo e análise desse fenômeno social de gênero que vem ocorrendo desde a década de 1960 e estimamos que dentro de mais duas gerações esses novos papéis sociais poderão estar completamente assimilados. (inserí-me entre eles porque sou antropólogo e faço parte de um grupo de estudos de gênero).
Podemos então concluir que, ao contrário do homem, foi a mulher que ficou mais competitiva e insensível e por consequência, menos romântica.
Bjs
2007-02-02 11:00:02
·
answer #1
·
answered by Químico 7
·
0⤊
0⤋
Porque nos quisemos tomar o papel que era deles, então o que restou para eles? Nada. rs As feministas não gostam de homens romanticos porque lhes subestimam a independencia, a inteligencia, a capacidade de realizar tarefas sozinhas e outras coisas. No entanto reclamam porque os homens não são gentis.Não são mais romanticos, mas como ser romantico com uma mulher que pensa que não precisa dos homens para nada?Que pensam que eles são um bando de paspalhos que só servem para tarefas puramente braçais?Ai depois elas vem com esse papo de que não são verdadeiramente amadas e desejadas.
2007-02-04 15:19:04
·
answer #2
·
answered by Cristal 4
·
0⤊
0⤋
Se vc entende por romantismo a capacidade do ser humano amar, se comover, se encantar pelo outro e expressar este encantamento em gestos e palavras, os homens (e as mulheres) não o perderam e não o perderão nunca, a menos que passem por um processo de desumanização, de robotização total. O Romantismo é, para mim, apenas um movimento artístico e literário da segunda metade do séc. XIX., que reflete um tempo em que estes sentimentos foram vividos e expressos de forma exacerbada. O que acontece é que numa sociedade cada vez mais individualista e competitiva como a nossa fica cada vez mais difícil das pessoas, homens e mulheres, expressarem seus sentimentos, têm medo de se expor, ficam na defensiva. Alguns têm ainda mais dificuldade que os outros, reprimem seus sentimentos, se condicionam a agir com mais cálculo e frieza nas relações, colocando interêsses acima de qualquer coisa, preocupados em se colocar numa posição de vantagem, de superioridade na relação. Às vêzes se tornam pessoas até bem sucedidas socialmente, mas frustradas afetivamente.
Tem havido, de fato, uma maior inserção da mulher no mercado de trabalho, não necessáriamente uma emancipação financeira da mulher em geral, que ainda tem uma remuneração menor que o homem para as mesmas funções em muitos casos, p. ex. Para homens esclarecidos (os homens, como as mulheres, não são todos iguais), é claro que é muito melhor se relacionar com uma mulher que tenha autonomia financeira, até para ficar claro que não é uma relação por interêsse ou mera dependência. Ocorre que, muitas vêzes, quando a mulher está numa posição vantajosa econômicamente, ela usa isto como instrumento de chantagem e até de dominação, exatamente como os homens faziam antes, apenas invertendo os papéis. Como a maioria dos homens não estavam acostumados a esta situação, ficam talvez confusos quanto a seu papel na relação.
Não vivi esta situação, é uma opinião baseada apenas na mera observação dos fatos, da realidade que me cerca, e não gostaria que parecesse que estou generalizando.
Boa Sorte.
2007-02-02 19:01:07
·
answer #3
·
answered by Monte Cristo 2
·
0⤊
0⤋
A emancipação da mulher em diversos aspectos, foi muito benéfica, afinal quem sempre esteve em segundo plano e é tão filha de Deus como os homens, além de possui muita capacidade, inteligência, discernimento, intuição e outras que a nós são qualidades natas, existem outras qualidades que a sociedade machista não deixava aflorar, Aconteceu a evolução técnológica, mudanças de mentalidade conseqüentes do desenvolvimento da humanidade. Então nós conquistamos espaços diferentes que anteriormente cabiam somente ao homem. Agora participamos efetivamente na sociedade, embora ainda exista o preconceito com relação a estas conquistas. Quanto ao romantismo ter diminuido, até concordo com você, nossas atribuições se multiplicaram, nossas mentes se abriram e conseguimos enxergar com outros olhos nossos parceiros que não escondem o desejo de nos tornar simples companheiras, onde o dono da razão absoluta ainda seriam eles. A vida está difícil, a luta para sobrevivência é de igual para igual, o stress, a rotina, o cansaço, a mesmice e também o contexto que nos envolve nos dias atuais, deixam pouco espaço para tal sentimento, para certas demonstrações de amor, isto realmente é lamentável, o romantismo que deve partir de ambos é demonstração de amor, respeito, carinho, consideração e cria o clima ideal para o sexo. Perdemos, porém perdemos, porque ainda não conseguimos, homens e mulheres, conciliar frente a tantos desafios, este sentimento tão bonito, parece que barreiras se ergueram como que nos chamando a ultrapassá-las e reconquistar o direito a ser bajulada, cercada de atenções na tentativa de conquista por parte dos homens. Infelizmente nada é perfeito, porém não é impossível resgatar a cordialidade, o afeto, o ser tratada como mulher, pois apesar de tantas mudanças, ainda somos mulheres, e precisamos deste sentimento para que nossa vida se torne mais amena, mais gostosa, mais terna e a mulher gosta de ser conquistada, gosta de homens românticos. Há muitos casais que ainda mantém este sentimento como prioridade, casais inteligentes, a minoria, porém um belo exemplo a ser seguido.
Abraços meu amigo.
2007-02-02 18:02:57
·
answer #4
·
answered by Quando eu for... 5
·
0⤊
0⤋
É porque hoje em dia a mulher perdeu muito o seu valor. Essa coisa de querer se equiparar ao homem levou ao declive a classe feminina. O homem que banca o romântico hoje é considerado às vezes pelas mulheres de CAFONA.
2007-02-02 17:41:13
·
answer #5
·
answered by broca65 2
·
0⤊
0⤋
NÃO ACHO QUE PERDERAM O ROMANTISMO.
APENAS DESENVOLVEM POUCO ESSE LADO, EM FUNÇÃO DAS CORRERIAS DE HOJE, que deixa pouco tempo para envolvimentos românticos, que exigem mais sossego, as pessoas terem mais tempo para andarem juntas de mãos dadas, prestarem atenção em detalhes íntimos do casal. etc.
OS DOIS ( emanc. financeira e perda de romantismo) ACONTECERAM SIMULTANEAMENTE, MAS não creio que um seja a causa do outro.
O MASSACRE que é viver numa sociedade capitalista moderna, onde todos correm o tempo todo atrás do dinheiro, mesmo as mulheres, é o responsável pelo pouco tempo para o aprimoramento das relaçoes formais afetivas.
Em países como a NORUEGA onde as pessoas ganham muitíssimo bem, todos são "ricos" inclusive as mulheres, e trabalham pouco e tem muito tempo para o lazer, O ROMANTISMO TEM SEU ESPAÇO ASSEGURADO.
EM TESE, NÃO HÁ NADA DE NEGATIVO NO FATO DA MULHER GANHAR O SEU DINHEIRO.
Os pontos negativos a que você se refere, são todos decorrentes da massacrante sociedade capitalista tardia como a nossa, com alta competitividade. A COMPETIVIDADE FINANCEIRA JOGA DIRETA OU INDIRETAMENTE HOMENS CONTRA MULHERES, assim como homens contra homens, mulheres executivas contra mulheres executivas, etc...
NUM AMBIENTE DESSES HÁ POUCO ESPAÇO PARA DESENVOLVER O ROMANTISMO.
Mas...eu disse ESPAÇO. Sem espaço ele não pode fluir.
O ROMANTISMO SEMPRE ESTÁ E SEMPRE ESTEVE LATENTE NO CORAÇÃO DOS HOMENS.
Precisa de canais para aflorá-lo.
SEM TERRENO FÉRTIL, A SEMENTE NÃO GERMINA.
2007-02-02 17:39:14
·
answer #6
·
answered by ClaiX 6
·
0⤊
0⤋
Porque os homens são insensatos.
Se a mulher recebe um salário maior que o dele.... ele se acha humilhado. Se a mulher não trabalha ou ganha pouco...... ele faz ela passar humilhação.
Os homens são infantis demais.
2007-02-02 17:25:03
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
NÃO FOI A PARTIR DA EMANCIPAÇÃO FEMININA QUE OS HOMENS PERDERAM O ROMANTISMO, foi a partir da desvalorização das mulheres.
2007-02-02 17:18:41
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋