English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Atualmente, acredita-se que a educação deveria formar cidadãos, CRÍTICOS, CRIATIVOS E CONSCIENTES. Mas como fazer isso se elas são reproduções de modelos autoritários e hierarquizados? Se os professores são dominadores? Se a supervisão é tecnicista e controladora? Se a direção é centralizadora e autoritária?
Os educadores nunca saem das escolas. Eles estudaram quando crianças, quando adolescentes e quando adultos passaram a lecionar. Ou seja, oprimidos a vida inteira, passam a ser opressores, apenas com um discurso diferente daqueles que os antecederam, mas com as mesmas práticas.

2007-02-02 05:32:13 · 14 respostas · perguntado por Anonymous em Educação e Referência Ensino e Instrução

14 respostas

Vejo a educação como um cabresto utilitarista para conformar as massas aos interesses de minorias dominantes.
O saber, sim, forma em nós o ser indagador, crítico, criativo e consciente. Não podemos confundir educar com saber porque o saber incentiva a reflexão e a mudança de valores e conceitos por valores proprios, a educação não por sua natureza utilitária, restritiva e conformista. Ela nos conforma a valores, ideias e conceitos dominantes. Uma pessoa educada é uma pessoa que se conforma com regras impostas. Uma pessoa sabia, não o é. Não o pode ser.

Excelente pergunta e insight. Parabéns!!!! Lhe sou grata por me fazer refletir sobre o tema.

2007-02-02 06:39:07 · answer #1 · answered by Fabi 2 · 0 0

Depende da pessoa e depende de até onde ela quer ir.
Se a pessoa é acomodada ou não tem a curiosodade estimulada ela se torna dominada, por exemplo.

Agora o que eu posso dizer é que até o colegial (agora ensino médio) eu simplesmente absorvi conhecimentos sem nenhuma habilidade crítica. Conhecimento sem muito pensamento, apenas raciocínio puro e bitolado.

Mas foi na Univerisade que aprendi a pensar e articular opiniões sobre tudo o que me cerca. Desta forma, mesmo que você se sinta dominada no momento, é um mal necessário para atingir um patamar maior adiante em sua vida, já que além de estudar mais, as suas experiências de vida lhe trarão maturidade para tal.

2007-02-02 13:51:52 · answer #2 · answered by danielpaixao 3 · 1 0

vc defende que eles são dominadores e que bitolam seus alunos.
vc não acha que esta sendo contraditorio?
vc ter raciocinado dessa forma prova que por mais que o sistema seja autoritario, totalista, dominado e bitolado o ser humano sempre será capaz de contestar e desenvolver o senso crítico.

2007-02-02 13:46:52 · answer #3 · answered by archi 3 · 1 0

mais críticos se encontramos na sala professores preocupados em trocar experiências.................. dominados se apenas aceitamos o que os mestres dizem sem contestá-los.

2007-02-02 16:08:59 · answer #4 · answered by paraíso é viver 3 · 0 0

essa questão tem muitas implicações. uma lhe leva a uma visão superficial, outra o leva para dentro.
você pode ser um crítico no mais auto grau de ousadia e ainda assim estar sendo dominado, você pode não perceber se olhar para fora, mas se procurar no fundo encontrará uma opressão, a critica existe por causa de uma dualidade, é um conflito, e é interior, mas ela não é o objetivo, é preciso transcender isso.

Fazer parte de qualquer tipo de instituição organizada é se sujeitar. as escolas não estão ali para lhe ensinar a realização, ou que talvez alcance o auto-conhecimento, ou liberdade total ou iluminação..., não, porque a sociedade não está interessada nisso, as escolas o ensina a lidar com as coisa de fora, não o ensina a ser você mesmo, o ensina a se encaixar na sociedade, o interesse é que saim dali membros eficientes e utilitários.
É claro que isso é uma necessidade, é uma questão até de sobrevivência hoje, mas sobreviver não significa viver... e conciência significa liberdade, eu entendo assim que é a mesma coisa, é na verdade relativo. As escolas formam mentes concientes, estão fazendo mentes concientes de um mundo que ela mesma criou, e isso é um tipo de inconciência, só que em um grau mais elevado. Mas não estou mostrando falhas no ensino de escolas assim em particular, para mim não existe essa restrição, é como um complexo sistema de um relógio gigante.

2007-02-02 14:19:52 · answer #5 · answered by ? 3 · 0 0

É tudo uma estratégia do Estado para dominar as pessoas sem usar a força... são dominadas pelas idéias ... essa função é atribuída a TV, escolas, igrejas entre outras instituições... na verdade elas servem para isso dominar o cidadão pelo campo das idéias, fazer elas aceitarem a vida que tem e tudo mais ...

2007-02-02 13:46:37 · answer #6 · answered by Dan@ 6 · 0 0

dominados

2007-02-02 13:43:53 · answer #7 · answered by #Dezão# 2 · 0 0

Dominados.A escola serve para formar pessoas no futuro.Por isso, os governos utilizam-se da escola para ensinar o que querem para os adultos do futuro.Assim acabamos nos enquadrando num contexto ideológico pregado por eles.exemplos disso é a escola chinesa, que omite pontos fracos do seu comunismo-capitalismo e nos Brasil da ditadura, em que foi abolido o ensino da filosofia para impedir reflexoes e contestações.

2007-02-02 13:43:08 · answer #8 · answered by Fábio 2 · 0 0

Os modelos praticados atualmente sim ... mas existem alternativas ... a pedagogia Waldorf é uma delas, pena que ainda não muito difundida ...

2007-02-02 13:41:27 · answer #9 · answered by maria m 3 · 0 0

A escola que eu estudo tambem não é assim
mas como diz o meu professor de historia...
O gover da escolas publicas para Alienar o povo,
e da o boussa familia pra forçar a estudar.

2007-02-02 13:41:22 · answer #10 · answered by Kelvin 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers