Se a rotação da Terra parar, algumas regiões iriam se transformar num inferno de tão quente, e a outra parte seria um gelo?
a) Quanto as Estrelas de todo Sistema Interestelar, a temperatura corresponde o inverso do Sol, X °C (negativo) pela reação inversa a termonuclear. Somente assim existe o equilíbrio da temperatura para a vida na Terra.
b) Sobre o equilíbrio de temperatura para haver vida na Terra, não faz sentido. A energia que o Sol emite diminui com o quadrado da distância. Em outras palavras, se você dobrar a distância que está do Sol, a energia que você recebe por metro quadrado vai cair para a quarta parte. O triplo da distância, e você vai ver a energia cair para a nona parte, e assim por diante.
2007-02-02
01:46:01
·
7 respostas
·
perguntado por
britotarcisio
6
em
Ciências e Matemática
➔ Física
Nenhuma. A resposta - a - não tem nada haver, a outra - Não faz sentido a rotação influenciar no equilibrio de temperatura?..se dobrar a distância do sol...como se nós pudessemos mudar de endereço a terra num estalo de dedos...
2007-02-02 01:58:18
·
answer #1
·
answered by █Lσbσ_∂σ_Áяtι¢σ█ do Pólo Norte 7
·
0⤊
1⤋
Nenhuma resposta é coerente. Na verdade, nem a pergunta é coerente. Primeiro, o "fato" é que a rotação da terra nunca vai parar, a não ser que o universo deixe de existir. O movimento de rotação da Terra não pode ser visto somente com referência ao Sol. Todo o universo está em movimento desde sua origem e não há nada que mudará isso. Segundo, o Sol é como uma poeira no infinito universo, não podendo influenciar a temperatura do universo na razão citada. Terceiro, para parar o movimento de rotação da terra em relação ao Sol, seria necessário parar o movimento de translação da terra em torno do mesmo, (lembre-se da lua => 1 rotação = 1 translação) e ai.... não demoraria muito e a Terra iria fazer cócegas na superfície do "Astro Rei".
2007-02-02 11:55:43
·
answer #2
·
answered by Wagner A 4
·
0⤊
0⤋
As duas respostas não tem coerência alguma. O coerente seria que as diferenças entre os dois lados do planeta, causaria movimentos super velozes da camada atmosfera e dos mares, que circulariam rápida e ininterruptamente. Tornando a Terra, primeiramente, um ambiente totalmente inóspito a vida humana e dos seres de tamanho médio. Depois essa instabilidade poderia por em risco a permanência dos gases atmosférico nas altas camadas, fazendo-os se perder no espaço. Penso que a primeira aparência da Terra seria a do planeta Júpiter e depois, finalmente, terminaria como o planeta Marte
2007-02-02 11:15:40
·
answer #3
·
answered by jp 7
·
0⤊
0⤋
eu já respondi uma pergunta sua e vc usou minha resposta ai, isso é plagio rsrsrs.
eu acho q a opção b ta mais coerente, mas próxima da realidade, valeu
2007-02-02 10:07:49
·
answer #4
·
answered by val_jr5 3
·
0⤊
0⤋
Nenhuma das respostas estaria coerente com o fato da pergunta. O primeiro não faz sentido algum pelas observações de superfície, de satélites e de sondas espaciais. O segundo está fora de contexto e explica corretamente porque Marte é mais frio que a Terra, que é mais fria que Vênus e Mercúrio, em termos da irradiância que chega a esses planetas vindo do Sol (a irradiância é, numa aproximação razoável, a potência radiante dividida pelo quadrado da distância, observada em incidência normal). No caso, a segunda poderia ser alterada da seguinte maneira: o lado claro da Terra teria irradiância contínua, aumentando bastante a temperatura local (não sei se viraria um "inferno", mas provavelmente seria muito difícil de viver, principalmente perto da linha do equador), e do lado "escuro" a temperatura seria muito baixa mesmo, provavelmente bem abaixo de zero pela falta de energia vinda do Sol. Ah, nenhum problema quanto à gravitação, já que é uma força que tem origem nas massas e não na rotação do planeta.
2007-02-02 10:04:38
·
answer #5
·
answered by Oráculo 4
·
0⤊
0⤋
Olha, o ramo da fisica é muito belo e necessario. Por tal fim, eu nao poderia deixar de enteder algo a respeito. Mas quanto a sua pergunta, sinceramente eu nao consegui encontrar uma coerencia. Teoricamente se a rotação da terra parar, o que acontecera, é que metade da terra ficaria emergida em sol intenso constantemente, e a outra metade ficaria emergida em uma escuridao eterna. Quanto a variação de temperatura, eu acho que nao seria tao intensa assim nao. Falar que um lado ficaria igual o inferno quente e o outro igual ao freezer, é um pouco de exagero. Pelo menos é isso que eu acho. Mas tende se levar em consideração tambem a forca gravitacional da terra. Se caso ela deixasse de ter rotação, nao é possivel que essa forca se anule? Mas ja que vc quer uma resposta quanto ao que eu pelo menos acho mais sensato, ja que tem que ser, é a letra B. Falow.
2007-02-02 10:04:02
·
answer #6
·
answered by Clever 3
·
0⤊
0⤋
Somente a "b" é coerente, ok ?
2007-02-02 09:51:51
·
answer #7
·
answered by exapbrwylder 5
·
0⤊
0⤋