Bom, é complexo. Todos os materiais são feitos de átomos, que possuem aquele esquema de níveis de energia discretos para seus elétrons, certo? Se excitamos um átomo, isso significa que fornecemos energia para tirar um elétron de seu nível usual e promovê-lo para um nível superior. Depois de um curto espaço de tempo, o elétron decai para o estado original, emitindo um fóton (luz) com energia (comprimento de onda) bem definido. Para átomos e moléculas, a grande maioria das diferenças de energia estão no ultra-violeta e no infra-vermelho, portanto não vemos essas emissões. Uns poucos (Sódio, Neônio, Criptônio) possuem linhas de emissão suficientemente intensas no visível. Só que são linhas discretas. Um mecanismo similar pode acontecer em cadeias carbônicas com alternâncias de ligações duplas e simples. Alguns elétrons não são tão ligados aos átomos e podem "transitar" ao longo da cadeia molecular (são os das ligações pi). Algumas dessas moléculas posuem freqüência de ressonância no visível, e são chamados pigmentos (carotenos, clorofilas etc.). Eles absorvem muito bem uma faixa grande de comprimentos de onda. Digamos que seja no verde. Então como eles absorvem muito bem essa energia dentre todas as outras, eles também re-emitem essa mesma energia com muito mais eficiência que nos outros comprimentos de onda (ressonância). Assim, uma planta é verde porque absorve muito verde e re-emite muito verde em comparação com as outras componentes da luz branca. E é esse mecanismo (associado a esses pigmentos) que dá origem às cores como a conhecemos. Misturando três pigmentos primários, temos todas as cores por processo aditivo (tv e monitores de computador, lâmpadas fluorescentes, por exemplo). Mas a natureza é mais complexa e existem pigmentos que são chamados subtrativos: eles absorvem uma certa faixa de cor sem re-emiti-la. Assim, podemos gerar cores pelo processo subtrativo (impressoras jato de tinta, por exemplo). Nesse caso, a soma das três primárias dá preto. De maneira geral, essa é a origem das cores que mais usamos no dia-a-dia (ainda tem as lâmpadas de neônio, que são emissões puramente atômicas, e as bolhas de sabão, que são provenientes de interferência, mas não são tão comuns no dia-a-dia).
2007-02-02 03:03:17
·
answer #1
·
answered by Oráculo 4
·
1⤊
0⤋
A resposta pra sua perrgunta na verdade está na física, pois certos materiais, por exemplo, aparentam uma determinada cor porque ao ficar expostas à luz, que é composta por todas as cores, reflete apenas a cor que conseguimos perceber e absorve as outras. O preto por exemplo, é a absorção de todas as cores, por isso esquenta muito, ao contrario do branco que reflete todas as cores e esquenta pouco.
Converse com algum professor de física que ele podera te ajudar melhor!
um grande abraço
2007-02-02 10:07:07
·
answer #2
·
answered by T'nei 2
·
1⤊
0⤋
Sua pergunta poderia ser colocada também na categoria física.
Na verdade vc não está VENDO, mas sim formulando a cor em seu cérebro. Esse "trabalho" se deve á uma frequência de ondas magnéticas que atingem a superfície dos olhos. Cada frequência magnética destina-se á certo ponto da memória (a idéia da cor) como se fosse um código de barras para um arquivo . A série de arquivos é: (azul, verde, amarelo..............).
Os raios de luz emitidos pelo sol são iguais p/ todos as direções e têm frequência máxima. Em cada local que ele bate o elemento químico da superfície absorve PARTE dessa energia. Quanto maior a absorção, menor a frequência restante que mais tarde chegará á seus olhos.
Sobre os pigmentos o importante é entender que ele não é um corante extraído. Existem diversos pigmentos que absorvem a mesma quantidade energética e induzem-no á ver a mesma cor.
Por exemplo: Vc pega tintas azuis de várias marcas Ao estudá-las verá que as fábricas usam pigmentos diferentes extraídos da diversos lugares: terra, madeira, fermentações. Eles são iguais apenas na absorção da frequência magnética.
Agora dizer nomes e de onde vem cada um é difícil. São tantos!
2007-02-03 17:34:08
·
answer #3
·
answered by Phoenix ♂ 6
·
0⤊
0⤋
Vou responder de maneira simples, adequada e um pouco lógica.
A luz ao atingir um material qualquer, reage com a frequência do campo eletrônico do átomo deste material. A cor refletida é a frequência em que vibram aqueles elétrons. Por exemplo: um objeto é vermelho porque está transformando a luz branca em luz vermelha. Se esse objeto for iluminado por uma luz vermelha tenderá a refletir uma luz aparentemente mais clara como se cancelando ou normalizando a luz para o branco.
2007-02-02 12:11:41
·
answer #4
·
answered by jp 7
·
0⤊
0⤋
É simples, os minerais, como cobalto dá tom de azul....cada minério tem uma cor especifica, por exemplo, usa-se este principio pra identificar a presença de certas substâncias quimicas na atmosfera de planetas e corpos celestes a milhares de anos luz da terra...apenas por sua cor..
2007-02-02 09:49:21
·
answer #5
·
answered by █Lσbσ_∂σ_Áяtι¢σ█ do Pólo Norte 7
·
0⤊
0⤋
Algumas cores são geradas de reações químicas e outros por elementos industriais e outras são retiradas da natureza, principalemnte os corantes que vão nos alimentos.
2007-02-02 09:47:28
·
answer #6
·
answered by GUITAR MAN 6
·
0⤊
0⤋
LA PERGUNTA?????????
2007-02-02 09:46:15
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
olha tem varias coisas que a cor pode ser tirada entao e muita coisas se vc quer saber de tudo vai no google..
2007-02-02 09:46:07
·
answer #8
·
answered by Lorem Firmino 3
·
0⤊
1⤋