Oi Carla. Tem gente que tá falndo besteira aqui! Mas também tem gente séria que sabe o que fala. Vou passa uma lista dos que podem se reproduzir em aquários desde que com condições ideais:
Os que já foram ditos; lebistes, molinésias, espadas e/ou platis.
Outros (anabantídeos); Bettas, tricogasters,
Ciclídeos; Bandeiras, discos, alguns apistos, etc...
Ciprinídeos; Tanictis.
Tem gente aqui que falou que todos. Errado.
Teve também quem disse sobre muitas fêmeas, no caso dos poecilídeos como lebistes, espadas, etc, cerca de 3 fêmeas para cada macho já é suficiente. Já para as outras espéies, apenas uma fêmea e um macho e NÃO TEM PROBLEMA FICAR OLHANDO! Cada uma!
Boa sorte.
2007-02-04 22:17:56
·
answer #1
·
answered by Cleber S 2
·
0⤊
0⤋
Sim, os meus Guppys sempre davam cria.
Mas assim que eles nascerem, separe-os em um outro aquário para os peixes maiores não fazerem um lanchinho.
2007-02-02 00:10:47
·
answer #2
·
answered by Karla 3
·
1⤊
0⤋
Sim!
Por exemplo, o "guppi" (não sei se é assim que se escreve), um coloridinho que come até larva de Aedes aegypti (mosquito de Dengue), eu já criei e tive muitos filhotes, mas procure separá-los, pois os maiores tentam comê-los, e, se puder, mantenha plantas e acessórios que facilitem o esconderijo deles; como os grandes são muito espertos, o melhor é separar os pequenos num aquário menor até que crescam um pouco.
2007-02-01 13:03:01
·
answer #3
·
answered by Alessandra 3
·
1⤊
0⤋
podem
2014-04-23 05:38:00
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Lebiste, espada, plati, molinésia eu sei que reproduzem pois já tive esses peixes e eles reproduziram os peixinhos já nascem nadando da barriga da mãe.
Peixes que botam ovos nunca vi e peixes de água salgada também não.
2007-02-03 10:32:16
·
answer #5
·
answered by magrão 7
·
0⤊
0⤋
Sim!
Mas se você é iniciante recomendo começar com o peixinho "lebiste" (é desses que a gente encontra nos córregos). Trata-se de um tipo muito resistente e ótimo reprodutor.
Depois desse tipo de peixe, comece a comprar outros mais caros mas tenha cuidado na hora de colocá-los no aquário. Geralmente eles são vendidos em saquinhos plásticos e quando você chegar em casa, deixe o saquinho mergulhado na água do aquário por umas duas ou tres horas. Isso vai evitar mudança brusca de temperatura da água que está no saco e a que está no aquário (choque térmico).
Seu aquário já deverá estar plantado com plantas oxigenadoras do tipo elodéia ou sagitária por uma semana, antes de receber os peixinhos. Mantenha a temperatura ideal da água por meio de lâmpadas em canaletas próximas do nível da água. Não gosto daquele motorzinho fazendo borbolhas e irritando com um barulhinho chato.
Procure maiores informações nas casas especializadas.
As plantas, além de ornamentais e oxigenadoras, servem de refúgio para os filhotinhos no caso de reprodução. Geralmente eles são do tamanho de uma cabeça de alfinete e facilmente comíveis se houver peixes adultos no ambiente.
Cada espécie tem um tipo de reprodução: vivíperos (que parem os filhotes) e ovíparos ( que desovam).
O Tricogaster é interessante: a fêmea constroe uma espuma que ficha flutuando na tona d'água. Depois ela copula com o macho sob essa espuma e dezenas de ovas sobem e ficam coladas na espuma. Ela (a fêmea) toma conta durante dias dessas pequena ovas para que não se desprendam da espuma. Quando ela começam a cair para o fundo do aquário ela corre e leva com a boca a ovinha de volta para a espuma. Mas quando está chegando a hora dos nascimentos aconte uma verdadeira "chuva" de ovas e ela desiste da tarefafa de levá-los de volta à espuma e aí O Milagre: o aquário fica cheio de filhotinhos.
Uma tarefa difícil é retirar o macho do aquário antes disso acontecer, sem desmanchar a espuma do ninho. Se isso não for feito ele come os filhotes. Aí vem a alimentação dos filhotes: o que dar de comer para eles que têm o tamanho da cabeça de um alfinete como já dito acima? Eles vão comer o plancton que é criado deixando uma pedaço de folha de alface na água por alguns dias. Com uma meia fina você transporta esse plancton para o aquário. Você não vai ver nada mas lá está a alimentação dos peixinhos (é uma espécie de mancha azulada que fica na tona d'água).
Bem, acho que me empolguei e falei além do necessário.
Boa sorte no seu aquário!
2007-02-02 07:00:15
·
answer #6
·
answered by Franco 4
·
0⤊
0⤋
não eles precisam de um tanque apropriado com oxigênio e logo após que os ovos forem colocados o macho deve ser retirado
2007-02-02 06:22:25
·
answer #7
·
answered by vivian kelly B 1
·
0⤊
0⤋
claro mocinha!!!
hauiahiauhuai
Os carpas, por exemplo, ateh fazem...ateh engravidam....
mas a maioria morre...hhuiahaiuhauiahiua
bjoxxxxx
2007-02-02 01:35:48
·
answer #8
·
answered by tamyhfloripasc 1
·
0⤊
0⤋
sim principalmente o gupy e a espada colocando algumas plantas aquaticas para os filhotes se esconderem pois os propios pais comem os filhos.
2007-02-01 12:25:46
·
answer #9
·
answered by siberianjk 5
·
0⤊
0⤋
Dependendo do tipo de peixe, sim!
2007-02-01 12:10:14
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
sim
2007-02-01 12:09:00
·
answer #11
·
answered by romeojpa 6
·
0⤊
0⤋