WilliamA,
A pólvora "clássica" é chamada de pólvora negra e é fabricada com a mesma fórmula há milênios: 75% de Salitre, 15% de carvão e 10% de enxofre.
O principal componente - o salitre (nitrato de potássio) - é um componente que era muito utilizado por alquimistas da época medieval, por acreditarem em suas propriedades mágicas - justamente o seu alto poder de combustão e explosão.
Ao longo dos séculos, esta composição da pólvora negra sofreu algumas alterações, consoante os fins a que se destinavam, surgindo a pólvora de caça, de minas e de guerra.Foi descoberta pelos chineses,e depois espalhada pelo mundo.
O principal fabricante de pólvora negra é a Imbel, empresa controlada pelo Exército Brasileiro com capacidade de produção avaliada em 800 toneladas por mês. Os números do mercado externo também impressionam.
O país maior produtor mundial é a China, onde a pólvora surgiu há cerca de 1,2 mil anos. Lá, a fabricação mensal atinge a casa das 3 mil toneladas.
Um abraço!
2007-02-05 04:14:10
·
answer #1
·
answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7
·
0⤊
0⤋
Nitrato de potássio, enxofre e carvão vegetal, que pode ser obtido do bambu ou da imbaúba ou de qualquer outra madeira. O carvão é moído e peneirado e misturado ao nitrato e ao enxofre em proporções que dependem do uso da pólvora. Se o objetivo é produzir muita fumaça, usa-se mais carvão (em fogos de artifício), se é produzir mais potência, aumenta-se o nitrato de potássio. Para evitar acidentes, trabalha-se com esse material molhado. Quando termina a mistura, seca-se no sol.
2007-02-04 22:20:20
·
answer #2
·
answered by Antônio Gouveia 7
·
0⤊
0⤋
Sómente os elementos, as quantidades embora sei, não mencionarei aqui.
Os componentes químicos são : Clorato de Potássio, ou Nitrato de Potássio, carbono, e flor de enxofre.
NLG
2007-02-01 12:46:29
·
answer #3
·
answered by norton luiz g 1
·
0⤊
0⤋