Bem, um terremoto que atinja 8 pontos na escala Richter já é algo que destrói tudo ao seu redor. Um de 22 seria catastrófico e muito, muito além do que possamos imaginar...
_________________
A escala de Richter quantifica a magnitude sísmica de um terremoto.
História
A escala de Richter foi desenvolvida em 1935 pelos sismólogos Charles Francis Richter e Beno Gutenberg, ambos membros do California Institute of Technology (Caltech), que estudavam sismos no sul da Califórnia. Nascido nos Estados Unidos em 1905 e falecido em 1985, Charles Richter pôs em prática em 1935, junto com o colega Beno Gutenberg, do California Institute of Technology, a escala de medida sismográfica que leva seu nome. A história não conservou o de Beno Gutenberg. No princípio, esta escala estava destinada a medir unicamente os tremores que se produziram na Califórnia (oeste dos Estados Unidos).
Princípio
É uma escala logarítmica : a magnitude de Richter corresponde ao logaritmo da medida da amplitude das ondas sísmicas de tipo P e S a 100 km do epicentro.
A fórmula utilizada é ML = logA - logA0 onde A representa a amplitude máxima medida no sismógrafo e A0 uma amplitude de referência.
Assim, por exemplo, um sismo com magnitude 6 tem uma amplitude 10 vezes maior que um sismo de magnitude 5. Porém, o sismo de magnitude 6 liberta cerca de 31 vezes mais energia que o de magnitude 5.
Um terremoto de menos de 3,5 graus é apenas registrado pelos sismógrafos. Um entre 3,5 e 5,4 já pode produzir danos. Um entre 5,5 e 6 provoca danos menores em edifícios bem construídos, mas pode causar maiores danos em outros.
Já um terremoto entre 6,1 e 6,9 na escala Richter pode ser devastador numa zona de 100 km. Um entre 7 e 7,9 pode causar sérios danos numa grande superfície. Os terremotos acima de 8 podem provocar grandes danos em regiões localizadas a várias centenas de quilômetros do epicentro.
Na origem, a escala Richter estava graduada de 1 a 9, já que terremotos mais fortes pareciam impossíveis na Califórnia. Mas não existe limite teórico a esta medida no que se refere a outras regiões do mundo, e por isso agora se fala de "escala aberta" de Richter.
Magnitude e intensidade
A escala de Richter não permite avaliar a intensidade sísmica de um sismo num local determinado e em particular em zonas urbanas. Para tal, utilizam-se escalas de intensidade tais como a escala de Mercalli.
A magnitude é única para cada sismo, enquanto a intensidade das ondas sísmicas diminui conforme a distância das rochas atravessadas pelas ondas e as linhas de falha.
____________
Beijos
@}-----
2007-02-01 06:24:00
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Um terremoto de 9.3º escala Richter, creio que foi o maior, registrado até agora...
Os cientistas afirmam que os danos causados por um de 10.5º escala Richter, não é nem siquer imaginavel.
2007-02-01 06:32:01
·
answer #2
·
answered by omeirelles 6
·
0⤊
0⤋
"escarixester"??????
primeiro escreva direito...
ou então pergunte como se escreve, primeiro... depois pergunte o q quer...
2007-02-01 06:27:40
·
answer #3
·
answered by and_justino 2
·
0⤊
0⤋