English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-02-01 02:39:33 · 10 respostas · perguntado por kanseideilusoes 4 em Ciências Sociais Sociologia

10 respostas

?
isso é segredo....

2007-02-01 02:44:22 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

A maçonaria é uma irmandade, essencialmente fraterna, em que seus participantes objetivam o aprendizado através do aprimoramento moral para o espiritual ajudando e até intervindo quando necessário no contexto social em que vivem.

2007-02-01 07:37:58 · answer #2 · answered by Rainha 6 · 0 0

uma entidade centenaria composta so por homens onde teoricamente tds sao irmaos e ajudam ,auxiliam , uns aos outros na medida do possivel ,e onde se discute tds os problemas cruciais qui afigem a humanudade , tanto no terreno politico ,economico ,social ,ambiental ,educacional ...

2007-02-01 06:19:28 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

UMA ORGANIZAÇÃO SECRETA.

2007-02-01 05:32:36 · answer #4 · answered by Hera Venenosa 6 · 0 0

A Maçonaria é, em termos gerais, uma associação Universal de homens livres e de bons costumes cultivando entre si os princípios da Liberdade, Igualdade e fraternidade. É uma organização discreta e define-se como filosófica, filantrópica e educação. Os seus rituais e ensinamentos praticam-se em local próprio e a coberto da indiscrição de profanos, transmitindo-se apenas pelos membros iniciados.

A Maçonaria Univerdal utiliza o sistema de graus para transmitir os seus ensinamentos , cujo acesso é obtido por meio de uma Iniciação (Ritual de aceitação) a cada grau e os segredos são transmitidos através de gestos, palavras e símbolos.

O nome "Maçonaria" provém do francês maçonnerie ou do inglês masonry que significa "construção". Esta construção é feita pelo maçom em suas lodges (Loja). Defende-se também que a palavra é mais antiga e tem origem na expressão copta Phree Messen, cujo significado é "filhos da luz".

Na Idade Média havia dois tipos de pedreiros; o rough mason (pedreiro bruto) que trabalhava com a pedra sem extrair-lhe forma ou polimento e o free mason (pedreiro livre) que detinha o segredo de polir a pedra bruta.

Reconhecem-se entre si por sinais, toques e palavras que mantêm restritos. Todavia, são conhecidos e publicados os segredos da interpretação dos símbolos. Os Maçons reunem-se em Loja e cada Loja Maçónica elege de entre os membros o seu Venerável Mestre.

A Maçonaria Simbólica compreende três graus;

* Aprendiz
* Companheiro
* Mestre

Ritos

Os ritos ou procedimentos ritualísticos, são métodos utilizados para transmitir os ensinamentos e organizar as cerimónias maçônicas. Entre os principais destacam-se:

* Rito Escocês Antigo e Aceito
* Rito de York
* Rito Schröder
* Rito Moderno
* Rito Brasileiro
* Rito Adonhiramita

No mundo existem mais de 200 ritos praticados actualmente, porém os mais utilizados são o de Rito de York e o Rito Escocês.

Outra classe de Ritos maçônicos menos comuns destacam-se pela abordagem mais esotérica e espiritualista como são os Ritos denominados Misraim e Memphis.

Graus

A maçonaria é composta por Graus Simbólicos e Filosóficos, variando de rito para rito.

A consituição dos três primeiros graus é obrigatória e está prevista nos landmarks da Ordem.

O trabalho realizado nos graus ditos "superiores" ou filosóficos é optativo e de caráter filosófico. Existem diversos sistemas de graus superiores, como o de 33 graus do Rito Escocês Antigo e Aceito, o de 13 graus do Rito de York, etc.

Obediências

A Maçonaria no mundo se divide em Obediências Maçônicas chamadas de Grande Loja, Grande Oriente ou simplesmente Ordem Maçônica. São unidades administrativas diferentes que agrupam diversas Lojas, mas que propagam os mesmos ideais.

No Brasil Existem 3 grandes grupos de Obediências Maçônicas:

* Grande Oriente do Brasil - com Grandes Orientes Estaduais
* CMSB - Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil (Grandes Lojas Estaduais)
* COMAB - Grandes Orientes Independentes

2007-02-01 03:49:46 · answer #5 · answered by Antonio Vieira Sobrinho 7 · 0 0

A Maçonaria é uma Ordem Universal formada de homens de todas as raças, credos e nacionalidades, acolhidos por suas qualidades morais e intelectuais e reunidos com a finalidade de construírem uma Sociedade Humana, fundada no Amor Fraternal, na esperança com amor à Deus, à Pátria, à Família e ao Próximo, com Tolerância, Virtude e Sabedoria e com a constante investigação da Verdade e sob a tríade LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE, dentro dos princípios da Ordem, da Razão e da Justiça, o mundo alcance a Felicidade Geral e a Paz Universal.

2007-02-01 02:47:42 · answer #6 · answered by GuriazinhaRS 4 · 0 0

A Maçonaria é uma Ordem Iniciática masculina, que toma por modelo as guildas ou corporações de pedreiros e arquitetos da Idade Média. Tem por objetivo recrutar homens livres e de bons costumes para fazer deles obreiros sociais, isto é, obreiros que ajudem a humanidade a ser mais feliz. Irrestritamente ecumênica, acolhe obreiros de todos os credos. No Brasil, ajudou a fazer a Indeopendência, a Abolição e a República, entre outras coisas.
A Maçonaria não é uma religião, mas em seus templos reina a mais elevada e pura religiosidade.

2007-02-01 02:46:33 · answer #7 · answered by tubalcain1733 7 · 0 0

E sou maçon,há 16 anos,estou no grau MESTRE,mas não pósso lhe dizer em detalhes,pois é muito dificil t explicar,mas resumindo é uma soicedade secreta,onde nos reunimos para
estudarmos sobre a origem da vida,em nossos rituais,praticamos o bem,ajudando a quem precisa,se merecer.

2007-02-01 02:45:04 · answer #8 · answered by carlosmigliacio@msn.com 4 · 0 0

A princípio negam que a maçonaria seja uma religião. Mas na Enciclopédia Revisada da Franco-Maçonaria, de Albert G. Mackey diz: "A Maçonaria pode ser corretamente chamada de instituição religiosa... A tendência de toda verdadeira Maçonaria é com a religião... Veja os antigos Landmarks (doutrinas), suas sublimes cerimônias, seus profundos símbolos ou alegorias, tudo focalizando verdadeiros ensinos religiosos e quem pode negar que a Maçonaria é uma instituição eminentemente religiosa?"
Quando são feitas as reuniões maçônicas, a loja, que é onde se reúnem, passa a ser chamada oficina. Isso para manter o simbolismo do ideal maçom, que é a construção de uma sociedade onde haja fraternidade, igualdade e liberdade. Como maçons (pedreiros, lavradores de pedras) acreditam que serão os arquitetos e construtores desse grande projeto. Nas oficinas as reuniões são marcadas por: orações na abertura e no encerramento; as lojas ou templos são consagrados; segundo o Dicionário citado acima, "na Maçonaria, o tratamento entre os seus adeptos é o de irmão".
O esquadro e o compasso são símbolos visíveis em todas as lojas do mundo. Segundo o Pastor Antonio Jean declara em um manuscrito ainda não publicado (pp.19), o Ritual de Iniciação é feito em grande parte com os olhos vendados.
Sua iniciação começou com a entrada em um quarto úmido, uma espécie de porão. O ritual foi conduzido pelo Irmão Mestre de cerimônias, auxiliado pelo Irmão Experto (esses são funções dentro da maçonaria). Ao tirar as vendas de seus olhos pôde ler na Câmara de Reflexão: "Se a curiosidade te traz aqui, volta; se temeres ser descoberto sobre teus desejos, sentir-te-ás mal entre nós; se fores capaz de dissimular, tremei!, porque penetrar-te-emos e leremos o fundo de teu coração. Se tens apego às distinções humanas, sai, porque não se conhece isso aqui. Se tua alma sentir medo, não vá mais longe; se perseverares serás purificado pelos elementos, sairás do abismo das trevas e verás luz". Ao contrário, a Bíblia afirma que Jesus já nos tirou das trevas (Cl 1.13).
Nesta Câmara de Reflexão pode-se encontrar esqueletos, cabeça de bodes, entre outras peças que visam amedrontar o iniciado, segundo o relato.
Esta parte da cerimônia é a primeira prova. A segunda é a do ar, onde há uma sonoplastia de tempestade. A terceira da água, em que lavam as mãos do iniciado e a quarta e última, a do fogo, onde colocam uma vela acesa embaixo da mão.
Numa das etapas da iniciação mostram um corpo dentro de um caixão e vários maçons encapuzados com espadas apontadas para o corpo. O iniciado ouve que o corpo é de um maçom que havia traído a maçonaria e que o mesmo aconteceria caso o iniciado fizesse o mesmo.
Na conclusão da iniciação para "Aprendiz Maçom" o iniciado ouve: "Agora também devo prevenir-vos de que não zombamos das crenças religiosas. Julgamos sim que a nossa maior homenagem ao Grande Arquiteto do Universo, que é Deus, como instituição eclética que somos, é admitir na nossa ordem, para conviver fraternalmente, todos os homens livres e de bons costumes, qualquer que seja a sua religião".
No Ritual de Exaltação ao grau de Mestre, o terceiro e último grau na maçonaria simbólica, o Companheiro Maçom (segundo grau na maçonaria simbólica) entra num caixão com os pés voltados para o oriente onde fica o trono do chefe da loja, os calcanhares em forma de esquadro e a mão direita sobre o coração. A mão esquerda fica estendida ao longo do corpo, que deve ser coberto com um pano preto, dos pés à cintura, junto com o avental usado no grau anterior. O juramento

para o grau de Mestre é o seguinte: Eu (fala-se o nome), juro de minha livre vontade e em presença do grande Arquiteto do Universo e desta Augusta e respeitável loja consagrada a São João, nunca revelar os segredos do grau de Mestre. Se eu for perjuro, seja meu corpo dividido ao meio, sendo uma parte lançada ao meio-dia e a outra ao setentrião, e as minhas entranhas arrancadas e reduzidas ao vento. Amém.

Eu axo que isso é maçonaria!!!
valew!!!!

2007-02-01 02:44:47 · answer #9 · answered by NiZe-MG 2 · 0 0

Maçonaria é, em termos gerais, uma associação Universal de homens livres e de bons costumes cultivando entre si os princípios da Liberdade, Igualdade e fraternidade. É uma organização discreta e define-se como filosófica, filantrópica e educação. Os seus rituais e ensinamentos praticam-se em local próprio e a coberto da indiscrição de profanos, transmitindo-se apenas pelos membros iniciados.

O nome "Maçonaria" provém do francês maçonnerie ou do inglês masonry que significa "construção". Esta construção é feita pelo maçom em suas lodges (Loja). Defende-se também que a palavra é mais antiga e tem origem na expressão copta Phree Messen, cujo significado é "filhos da luz".

Na Idade Média havia dois tipos de pedreiros; o rough mason (pedreiro bruto) que trabalhava com a pedra sem extrair-lhe forma ou polimento e o free mason (pedreiro livre) que detinha o segredo de polir a pedra bruta.

2007-02-01 02:44:36 · answer #10 · answered by MeninadosOlhos 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers