English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Os abusos e total desrespeito aos direitos humanos, praticados e patrocinados pela classe política, levam os brasileiros a experiências difíceis, podendo desencadear uma reação. Analisemos.

2007-01-31 20:41:58 · 8 respostas · perguntado por Clóvis Moreira Santos 4 em Artes e Humanidades Filosofia

8 respostas

Olá, Clóvis. Kant, para variar, estava certo: o conhecimento nasce da experiência. Mas, deixando Kant de lado, e pensando nas experiências difíceis do povo brasileiro, e que lições tiramos disso tudo, é preciso fazer uma auto-crítica, sem com isso sermos pessimistas.
Somos um país cuja democracia é jovem. Não entendemos ainda que votar é necessário, pois o voto é uma forma de modificar a realidade política. Aliás, a maioria da população sequer sabe o que é democracia, dado que vivemos por décadas sob o regime de uma ditadura. A política virou sinônimo de falsidade, de impunidade, de corrupção, e tudo isso não diz o que realmente é a Política (com "p" maiúsculo).
Poder-se-ia dizer que as experiências difíceis vividas pelos brasileiros ensinou-nos a desconfiar da política, dos políticos, trazendo de reboque a desconfiança da própria democracia.
Essa situação gera uma apatia, uma certa sensação de que "tudo está podre no Reino da Dinamarca", e de que a solução para os problemas é individual, ou como já li aqui no YR: "a saída para o Brasil é o aeroporto" (creio que esta não é uma boa idéia, ainda mais com a crise que se instaurou na aviação brasileira).
Contudo, há ainda os que acreditam que é possível mudar, pessoas que têm projetos, que trabalham - trabalho de formiguinha mesmo - na área de educação (educação para adultos, projetos de arte e educação para crianças e jovens carentes); na área da saúde (cursos de educação popular em saúde, formação de agentes comunitários de saúde etc.), enfim, tem muita gente boa trabalhando por aí. Isso não é divulgado? Não. Só aparece uma ou outra coisa quando a Globo faz a sua auto-promoção no "Criança Esperança". Isto acontece uma vez por ano, sendo que estes trabalhos são cotidianos, durante todo o ano.
É possível mudar esta situação? É. As pessoas que fazem a diferença neste país, com certeza, não votaram nesses políticos corruptos que foram recentemente eleitos. Elas sabem o que é democracia, o quanto vale o voto ( sabem que muitos morreram para que pudéssemos votar), mas, o mais importante é que têm projetos e arregaçam as mangas para fazer desse lugar um lugar melhor. É com essas pessoas que devemos aprender.
Um abraço !

2007-02-01 05:51:51 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Que só seremos de verdade um país de primeiro mundo quando nos subtermos de fato a exploração da cultura judaica, ostentadora do capitalismo e defensora da hierarquia concêntrica.

Bah... que pergunta! Minha experiência com os ultimos acontecimento só me trazem alegrias. Ver que ninguém se importou de colocar o Maluf lá no poder de novo mesmo depois do cara ter sido quase preso e salvo por uma dramática eleição é a maior lição que qqr brasileiro pode ter. Fora o protesto democrático que alisa suas besta-feras colocando como protesto Clodovil Hernandes que ficará como ícone na história "política" desta nação quando for desmascarado o perfil psicológico de um homosexual!
20 anos tentando fazer da política desse país um exemplo moral pras próximas gerações, ostentando a moral e os bons costumes, colocamos um homem sério e estudioso como o FHC e vermos, literalmente, os fazerem também de refém é o fim da picada!

A experiência só me mostrou o que meus receios já indicavam: Governar o BRASIL é MOLE, MOLE. Difícil é organizar a entrada dos estrangeiros por aqui. Tanto é que a notícia que correu hoje nos jornais a boca miúda foi bem esclarecedora: "No Paraná, a policia prende criminoso com armamento pesado que seria entregue ao PCC" E na nota um pequeno rodapé: dentre os armamentos, uma bazuca de fabricação e uso esculsivo das forças armadas americanas..."
E, num solilóquio:
Bah... intão quer dizer que foi isso que eles vieram fazer construindo uma base militar aqui no Paraguai? Vieram incentivar a violência, comprar nossos homens, promover a desordem e desestabilizar nossas comunicações!

É... a chapa tá esquentando.

2007-02-01 09:07:05 · answer #2 · answered by Carlos Bastos 3 · 1 0

Bem se analisarmos conhecimentos cientificos e eduaccionais talvez cheguemos a conclusão de que os brasileiros não saibam muito... Mas se analisarmos os sentimentos, a solidariedade veremos que ninguem nos barra... È impressionante que um povo tão pobre se torne ao mesmo tempo tão solidario.... E que sejam capazes de se tornarem unicos por pequenas descobertas e destacar-se por grandes atitudes... Não somos os mais ricos, mas não é o dinheiro que nos da felicidade, isso ja vem no nosso sangue, a nossa alegria é marca registrada....( tem uma musica que gosto muito que diz assim: "Que povo é esse que trabalha o ano inteiro, todo dia sem dinheiro, ainda tempo pra sorrir...") E se analisarmos direito veremos que esse é o nosso povoooo!!!!!

2007-02-01 07:13:25 · answer #3 · answered by Anne Gabrielle T 1 · 1 0

Penso que nós brasileiros e principalmente esta geração é muito pacífica... digo isto pelo fato de já ser uma reação aos abusos contra a humanidade aqui neste país. Estes abusos não vem só da classe política mas de nós mesmos se pensarmos bem... Se fôssemos mais resistentes a esses abusos seríamos mais fortalecidos contra a violência a falta de caráter e tantas outra imoralidades que ocorrem aqui. Se nós colocamos e escolhemos os políticos que representam o povo... então o que dizer de nós mesmos? Penso que é esta reção que falta a população... a de cobrar com maior rigor das autoridades por ela escolhida.

2007-02-01 06:48:25 · answer #4 · answered by Anonymous · 1 0

Kant na minha opinião não disse nada de extraordinário, mas voltando a sua pergunta.
A classe política não patrocina nada , o sistema social que TODOS NOS FAZEMOS PARTE geram abusos , um exemplo rápido .
CAPITALISMO: Você tem dani-se o que não tem .
Esse que não tem esta em uma classe que rapidamente o seduzira ao crime ou a sua própria sorte , dai por diante pagaremos caro por não sabermos dividir, e aceitar a desigualdade social.
Políticos? A corrupção é uma engrenagem na nossa política, tudo esta nela e passa por ela deste um simples guarda de transito até um presidente .
Analisemos! Nada mudara pois surpreende-mente nosso pais produz riquezas imensuraveis em todos os aspectos , já aprendemos aceitar nossa inpotencia diante dos fatos.
Um povo reprimido pela ditadura , manipulado pela mídia distante do conhecimento eis o nosso Brasil fada dos a sonhar com a ilusória igualdade financeira mas longe da igualdade educacional.

2007-02-01 06:42:54 · answer #5 · answered by yargo 4 · 1 0

O que você quer dizer com "experiências difíceis"? Está meio vago. Reação não desencadeia. Pois, se desencadeasse, há muito tempo teria acontecido alguma coisa diferente. O povo segue os ventos. Os políticos fazem o que querem. Se é carnaval, o povo dança. Se é Copa, torce. Se é eleição, vota. Tanta experiência, não faz o povo mudar, pois o elemento cultura (principalmente, aculturação em massa) é maios poderoso na hora de tomar as decisões do que a experiência.

2007-02-01 05:43:22 · answer #6 · answered by Anonymous · 1 0

E O PIOR QUE A CERTEZA DA IMPUNIDADE É OQUE MAIS DESANIMA OS BRASILEIROS NA MINHA OPNIAO

2007-02-01 05:39:47 · answer #7 · answered by CHUCK NORRIS RAFA TE AMO 7 · 1 0

Com todo respeito a Kant. lembra - te das aulas de matemática, as primeiras operações que conhecemos, pergunto - te é possivel fazer uma mizera operação de 1+1=2, sem antes conhecer esses números ou o próprio resultado da operação... hoje temos experiências nesses numeros porque os praticamos....., cabe a cada um escolher o que quer práticar.....
acredito que a experiência decorre da prática de seus conhecimentos, o que se conhece seja em livros, na vida, na televisão, etc, nem tudo se prática e nem tudo vale apena experimentar e o que é melhor nem todas as pessoas estão inclinadas a esses males.... oriundos da sociedade, a sociedade os criou cabe a ela eliminalos...,

Assim penço....

E.....

2007-02-01 05:22:27 · answer #8 · answered by Ráffa 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers