English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-01-31 20:31:52 · 7 respostas · perguntado por Clóvis Moreira Santos 4 em Governo e Política Participação Civil

7 respostas

Sim, os brasileiros precisam amadurecer politicamente, porque as decisões políticas influem decisivamente em nossa vida, para o bem ou para o mal, portanto, precisamos dispor de alguma capacidade de avaliação das propostas de candidatos e de nossos representes, para saber, ao menos, se de fato são viáveis e produzirão os seus objetivos.

Ora, para tanto necessitamos de certa dose de capacidade crítica, de visão através das aparências, e de atualizada informação. Mas isso não basta. Também é preciso saber até que ponto é válido o objetivo da proposta. Assim, para melhorar a qualidade da educação, muitos propõem, não sem razão, aumentar salários dos professores. Mas este aumento produz pelo menos dois perversos efeitos colaterais, a curto prazo aumenta o valor das anuidades escolares e, a médio, produzirá mais professores do que mercado demanda.

Fácil é de se perceber, pois, a importância dos valores éticos para harmonizar conflitantes interesses.

Mais não se precisa alongar para mostrar que o amadurecimento político passa por estruturação dos valores éticos e de melhoria do ensino e aprendizado. Seria possível fazer tal omelete, sem quebrar ovos? Receio que não, desconheço solução mágica. E como ninguém quer quebrar ovos, ... devemos esperar, talvez até que os ovos por si se quebrem, ... ou se explodam.

.

2007-01-31 23:32:51 · answer #1 · answered by podocarpo 7 · 0 0

Uma coisa seria toda a mídia ajudar e passar a apoiar mais, programas com conteúdo moral e intelectual (sem esnobismos). Deixar de supervalorizar o futebol, já seria de grande ajuda, porque daí não se extrai nada de útil ao crescimento do ser humano. É só jogo e mais jogo, quem trocou de time, quem ganhou, quem perdeu, etc... Novelas, tbm, são de grande atraso p/ população, com seus modismos e forçando situações em que leva o telespectador a se iludir, facilmente. Acho que por hora, é isso o que tenho a dizer.

2007-02-01 07:20:38 · answer #2 · answered by frankestein 6 · 1 0

Acabar com o voto obrigatório. E quem quisesse votar e ser votado teria que passar por uma série de exames e cursos complexos, de várias fases, para adquirir uma carteira de "cidadão em pleno gozo de seus direitos eleitorais", que substituiria o título de eleitor. Não seria mais admitida assinatura por meio de impressão digital. Se o político almejasse o voto de determinado capiau deveria ensiná-lo a ler e escrever, e não simplesmente dar a ele uma esmola, como por exemplo, uma espórtula chamada Bolsa Família.
Somente o cidadão que fosse considerado apto intelectual, social e políticamente, teria o direito de votar e ser votado. Acabariam-se os vereadores e prefeitos analfabetos!
Isso acabaria, também, com o voto de cabresto no Nordeste e no Norte do País, regiões que, mesmo indireta e involuntariamente, têm grande responsabilidade pela lama da política nacional.
Da mesma maneira que temos uma Carteira de Habilitação para dirigir, teríamos de obter, para votar e ser votado, uma Carteira de Habilitação, que comprovaria nossa saúde física, mental, intelectual, etc., para o exercício da cidadania plena.
Mas a obtenção dessa Carteira, incluso o respectivo curso, deveria ser gratuita, para impedir que os pobres fossem excluídos.
Ah, essa história de menor de 18 e maior de 16 votar deveria ser expurgada de nosso sistema jurídico constitucional, pois essa molecada, em sua grande maioria, não tem mais do que m-e-r-d-a no lugar de massa cinzenta. Há exceções, é claro. Mas os jovens de hoje não têm condições psicológicas de fazer escolhas políticas; aliás, não têm condições nem mesmo de escolher o que comem, e comeriam b-o-s-t-a se lhes incutisse no cérebro que m-e-r-d-a "dá onda", ou que isso é "irado" ou "sinistro", "tipo assim"...

2007-01-31 23:19:05 · answer #3 · answered by R...2008 2 · 1 0

Bom ...essa pergunta é muito interessante e tem um fundamento básico..........digamos que amadurecer não seria a palavra indicada para o caso......mas sim renovação........pois a economia brasileira tem grandes indícios de crescimento mas com o governo atrasado que temos isso se torna impossível.........teríamos de ter governantes que ariscassem mais em suas atitudes que saibam investir o capital......gerando um campo de crescimento sócio econômico.....que por sua vez geraria sozinho milhares de empregos ..............essa seria minha opinião.....

2007-01-31 22:11:18 · answer #4 · answered by Andy_gatinho 2 · 1 0

QUESTAO DE CULTURA ERSSA NINGUEM MUDA DEVIDO A SOCIALIZAÇÃO PRIMARIA,DEVEMOS EDUCAR A FUTURA GERAÇÃO PARA QUE AI SIM AS COISAS MUDEM

2007-01-31 21:47:27 · answer #5 · answered by CHUCK NORRIS RAFA TE AMO 7 · 1 0

Antes de mais nada, brasileiro tinha que implantar na cabeça o valor pela terra, o respeito pelo país e o querer por ambos.
Brasileiro só tem orgulho de ser-lo no próprio país, uma vez fora nega, ñ quer se juntar com conterrâneos e na 1ª oportunidade se faz do país que o acolheu.
Para amadurecer politicamente antes de mais nada tem que ter consciência de que está ruim, de que tudo vai mal e ñ deixar que tudo acabe em samba ou em caipirinha. Esse amadurecimento é algo que com certeza tardará anos em chegar, a mesmo que aconteça uma guerra e percebam o qto possuímos e ñ valorizamos.

2007-01-31 21:01:28 · answer #6 · answered by elibethkel 7 · 1 0

o esquema ta geral;;; so como uma revolucao ou resistencia para mudar;;;

2007-01-31 20:34:59 · answer #7 · answered by alex a 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers