Como percebi a dúvida que você nos apresentou por sua pergunta, quis demonstrar abaixo através de pesquisa no Cadê/Google do YR a seguinte informação abaixo:
"O Piercing e seus riscos
Uso prolongado do acessório na lÃngua, bochecha e lábios oferece um alto risco de infecção devido à grande quantidade de bactérias na boca
Argolas, labrets bolinha, barbel, captive, alargadores, nostril, banana bell, halteres... Essas palavras parecem estranhas? Pois para quem é adepto do piercing elas são freqüentes.
Essa mania de furar nariz, orelha, mamilos e partes mais Ãntimas do corpo está se tornando cada vez mais populares entre os jovens.
Antigamente, quem usava um piercing era motivo de discriminação. Hoje, dificilmente você desconhece alguém que tenha dois, três ou até uma coleção inteira de penduricalhos.
Piercing é uma palavra inglesa cujo significado é perfuração. Nos estúdios de Body Piercing ela significa muito mais que isso. à uma maneira de expressar a emoção, as angústias, revoltas e estado de espÃrito. O piercing é tão popular porque conquistou uma moçada que não tinha coragem, nem autonomia, para fazer uma tatuagem. Afinal, por maior que seja a cicatriz da perfuração, ela nunca será definitiva.
Fuja das bactérias
Os problemas causados pelo uso prolongado do piercing na lÃngua, bochecha, campainha e lábios não são tão discutidos ainda por médicos e dentistas. Existem poucos estudos sobre este assunto, mas é fato que as estruturas orais perfuradas apresentam alto risco de infecção devido à grande quantidade de bactérias na boca.
O uso contÃnuo do piercing oral e, conseqüentemente, a constante agressão da mucosa bucal que este aparato causa, pode ocasionar uma leucoplasia – lesão do tipo mancha branca na região da mucosa bucal que apresenta risco de câncer.
Devemos dar atenção para as pessoas que aplicam este objeto porque, a maioria não domina todos os conhecimentos apropriados sobre a esterilização dos equipamentos, bem como as áreas anatômicas do corpo seguras para o implante. Outro grande risco está ligado aos portadores de cardiopatias e imunodeprimidos entre eles os diabéticos. Para estas pessoas, a lÃngua e mucosa da boca agredida pelo piercing é uma porta permanentemente aberta para as infecções.
Complicações são inevitáveis
Todos os tipos de piercing trazem algum tipo de complicação para a pessoa. Entretanto, alguns são mais agressivos por causa do seu formato estrutural, sua constituição e localização na boca. O piercing de lÃngua “Barbell” é o que exprime maior preocupação, pois normalmente está localizado na parte mais central da lÃngua, que é uma região intensamente cheia de vasos sanguÃneos e com uma quantidade enorme de movimentos musculares.
Assim, as conseqüências da instalação deste piercing vão desde o ato da perfuração à hemorragia, ao risco de infecções, ao edema, a linfonodopatias (inflamação dos gânglios), à dificuldade na fala, à mastigação e à deglutição, à possibilidade de aspiração dos componentes do piercing, além de complicações locais, como trauma aos tecidos, trincas e fraturas dentárias.
Já os outros tipos de piercing, como o de lábios, bochecha e freios, são tão agressivos quanto o lingual, mas se localizam em regiões menos suscetÃveis.
Higienização
Para todos os tipos de piercing é aconselhável a remoção do objeto pelo menos três vezes ao dia para sua escovação com solução de clorexidina a 0,12% (encontrada em farmácias de manipulação), durante a higiene oral.
à fato que álcool e cigarro são causadores de câncer bucal, pela sua ação quÃmica e fÃsica. Portanto, o uso de um piercing que também é um agente agressor bucal pode aumentar a possibilidade de se adquirir um câncer.
Uma questão sempre levantada é a de que se o material usado para a aplicação do piercing estiver esterilizado, há risco? Sim, há se o paciente apresentar deficiência imunológica, pois a infecção será decorrente de bactérias provindas da boca e do trato gastro-respiratório. Os casos mais comuns de infecção estão ligados a inadequados processos de esterilização.
Outras partes
Piercings colocados na orelha são os que menos costumam infeccionar. Eles perfuram uma região pouco irrigada e de fácil higienização, além de ser descoberta, o problema é atingir pontos importantes de acupuntura e modificar o fluxo energético corporal.
Nos mamilos, a coisa pode complicar um pouquinho. O objeto pode causar abscesso de mama (infecção), devido ao pus acumulado por processo inflamatório.
A cicatrização varia. No nariz, um mês; queixo, uma a duas semanas; lábios, de uma a duas semanas; sobrancelha, de uma a duas semanas; umbigo, de seis meses a um ano; mamilo, de uma a duas semanas.
Apesar de alguns relatos dizerem que pode aumentar o prazer sexual, segundo alguns adeptos, o piercing genital é muito perigoso, pois pode provocar irritações, quelóides (cicatriz espessa e dura na pele) e até rejeição.
Eles ficam em uma parte do corpo úmida, quente e de pouco respiração e são freqüentemente roçados em roupas, sejam elas apertadas ou não.
O certo é se informar dos riscos que começará a sofrer em sua saúde bucal e geral. Se estiver disposto a correr estes riscos, procurar um local apropriado para a instalação e, depois, realizar os processos de higiene.
Especializado em ClÃnica Médica e Homeopatia (CRM: 59404)
www.bomdiasorocaba.com.br
2007-02-04 02:23:52
·
answer #3
·
answered by ÍNDIO 7
·
0⤊
0⤋
eu tenho.. as vezes aparecia uma quelóide (tipo uma bolinha de "massa") mas não doia nem nada, eu limpava com soro e depois de um tempinho ela sumia, e depois aparecia de novo! agora não acontece mais! não intendo muito disso, mas acho que é o lugar mais tranquilo pra colocar! tive um no umbigo tbm, mas a pele rasgou e expeliu, ficou uma marquinha feia, agora vou colocar de novo, principalmente pra esconder essa marquinha :)
2007-01-31 15:39:12
·
answer #5
·
answered by Juliana 3
·
0⤊
0⤋