Sim. Nelson, ao cunhar a máxima supracitada deve ter se referido a pessoas que assimilam tudo, sem fazer o devido questionamento, conhecidas popularmente como "maria vai com as outras", "vaquinha de presépio", etc...Enfim, o mundo tá cheio de gente acomodada, que prefere "ruminar" ao invés de pensar. Beijinho.
"Toda unanimidade é burra:
Essa é uma das frases mais famosas de Nelson Rodrigues, o grande dramaturgo brasileiro. Se todos concordarem com você, dizia ele, alguma coisa está errada pois "toda unanimidade é burra". E ele apenas repete o ditado latino que afirma – "cada cabeça, uma sentença".
Não há dois seres humanos iguais. Desde a constituição genética até temperamento e caráter diferem de uma pessoa para outra. Assim, é preciso entender que é uma absurda pretensão querer que todos concordem com você, que pensem como você, que entendam as coisas e os fatos como você, que acreditem em você.
Cada pessoa tem sua própria história. Sua formação é única. Suas experiências são únicas. Seus êxitos e fracassos são únicos. Suas necessidades são únicas. Suas aspirações são únicas. Sua visão do mundo e das pessoas são únicas. Assim, por mais próximos que estejamos; por mais irmãos que sejamos; por mais amigos que nos consideremos, haverá sempre a diferença de entendimento, de compreensão, de visão. E é justamente essa diferença que faz a maravilha do mundo e das pessoas, a maravilha da individualidade. Portanto, querer que as pessoas sejam iguais e que pensem, entendam e vejam as coisas e o mundo como vemos é negar a própria realidade humana.
Assim, mais uma vez, a tolerância com a diversidade humana é fundamental para o sucesso pessoal e profissional. Rui Barbosa dizia – "embora não concorde com nenhuma das palavras que estais dizendo, hei de lutar até a morte para que tenhais o direito de as dizer." Nada mais indicativo da tolerância!
Vejo pessoas que não compreendendo essa diversidade humana e a riqueza que ela contém, vivem azedas e arrogantes, lutando contra o mundo para fazer valer o seu ponto de vista pessoal, a sua verdade, a sua fé, a sua visão da realidade. É claro que devemos expor e defender nossos pontos de vista e nossa visão, mas temos que fazer isso respeitando a individualidade do outro, as idéias dos outros, a visão alheia e até comportamentos e atitudes essencialmente diferentes dos que temos ou aceitamos. Assim é a vida entre humanos. Quem não compreende essa verdade absoluta sofre a faz sofrer os que com ele ou ela convivem.
Nesta semana, gostaria que você refletisse sobre isso. Será que realmente compreendemos e aceitamos a diversidade humana? Será que somos tolerantes com as diferenças individuais? Como somos na família, no trabalho, no círculo de amigos? Na vida, enfim?
Pense nisso. Boa Semana. Sucesso!"
Fonte: http://www.iesbpreve.com.br/base.asp?pag=noticiaintegra.asp&IDNoticia=418
Obs: O autor do artigo acima está equivocado...Quem deteve a "paternidade" dessa máxima "embora não concorde com nenhuma das palavras que estais dizendo, hei de lutar até a morte para que tenhais o direito de as dizer" foi Voltaire e não o grande jurista Ruy Barbosa.
2007-01-31 14:19:40
·
answer #1
·
answered by ■■■■■■■■ 4
·
0⤊
0⤋
Eu discordo dessa frase, mas concordo com ele que "nem todas as mulheres gostam de apanhar, só as normais".
2007-02-01 01:22:47
·
answer #2
·
answered by Dr. Strange 2
·
0⤊
0⤋
Acredito que não. Somente para aqueles que não tem idéias próprias, vão pelo o que os outros dizem. São facilmente influenciáveis.
2007-01-31 22:29:24
·
answer #4
·
answered by nina_cruz6 2
·
0⤊
0⤋
se todos concordam q toda unanimidade é burra, então são unânimes nisso, portanto acreditar nisso é burrice!! torna-se um sofisma!
2007-01-31 22:12:58
·
answer #5
·
answered by Betinha 7
·
0⤊
0⤋