Trata-se de um livrinho com um tema bastante polêmico e interessante. O problema é que o livro não deixava outra solução, ou morreria um ou os quatro. Bem, preferia trabalhar no lado da defesa do que na acusação dos sobreviventes. ;)
Outro fato interessante é que não eram bandidos, mas seres humanos levados a uma situação extrema.
Adorei o livro.
bjos
2007-01-31 13:02:56
·
answer #1
·
answered by Felicidade 6
·
2⤊
1⤋
Bem, em se tratando de caso de vida ou morte, pouco importa qual será o posicionamento e o veredicto da justiça, trata-se de fazer, continuar vivo e depois sim, ter que responder por isso. Ou não fazer , morrer e sequer ter a possibilidade de se explicar. Neste ponto a justiça brasileira e muito avançada e inteligente, poís se não fazer implica na perda da vida de todos, melhor fazer e conseguir salvar alguns, para quem defende a vida é perfeitamente compreensível, por mais bizarro e imoral que possa parecer. Tanto que o código penal prevê o "Estado de necessidade" nestes casos específicos .
2007-01-31 13:59:56
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Não sou de Direito não...mas já tive q defender esse caso na faculdade...e gostei...eles foram absolvidos no meu caso...por terem feito um trato antes q ñ poderia ser quebrado e por esse trato ter sido proposto pelo q morreu...eu gostei muito...ainda tenho o livro aki...
2007-01-31 13:46:02
·
answer #3
·
answered by ANA CLARINHA 3
·
0⤊
0⤋
A dinâmica que o livro do " Caso dos exploradores de caverna" propõe é polemizar o quanto defenderíamos o bem estar do outro em contra partida à sobrevivência de si mesmo. Isso só pode ter uma justa causa se analizarmos sobre o bem maior que temos que é a vida. Desta forma nos diferenciamos dos animais, pois o discernimento nos obriga a balizar assim. Se iniciamos todos a nossa existência tendo a vida como direito garantido,todos em pé de igualdade,então nada justificaria a retirada desse direito.Qual o direito de uns sobreviverem e outros não??
2007-01-31 13:27:17
·
answer #4
·
answered by vinha 2
·
0⤊
0⤋
Sérgio, você me fez voltar ao primeiro semestre da faculdade, que legal a sua pergunta rapaz!
Li com total atenção o Caso dos Exploradores de Cavernas e inclusive participei de um júri simulado, onde minha equipe venceu por inocentar os parceiros do senhor Wahtmoore, aquele que serviu de alimento numa atitude para muitos de canibalismo.
Foi difícil articular a defesa, mas, ao pegar algumas falhas da acusação, fiz a minha parte, não faltou argumentos,entre outros, o estado de necessidade daqueles homens foi um dos pontos mais abordados pela defensoria e ganhamos pontos importantes para fechamento do semestre.
Quanto à sua pergunta: O Caso dos Exploradores de Caverna é muito interessante e nos prende numa leitura dinâmica e valorosa. O livro é pequeno, mas carrega entusiasmo, vale a pena! Ah! se eu estivesse lá o desfecho seria outro, ou seja, ou sairíamos todos vivos ou mortos, mas canibalismo jamais. Um abraço colega.
2007-01-31 13:16:11
·
answer #5
·
answered by Broasky 6
·
0⤊
0⤋
Interessante. Mas no Brasil, que não segue a tradição do direito americano, temos a figura do "Estado de Necessidade" como escusa para a prática de uma ação típica e punível. Então, vale a discussão, mas por aqui provalvelmente o resultado e os debates seriam bem diferentes.
2007-01-31 13:09:41
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋