Existem várias linhas de pensamento dentro da historiografia. Uma linha muito famosa no séxulo XIX foi o positivismo, nesta linha de pensamento a história era vista como um caminho para a verdade, os documentos como provas e o historiador como imparcial. Dois séxulos depois essas idéias foram abandonadas pelo meio acadêmico, porém vigoram fortemente entre fãs de história que não se preocupam em ler livros de metodologia e acreditam que a história é feita pelo senso comum da primeira idéia que brotou na cabeça deste indivíduo... ele chama essa idéia de lógica.
Voltando a sua pergunta, existe uma linha de pesquisa dentro da história chamada de história cultural. Para essa corrente de pensamento não importa se jesus existiu ou não, o importante é que um número considerado de pessoas acreditam na existência desta figura e que a crença nela gerou uma prática cultural e social. Um legado que juntamente com o pensamento burguês constitui uma forte linha de pensamento ocidental moderna. Se fosse possível provar que jesus não existiu isso não mudaria em nada a crença cristã. A ciência moderna acredita severamente que o planeta Terra é mais velho do que a cristandade assume, a ciência moderna acredita que o homem veio do macaco enquanto que a cristandade crê que somos parte da ciração divina. Não importa quem tenha a verdade em suas mãos. Tanto a ciência quanto a religião são discursos e como tais formulados por seres humanos, passiveis de opinião, crenças e desejos.
Mas só lembrando por fim que a ausência de documentos que assegurem a existência de um indívido histórico, ainda mais de 2000 anos atrás não resulta automaticamente na idéia de que ele não existiu. Não existe documentos para milhares de pessoas contemporâneas a jesus e nem por isso acreditamos que existiam apenas 4 pessoas na galiléia. Outro comentário que acho importante fazer é que a maioria das narrações sobre a vida de jesus, os evangélios, foram escritos anos após a morte desde indivíduo. Cada narrador éra um ser humano dotado de vontades e intenções e isso reflete em seu texto, onde cada um busca descrever a vida de jesus segundo os padrões de morais de sua própria época e não da época de cristo, o que é chamado de anacronismo. Não existe nenhum problema nisso, é perfeitamente normal, até porque isso é uma preocupação do historiador moderno. Acreditar que tudo é parte de uma conspiração para dominar as massas por parte de políticos inescrupulosos é o cúmulo da inosência, e esvaziar a história de todos os conflitos de diferentes poderes e de diferentes pessoas. É simplificar demais complexas relações de interesses e poderes.
2007-01-31 19:16:04
·
answer #1
·
answered by Os Historiadores 3
·
1⤊
0⤋
a história dele é levada de geração a geração!!!
e recentemente ñ encontraram um lenço q pode ter sido o mesmo q ficou enrolado no corpo de cristo???
2007-01-31 12:24:05
·
answer #2
·
answered by ♫♥☆Tef ♥☆♪ 5
·
1⤊
0⤋
Jesus "Cristo", eu não sei se existiu, mas o Jesus de Nazaré, citado na bíblia existiu sim.
Há documentos do império romano(como por exemplo a sentença de Pilatos, que se encontra no Museu de Espanha) que dizem que foi condenado à morte na cruz um homem chamado Jesus, filho de José, a quem o povo atribuía poderes miraculosos, que tinha seguidores, se dizia rei dos judeus e blá, blá, blá.
parte do texto:" EU, PÔNCIO PILATOS, aqui Presidente do Império Romano, dentro do Palácio e arqui-residência, julgo, condeno e sentencio à morte, Jesus, chamado pela plebe - CRISTO NAZARENO - e galileu de nação, homem sedicioso, contra a Lei Mosaica - contrário ao grande Imperador TIBÉRIO CÉSAR".
Agora se ele era o salvador, o messias, o cara que deus supostamente enviaria para levar o povo de Israel à terra prometida, é outra história...
2007-01-31 14:31:04
·
answer #3
·
answered by Nana 5
·
0⤊
0⤋
Eu entendi sua pergunta, vc quis dizer se não existe nenhuma prova material da existência de Jesus Cristo, quem inventou que Cristo existiu, estou certa? Existem provas materiais, por exemplo: a toalha que Madalena colocou em seu rosto molhado de sangue. O túmulo onde o colocaram, não é estória é verdade.
2007-01-31 14:03:51
·
answer #4
·
answered by mulhercearense2004 2
·
0⤊
0⤋
Historicamente o que eu conheço sobre a existência fÃsica de Jesus vem de escritos de um historiador romano-judeu Flavius Josephus que entre os anos 70 e 100 d.C. escreveu "A Guerra dos Judeus", “A Historia dos Judeus” e “Antiguidade dos Judeus” onde neste ultimo menciona acontecimentos ocorridos durante o julgamento de Jesus, “Now there was about this time Jesus, a wise man, if it be lawful to call him a man; for he was a doer of wonderful works, a teacher of such men as receive the truth with pleasure. He drew over to him both many of the Jews and many of the Gentiles. He was [the] Christ. And when Pilate, at the suggestion of the principal men amongst us, had condemned him to the cross, those that loved him at the first did not forsake him; for he appeared to them alive again the third day; as the divine prophets had foretold these and ten thousand other wonderful things concerning him. And the tribe of Christians, so named from him, are not extinct at this day.“ Flavius Josephus, Antiquities of the Jews, Book XVIII, cap. iii, Sec 3. Entretanto alguns historiadores divergem quanto a autenticidade da parte em que menciona Jesus alem de perguntar porquê outros historiadores importantes dessa época como PlÃnio (23 – 79 d C), Plutarco (46 – 119 d C), Epitectus (55 – 135 d C) não mencionam nada sobre o Cristo. Suetônio (69 d C – 122 d C), historiador romano talvez um dos mais importantes do perÃodo por tratar especificamente em seus escritos sobre a região da palestina e sobre os imperadores romanos chega a citar um tal “Cresto”, mas não aprofunda muito sobre ele e outro historiador romano Tácito (56 d C – 120 d C) cita Cristo mas de forma muito superficial o que também gerou polêmica entre alguns historiadores.
Na minha opinião pessoal seria muito difÃcil provar materialmente ou atribuir a alguém a existência de Jesus Cristo, primeiro por ele ter vivido numa provÃncia dominada por Roma e sem grande projeção histórica na época, tudo dizia respeito ao Império de Roma; Segundo porque o cristianismo apresentava-se de forma embrionária não contando com nomes importantes para divulgar sua historia; Terceiro muito do que se foi escrito ou foi carcomido pelo tempo ou mesmo foi destruÃdo pelos próprios judeus para não se divulgar o novo culto que nascia entre eles. E por fim, provar a existência material de Cristo não mudaria muito nossa historia ainda assim muitos não creriam nele, portanto crer que Jesus é o Cristo trata-se de uma questão pura e simples de fé de cada um.
Espero ter contribuÃdo com alguma coisa nessa polêmica sem fim.
Um abraço,
Roy.
P.S. Particularmente eu creio na existencia de Jesus, pois seria muito pouco provavel manter uma mentira por mais de 2000 anos.
2007-01-31 14:03:25
·
answer #5
·
answered by ROY ROGERS 3
·
0⤊
0⤋
Nimguem inventou jesus... nao digo isso porque eu acredito nele ow nao...
a sim relatos de romanos importantes que moravam na regiao durante a vida de jesus que falam de um homem que se diz ser filho de deus e a quem as pessoas seguem porque ele realiza milagres...
os governadores da epoca nao teriam vantagem em inventar jesus porque o que os romanos queriam era unidade e nao movimentos sociais (como a religiao cristã na epoca pregava) e religioes diferentes que poderiam se revoltar contra o imperio... é bom lembrar que os cristoes foram perseguidos nos 3 seculos que seguiram a morte de jesus...
2007-01-31 12:21:03
·
answer #6
·
answered by Boris_le_borgne 2
·
0⤊
0⤋
algum judeu esperando concretizar - se as professías dos textos antigos judaícos sobre o surgimento de um MESSÍAS . sabe como é ; quando MILAGRES NÃO ACONTECEM(e não acontecem MESMO !) ; INVENTA - SE UM ! .
2007-01-31 12:11:15
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
A sua pergunta já não é uma novidade.Essa pergunta levanta tanta polémica que em 2006 um tribunal italiano recebeu um processo contra a Igreja Católica,por esta ensinar que Cristo foi uma personalidade deveras importante e que existiu há cerca 2000 anos atrás,isto sem qualquer prova devidamente fundamentada da sua real existencia.
Há vários documentos que relatam a existencia de uma personalidade cujo nome era Cristo...hoje é possivel acreditar e apoiar-mos essa crença em documentos.Mas acho que aquilo que voce pretende questionar não é existencia de Cristo mas sim os seus feitos e isso ninguem pode provar.Nunca ninguem conseguirá provar os milagres que dizem ter sido realizados por Jesus Cristo...essa parte pode não ser mais do que uma simples lenda...isso vai da fé de cada um.
E voce acredita em Cristo como o milagreiro,ou em Cristo como um homem comum mas apenas polémico demais para a época em que viveu?!
2007-01-31 11:33:09
·
answer #8
·
answered by alex_someone2003 1
·
0⤊
0⤋
Talvez não merecesse nem resposta. Santa és a ignorância de que faz esta pergunta.
2007-01-31 11:32:03
·
answer #9
·
answered by Romanovisck 3
·
0⤊
0⤋
..rs. ...rs....rs. Adorei a sua pergunta. Não por saber a resposta, nem pela idéia em si. Adorei sua pergunta pela contradição que ela tem. Se não tem prova de que Jesus Cristo existiu, pior ainda de que alguém tenha "inventado",e quem seja esse alguém.
Se os indícios históricos não provam que foi inventado tampouco provam que alguém o inventou.
Desse modo, você fala: quem inventou o que não se sabe se foi inventado? invente alguém agora e responda...rs....rs....rs.
Ai, ai. Como a lógica é engraçada. E também a religião, não me entenda mal...rs.
2007-01-31 11:12:02
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋