English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

6 respostas

Determinados materiais apresentam propriedades magnéticas. Por propriedade magnética se entende a capacidade que um objeto tem de atrair outros objetos. Na interação entre dois objetos feitos de materiais magnéticos há também a possibilidade de repulsão entre eles. Os materiais que naturalmente apresentam propriedades magnéticas são chamados de ímãs.
Sabemos que um ímã natural possui propriedades magnéticas: então todos os materiais que ele atrair ou repelir também terão propriedades magnéticas.
As propriedades básicas observadas em materiais magnéticos são explicadas pela existência de dois polos diferentes no material. A esses polos se dão os nomes de polo norte e sul. Polos de mesmo tipo se repelem e polos de tipos opostos se atraem. A esta configuração de dois polos dá-se o nome de "dipolo magnético".
As propriendades magnéticas dos materiais tem sua origem nos átomos, pois quase todos os átomos são dipolos magnéticos naturais e podem ser considerados como pequenos ímãs, com polos norte e sul. Isto é algo que decorre de uma somatória de dipolos magnéticos naturais dos elementos básicos da matéria (o "spin") com o movimento orbital dos elétrons ao redor do núcleo (pois este movimento cria um dipolo magnético próprio).

2007-01-31 11:38:19 · answer #1 · answered by Aliel SAINDO DO YAHOO 4 · 1 2

Pelo que me lembro é algo relativo as cargas elétricas dos elétrons dos corpos ferromagnéticos.

2007-01-31 19:07:06 · answer #2 · answered by ? 3 · 1 1

bom em qualquer atomo no seu subnivel sempre ha 2 eletrons com spin opostos e um horario e o outro anti-horario, que se anulam magneticamente, o ferro acreditao que em um de seus subniveis ha apenas 1 eletron orbitando oque causa uma polarizacao do atomo, quando temos um corpo de ferro (com particulas desorientadas) nao ha campo magnetico o envolvendo pois cada atomo esta com seu polo orientado para um lado oque tambem se anulam, mas quando fazemos circular uma corrente sobre ele esta corrente cria um campo eletrico e magnetico que orienta os atomos de ferro polarizando assim o corpo o tempo necessario para polariza-lo completamente se chama tempo de saturacao magnetica cujo grafico e denominado hestereze, mas o tempo de despolarizacao dependendo do material e muito rapido, colocamos entao substancias que ajudam a aumentar esse tempo criando imas "permanentes".
espero ter ajudado

2007-02-01 12:11:24 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 1

O que causa a existência dos polos em ímãs é a natureza dipolar do campo magnético. As cargas elétricas são consideradas monopolos e fontes de campo elétrico. No caso do magnetismo não existem essas "cargas magnéticas", pois a fonte de magnetismo é um dipolo. Cada constituinte do átomo possui um momento de dipolo, seja "orbital" (no caso de elétrons presos a um determinado núcleo) ou intrínseco (é o tal de spin, que não tem nada a ver com bolinhas girando sobre seu eixo!). Conforme o número de nêutrons, prótons e elétrons, é possível ter um momento de dipolo magnético diferente de zero. O que acontece nos materiais ferromagnéticos é que eles são átomos de número atômico grande, possuem elétrons que estão nos níveis f e g. Em alguns casos, dependendo da interação dos elétrons com o núcleo, um nível f (por exemplo) pode estar populado com cinco elétrons. Pelo princípio de exclusão de Pauli, esses elétrons vão estar todos com o "spin" igual. Assim, isso cria uma situação onde o momento de dipolo total do átomo é muito grande, e esse material é dito magnético. Há algumas complicações, já que os materiais de ímãs não são cristalinos, mas sim policristalinos. Ainda assim, pode haver uma certa orientação mútua dos átomos durante a formação do material (campo da Terra, outras rochas magnéticas por perto etc.) e porções do material vão estar com os dipolos orientados em uma dada direção enquanto outras regiões terão orientações globais diferentes. Essas regiões são chamadas de domínios, e é a direção de alinhamento desses dipolos que nascem os polos magnéticos (norte e sul). A estrutura é muito complicada. Em ímãs fabricados, o material é colocado em um campo direcional e depois esfriado, ou mesmo magnetizado por indução, de forma que quase todos os domínios se apresentem alinhados em uma única direção preferencial. Aí temos os ímãs com os polos norte e sul extremamente bem definidos, que são usados por aí. Mas no fundo, o que dá origem ao magnetismo é o alinhamento não aleatório dos "spins" e o que faz com que ele tenha esses polos é a natureza dipolar do magnetismo.

2007-02-01 09:13:10 · answer #4 · answered by Oráculo 4 · 0 1

A distribuiçao atomica das cargas eletricas confere ao ima o polo negativo e o polo positivo.

2007-01-31 21:41:41 · answer #5 · answered by Mystic 7 · 0 2

acredito que este é simplesmente mais um dos segrêdos da Natureza... Acho que o homem ainda não descobriu o porquê deste fenômeno em termos de atomística.

2007-01-31 18:56:47 · answer #6 · answered by Roberto 7 · 0 2

fedest.com, questions and answers