Formatar o HD nada mais é do que preparar o disco para receber arquivos. Por isso, ao formatar uma segunda vez, os arquivos não são necessariamente apagados, mas o "índice" que leva a eles é modificado e isso resulta, na prática, na perda dos dados (saiba mais).
Uma das situações em que a formatação do HD pode ser uma boa saída é quando o Windows começa a apresentar muita instabilidade e trava constantemente. Outros casos que podem indicar a necessidade de formatar o disco rígido são quando o sistema fica corrompido após um ataque de vírus ou quando fica lento devido a constantes instalações e desinstalações de programas feitas na máquina.
Sites e técnicos especializados em manutenção de micros recomendam que a formatação do HD seja feita uma vez por ano. "É para eliminar o 'lixo' adquirido durante o uso cotidiano da máquina", diz Arnaldo Mefano, da empresa de manutenção Computer Solutions. Esses arquivos inúteis são, em sua maioria, restos da desinstalação de softwares -uma situação que se agravou com o maior acesso, via Internet, a programas para download.
Atenção
Mesmo que você acredite que seu micro se enquadra em uma das situações que justificam uma formatação do HD, vale a pena checar se não há outras soluções.
Como a formatação, na prática, apaga todos os dados do seu computador, você precisa reinstalar o sistema operacional e copiar todos os arquivos que utiliza, num processo que leva horas.
há dois modos mais comuns para formatar um HD: a partir de um disquete ou a partir do CD-ROM.
No teste para elaboração desta reportagem, formatamos um HD de 80 GB usando o CD de instalação do Windows XP Home Edition, em inglês. A escolha do Windos XP não foi à toa: ele é o sistema mais usado pelo público do UOL Tecnologia, de acordo com estatísticas de audiência.
Antes de iniciar a formatação, lembre-se de gravar dados e programas importantes (veja dicas para isso).
Como não será possível ver esta página durante o processo de formatação, aconselhamos o seguinte:
TELA 1 - Insira o CD-ROM do Windows XP e reinicie seu computador
TELA 2 - Aperte qualquer tecla assim que o micro religar.
Caso a mensagem para dar boot pelo CD não apareça, reinicie o computador, aperte DEL ou F8 e ative essa opção (veja como alterar o boot para CD no manual da placa-mãe)
TELA 3 - Neste momento, não aperte nenhuma tecla (se você tiver necessidade de instalar um driver SCSI ou RAID, o que é pouco provável, peça ajuda a um usuário avançado)
TELA 4 - De novo, apenas espere o programa de Setup ser carregado
TELA 5 - Para formatar, aperte ENTER.
As outras opções são: R, para reparar eventuais danos no sistema operacional, e F3, para cancelar a formatação. Atenção: reparar o sistema não é o mesmo que formatar o HD e instalá-lo de novo
TELA 6 - Para formatar, aperte ESC.
Se apertar R, o programa irá reparar a atual cópia do Windows, e não formatará o HD
TELA 7 - Aqui, tecle D para apagar a partição existente.
Essa opção é a RECOMENDÁVEL porque, assim, o sistema faz nova verificação do HD e pode encontrar defeitos físicos no disco. Mas é possível começar já a formatação. Para isso, tecle ENTER
TELA 8 - Aperte ENTER para confirmar que pretende deletar a partição existente.
A tecla ESC faz retornar à tela anterior
TELA 9 - Aperte L para, de novo, confirmar que quer deletar a partição existente. O Windows pergunta isso duas vezes porque, a partir deste ponto, todos os dados serão perdidos.
A tecla ESC faz retornar à tela anterior
TELA 10 - Aperte C para criar a partição nova. Existe aqui uma opção de criar mais de uma partição. Você pode, por exemplo, usar uma partição para instalar o sistema, e outra, para guardar dados
TELA 11 - Aqui, enfim, é o início da formatação.
O recomendado é fazer a formatação completa, e não a rápida (Quick), utilizando preferencialmente o sistema NTFS, que é mais seguro. Saiba as diferenças
TELA 12 - Início da formatação. No caso do HD deste teste, de 80 GB, esta etapa durou pouco mais de uma hora
TELA 13 - Final da formatação. Apenas acompanhe
TELA 14 - Parabéns! A formatação está concluída. Com o disco já formatado, o Windows inicia o programa de instalação. Apenas acompanhe
TELA 15 - Antes de reiniciar o sistema, o programa pede para, se for o caso, retirar disquete do drive A. Mas, atenção, não retire o CD de instalação
TELA 16 - Começa a instação do Windows
--------------------------------------------------------------------------------
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
1- Tempo gasto
Formatar o HD com o CD do Windows não é apenas o primeiro passo para reinstalar o sistema.
Por isso, prepare-se para uma operação que, no caso do teste feito nesta reportagem, levou cerca de uma hora e meia para particionar e formatar o HD e cerca de 40 minutos para instalar o sistema. Depois, durou mais de uma hora o processo de baixar e instalar as atualizações do sistema.
2- Atualizações do Windows
Assim que instalar o sistema e se conectar à internet, nossa sugestão é que seu primeiro passo seja acessar o site Windows Update (clique aqui). Siga as instruções e baixe todas as atualizações do sistema.
3- Antivírus e firewall
Depois de tudo, não se esqueça de instalar um antivírus. Veja no site Linha Defensiva uma lista com sugestões de antivírus: http://linhadefensiva.uol.com.br/downloads/antivirus/.
Caso você tenha instalado o Service Pack 2 do Windows XP, ele já terá um bom firewall. Senão, veja sugestões em: http://linhadefensiva.uol.com.br/downloads/firewalls/.
4- Instalação dos drivers
Antes de fazer a formatação, certifique-se de que você tem gravado em disquete ou CD-ROM todos os drivers que são usados em seu micro. Eles precisarão ser reinstalados. O que é um driver? Segundo o site Linha Defensiva, "um driver é usado para que o sistema operacional se comunique com o hardware. Existem também drivers de software para software. Por exemplo, sua placa de vídeo precisa de um driver, assim como a placa de som e alguns monitores".
5- Formatação a partir de disquete
Fazer a formatação a partir de um disquete requer um pouco mais de conhecimento. Por isso, recomendamos que isso só seja feito com a ajuda de um usuário com mais experiência. Para resumir, o primeiro passo é criar um disco de boot. Depois, reinicie seu computador em modo MS-DOS. Use o programa FDISK para apagar a partição atual e criar uma nova. Depois, digite o comando FORMAT C: para iniciar a formatação. Ainda assim, depois, você precisará do CD para instalar o Windows.
6- Formatação com programa do fabricante do HD
Em geral, o HD de seu micro tem programas (disponíveis para download no site do fabricante) para análise das condições físicas do disco e para formatação. Para descobrir qual o fabricante de seu HD, uma dica é ir ao Painel de Controle (Control Panel) > Sistema (System) > Hardware > Gerenciador de dispostivos (Device Manager) > Unidades de disco (Disk Drives)
2007-01-31 15:58:13
·
answer #2
·
answered by wizard 6
·
2⤊
0⤋
acompanhe os slides: http://tecnologia.uol.com.br/album/0506hd_album.jhtm?fotoabre=-1
Muitas vezes, devido a algum problema, lentidão ou outros motivos, a única solução que achamos é formatar o HD, reinstalar o Windows e começar tudo do zero.
Também, pode-se querer trocar o Windows atual, por outro, seja ele mais antigo ou mais recente. Em todos esses casos, o procedimento para formatar o HD e reinstalar o Windows é idêntico, bastando apenas fazer pequenas adaptações ao caso.
Neste tutorial, serão explicados os procedimentos para apagar tudo o que há no HD e começar tudo de novo, como se o computador tivesse sido comprado ontem.
1. Antes de começar
1.1 O que é necessário
Antes de tudo, certifique-se de que tem o seguinte material:
O backup de todos os seus arquivos importantes (veja aqui como fazer);
O Disco de Inicialização do Windows (veja aqui como criar um ou pegue um pronto aqui);
O CD com os arquivos de instalação do Windows;
O CD ou disquete contendo os drivers de todos os dispositivos do seu computador;
De posse desses elementos, já podemos começar a "pôr a mão na massa".
2. Formatando o HD
Antes de mais nada, tenha certeza de que nenhum dos componentes da lista acima está faltando. Feito isso, tenha certeza de que tudo o que havia de pessoal e importante no disco rígido está salvo e em condições de ser restaurado. Faça as últimas verificações, pois essa vai ser a última vez que você está mexendo no Windows antes de reinstalar. Depois de tudo isso, insira o Disco de Inicialização do Windows no drive de disquete, diga o seu último adeus ao Windows atual e reinicie o computador.
No próxima inicialização, você não verá mais o Windows, e sim um menu com as seguintes opções:
1. Inicia o computador com suporte a CD-ROM
2. Inicia o computador sem suporte a CD-ROM
3. Exibe o arquivo da Ajuda
Escolha a opção 2 por enquanto, pois não vamos usar o CD agora. Espere o processo de boot terminar. Agora vamos apagar tudo o que há no HD. Digite o comando format C: e tecle ENTER. Uma mensagem de confirmação aparecerá para que você tenha certeza do que está fazendo. Siga as instruções na tela e espere a formatação acabar. Agora o seu HD está completamente VAZIO. Não há nenhum dado nele. Reinicie o computador com um CTRL + ALT + DEL mas não retire o disquete ainda. Irá aparecer novamente aquele menu de inicialização. Dessa vez escolha a opção 1.
3. Instalando o Windows
Insira o CD do Windows na unidade de CD. Em seguida, digite o comando e:\win98\instalar.exe (partindo do princípio que e: é a letra da sua unidade de CD). Bom, a partir daqui não há muito o que falar, pois a interface de instalação é autoexplicativa de modo que basta seguir as instruções que aparecem na tela. Durante esse processo, o seu computador será reiniciado várias vezes. A instalação do Windows concluirá e a Área de Trabalho aparecerá. A partir daqui, iremos para a parte final da reinstalação, que é a instalação dos drivers de dispositivo. Isso nós veremos no próximo passo.
4. Instalando os drivers de dispositivo
Os drivers são pequenos arquivos que farão os periféricos (som, modem, rede, vídeo, etc...) do seu PC funcionarem. Em PCs mais antigos, o Windows costuma instalar tudo automaticamente, mas PCs mais novos precisarão do CD da placa-mãe que deve vir junto com ele. Esse CD possui um aplicativo que instalará todos os drivers necessários para o seu PC de uma só vez.
Agora, se você não possuir esse CD, precisará procurar os drivers na Web e instalar um a um. Para saber como fazer isso, sugiro a leitura dos tutoriais abaixo, criados pelo colega pisperling, que irão oriéntá-lo nesse processo:
Identificação dos dispositivos de hardware
DriverGuide - Tudo o que você precisa saber
Instalando drivers no Windows XP e 98
2007-01-31 16:08:57
·
answer #3
·
answered by dilco 5
·
0⤊
0⤋
eu sei q vc tem q fzr um backup(pegar tds as informaçoes + importantes q vc tem no seu pc e coloka em um cd virgem ou em um pen-drive, ou outro drive qualqr q armazena documentos)
ai vc arruma um programa de windons(98,nt,xp) ou linux, se q sabe
ai vc intala ele, dp de instalado, o q demora pkas, vc coloka tds akeles documentos q vc pos no cd de volta no pc
pronto, ta formatado
pelo - eu formato o meu assim
espero ter ajudado
abraço
2007-01-31 15:59:28
·
answer #4
·
answered by Franciane G 1
·
0⤊
0⤋