.
Estão, sim, e a concentração de assassinos do idioma aqui no YR é altíssima!
E olha que eu nem falo isso em relação às abreviações e às variações de grafia - que eu também acho horríveis! - do "internetês", não: falo em relação a erros graves de grafia e concordância que são de envergonhar até o aluno mais medíocre de um curso elementar!
Já li absurdos do tipo:
"apresentace" - apresentaSSe
"combinar-mos" - combinarmos (SEM hífen)
"conhessesse" - conheCesse
"tapiando" - tapEando
"tragetória" - traJetória
"deiche" - deiXe
"neçessidade" - neCessidade
"carneficina" - carnIficina
e do tipo:
"o pessoal foram" - o pessoal FOI
"ele é um dos que falou" - ele é um dos que FALARAM
"não dá para mim fazer" - não dá para EU fazer
"ele quer que eu venho" - ele quer que eu VENHA
e por aí vai - infelizmente, até o infinito.
...
Tirando erros de digitação - que eu até acho perdoáveis, embora uma revisão do que se acabou de escrever não faça mal a ninguém -, quando encontro algum desses absurdos, eu SEMPRE corrijo e NEM sempre o faço com educação!
Acho um desaforo que qualquer indivíduo da parte mais privilegiada de nossa juventude, que tem acesso a computadores e à internet - e na maioria das vezes de dentro de seus confortáveis quartos - não seja capaz de honrar a grana que suas famílias (ou eles próprios) gastaram com sua educação.
Se eu desse um computador para um filho meu e o visse escrevendo errado como muita gente daqui faz, venderia o computador na hora e o faria aprender a dar valor ao privilégio de nunca ter tido que deixar a escola para trabalhar e ajudar no seu próprio sustento.
Se a parte mais privilegiada da sociedade de um país não sabe nem escrever corretamente, já dá pra ver que tipo de país esse é e será no futuro.
Ah... e se alguém ficar chateado quando eu o/a corrigir ou ficar melindrado pelo que acabei de escrever aqui, só lamento. Aliás, faço mais do que lamentar: recomendo que tome vergonha na cara e aprenda a escrever certo para não passar vexame de novo!
.
2007-01-31 08:50:15
·
answer #1
·
answered by m_amoy 5
·
2⤊
1⤋
A mim incomoda porque passei parte da minha vida ensinando esta língua. Não costumo corrigir, às vezes faço uma brincadeira, mas deixo cada um na sua.
2007-01-31 11:19:11
·
answer #2
·
answered by m_m_s 6
·
1⤊
0⤋
Talvez a minha resposta reste um pouco "off-topic" entre as demais... mas vale pela lembrança...
Uma professora de lingüística, cujo marido era economista, costumava dizer: "o bom economista luta contra o dinheiro e o bom lingüista contra a língua"... opunha-se, assim, às restrições normativas a que os "gramaticistas" aprisionam a língua, às vezes impedindo que percebamos que, sob a língua, jaz o mais importante: a comunicação. Essa professora, por sinal, comunicava-se muito bem, não só nas germânicas, como também nas latinas, altaicas e semíticas...
Hoje, apesar de ter deixado a lingüística em segundo plano na minha vida - segui a Economia, a Filosofia e a Computação - noto que, sempre que preciso explicar algo em outro idioma para algum brasileiro, esbarro nas suas dificuldades com a língua nativa - o que torna a SLA extremamente difícil...
Como diabos tu explicarias a alguém que não domine 'crase' que, em inglês, tu deves dizer "I went TO THE beach"? Essa pessoa não consegue visualizar os dois 'as' que antecedem o 'praia' em português, infelizmente... aliás... não entende, sequer, a lógica desse arranjo!!!
Existe um ponto em que o fato de não conhecermos nossa própria língua nos impossibilita de aprendermos as demais... mas um sólido conhecimento da ciência da gramática (universal) - essa sim deveria ser ensinada nos colégios - e um leve aprofundamento em metaplasmos, tornaria a comunicação entre os homens tão mais possível... e fascinante!
Quanto às correções... dá uma vontade de desistir, hmm?
Um dia uma aluna, comissária de bordo da "falecida", 32 anos, me entregou uma redação...
"Minha mãe MINHA ajuda muito"...
Foi o dia que abandonei a lingüística!
2007-01-31 11:03:42
·
answer #3
·
answered by Jacko D. 2
·
2⤊
1⤋
tambem meu amigo com um representante de uma nação como o sr sabe nada fica dificil.
2007-01-31 08:37:23
·
answer #4
·
answered by sombra do sol s 2
·
1⤊
0⤋
Notar os erros gramaticais, não tem quem não note...mas corrigí-los eu não corrijo, já que também estou sujeita a erros, porém vai uma dica: ao escrever sua resposta, use a ferramenta disponível do yahoo " verifique a ortografia" e se livra dos erros.
Um abraço!!!
2007-01-31 08:27:28
·
answer #5
·
answered by olhos cor de mel 3
·
1⤊
0⤋
Fico as vezes incomodado que mesmo com a facilidade da correção automática, algumas pessoas fazem questão de deixar errado. Algumas abreviações são toleradas já que muitas vezes o utilizador tem pressa, mas muitas vezes cometem erros inaceitáveis como omitir o "h" no inicio de algumas palavras. Estão matando a língua portuguesa há muito tempo e a internet não está ajudando em nada a não ser os sites de apoio a escrita. Não tentei corrigir porque não sou professor e não sei tanto quanto uma pessoa normal, portanto cometo erros e seria muito chato se eu tentasse corrigir alguém e eu tivesse errado.
2007-01-31 08:07:54
·
answer #6
·
answered by Maka 3
·
1⤊
0⤋
Isso acontece muito comigo mais não corrijo pra mostrar que sei mais e sim para que a pessoa aprenda a falar corretamente, e não nóis foi, nóis vinha ou tb outra muito boa nóis ia chega, esta realmente ninguém merece.
2007-01-31 07:55:32
·
answer #7
·
answered by adriana 3
·
1⤊
0⤋
Eu até iria responder essa pergunta, mas já discuti muito isso em uma comunidade do orkut destinada a estudantes de letras.
São opiniões diversas de estudantes, cada um tem seu ponto de
vista, e vc vai ficar impressionado como as pessoas nem sempre enxergam a falta de exatidão na gramatica algo tão ruim.
Enton se vc tem orkut acessa esse tópico da comunidade "Letras do Brasil"
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=61473&tid=2504601056171994070
É interessante, eles sabem mesmo do q estão falando, só a dona do tópico que é bem preconceituosa em relação as variações linguisticas.
E sim eu até me irrito, mas aprendi a lidar com as variações, qnd as mesmas são cabiveis!
Bye
2007-01-31 10:05:45
·
answer #8
·
answered by Jenny Jen 4
·
0⤊
0⤋
É, infelizmente estão mesmo "matando" a Língua Portuguesa, vejo alunos do Ensino Médio que não sabem ortografar as mais simples palavras. Infelizmente é o fracasso do ensino, é a Educação de hoje que está "agonizando".Eu não consigo ver um erro ortográfico e ficar calada, corrijo educadamente e com muito jeito.
2007-01-31 08:06:28
·
answer #9
·
answered by esperança viva 4
·
1⤊
1⤋
Realmente se deve dar valor à pronuncia adequada.
...corrigir alguem, bem antes tem q ver se num ser humilhação ou desacato a pessoa, o importante é saber q a pessoa tem interesse em falar direito.
2007-01-31 07:54:59
·
answer #10
·
answered by RUSSO 2
·
1⤊
1⤋