A construção das pirâmides
Métodos de construção
1.Introdução
2.As primeiras pirâmides
3.A grande pirâmide de Quéops
4.Métodos de construção
5.As teorias alternativas
6.Conclusão
Desde a época da Grécia antiga, as técnicas de construção das pirâmides têm sido objeto de amplas discussões. Poucos textos egípcios originais sobreviveram ao tempo e o nosso conhecimento sobre os métodos empregados naquela época deriva em grande parte de descobertas arqueológicas.
O primeiro relato da construção das pirâmides, neste caso da Grande Pirâmide de Gizé, foi feito pelo historiador grego Heródoto (484?-425 a.C.). Segundo Heródoto, esta pirâmide teria levado 20 anos para ser construída, por 100.000 escravos, com o uso de máquinas mecânicas. Hoje em dia, acredita-se que boa parte do relato de Heródoto seja impreciso, até porque ele visitou o Egito mais de 20 séculos depois da construção daquela pirâmide.
A construção de uma pirâmide envolvia várias etapas, incluindo o nivelamento do terreno, o alinhamento da base da pirâmide com os pontos cardeais, o corte dos blocos de pedra (e seu transporte até o local de construção) e o empilhamento dos blocos. O alinhamento da pirâmide e o mecanismo utilizado para elevar os pesados blocos de pedra são normalmente as fases consideradas mais "misteriosas", mas podem ser facilmente explicadas.
O alinhamento de uma construção em relação aos pontos cardeais ou a astros celestes não é nenhuma novidade quando falamos de estruturas antigas. Conhecimentos básicos de astronomia eram comuns a vários povos antigos, em vista de sua utilidade na agricultura ou conotações religiosas. Vários métodos simples são conhecidos para determinar a direção do norte a partir dos astros (e possivelmente os antigos usavam outros métodos nos quais ainda não pensamos) e os egípcios o faziam com um erro de menos de meio grau.
Determinar a direção do norte geográfico pode ser feito com facilidade a partir do movimento das estrelas ou do Sol. As estrelas fornecem um resultado mais preciso. Basta escolher uma estrela conveniente, marcar as direções no horizonte onde ela nasce e se põe e determinar o ponto médio entre elas. Outra opção seria basear-se em uma estrela polar, que por estar diretamente sobre o pólo permanece fixa enquanto a Terra gira. A partir da direção de referência, alinhada com o norte, a base quadrada da pirâmide era então montada usando-se novamente técnicas simples para a construção de linhas perpendiculares. Por exemplo, cordas podiam ser usadas para traçar dois círculos centrados ao longo da linha base e sua interseção definiria uma linha perpendicular à linha base.
As pirâmides eram, em sua maior parte, construidas de blocos de calcário retirados de pedreiras a vários quilômetros de distância. Uma vez cortados, os blocos eram transportados em trenós puxados por animais, em cima de "pistas" cobertas com barro para diminuir o atrito. Rodas seriam inúteis neste caso, já que afundariam na areia.
E como os blocos eram posicionados na estrutura da pirâmide? Em primeiro lugar, deve ser lembrado que os egípcios construíram pirâmides ao longo de aproximadamente mil anos, variando em local, dimensões e forma. Assim, o mais provável é que inúmeras variantes tenham sido empregadas, de acordo com os problemas particulares de cada construção. Heródoto acreditava que dispositivos mecânicos (alavancas, roldanas, etc) eram usados para levantar os blocos em conjunto com andaimes de madeira. Mais tarde, outro estudioso grego, Diodorus Siculus, sugeriu que grandes rampas teriam sido utilizadas, ao longo dos quais os blocos seriam puxados.
Atualmente, acredita-se que combinações dos dois métodos tenham sido utilizadas, variando de acordo com a pirâmide em questão. Sabe-se que as rampas realmente eram empregadas, já que restos destas estruturas (em alguns casos, até rampas completas) foram encontradas em vários locais. Os indícios encontrados mostram também que diferentes estilos de rampas eram usados, de acordo com a necessidade. Vários estilos, lineares e espirais, foram propostos por diferentes estudiosos. Os dispositivos propostos por Hérodoto poderiam ser usados apenas no deslocamento de peças menores e não dos blocos principais.
Ao contrário do que muitos pensam, sabe-se hoje que as pirâmides não foram construídas por escravos. Acredita-se que aproximadamente 5.000 trabalhadores especializados trabalhavam ao longo do ano, apoiados por mais 20.000 trabalhadores temporários que trabalhavam apenas alguns meses por ano. Muitos desses eram provavelmente fazendeiros que ficavam ociosos durante parte do ano em função das cheias do rio Nilo.
2007-01-31 06:19:01
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
2⤋
braça~. ehe eh
2016-11-16 10:40:44
·
answer #2
·
answered by Pedro 1
·
0⤊
0⤋
A tecnica jeday
2007-02-04 01:19:04
·
answer #3
·
answered by leocir b 5
·
0⤊
0⤋
Existem muitas explicações na história, mas nehuma convence, em todas existem perguntas que ninguém responde com convicção.
O problema da logistica na obtençaõ dos enormes blocos é insolúvel para a tecnologia suposta da época. Logo duas coisas são óbvias: ou os Egípcios tinham como produzir químicamente os blocos, ou o método de transporte é desconhecido até hoje.
Fico com a segunda hipótese, baseado em um fato escondido a sete chaves pelo governo americano e ocorrido na segunda guerra mundial, quando se buscavam uma forma de camuflar as embarcações em grandes travessias, a fim de fugirem dos submarinos inimigos. Esse experimento conseguiu tornar invisível um contratorpedeiro e transportá-lo de um porto a outro instantanemente.
O equipamento consistia em um aparato capaz de gerar um campo eletromagnético em torno do navio, campo esse capaz de alterar a constituição molecular por um tempo, e restituí-la em outro local determinado, esse experimento foi abandonado pelos efeitos colaterais sofridos pelas pessoas expostas ao campo, e também por estar sendo desenvolvido concomitantemente com a bomba atômica, com o sucesso desta o experimento foi deixado de lado.
O conhecimento do uso de campos eletromagnéticos pode ter sido do conhecimento dos construtores das pirâmides, o que facilitaria o trabalho de transporte e colocação dos blocos. Os demais trabalhos, como locação topográfica e alinhamento, já eram técnicas conhecidas de todos os povos que construiram.
Portanto acho que a técnica utilizada pelos egipcios era a de controle do campo eletromagnético e seu efeito sobre a matéria.
Para saber mais sobre esse experimento leia o livro em espanhol "Lo Experimento de Philadelfia"
2007-01-31 07:15:43
·
answer #4
·
answered by wanderleyfreitas 5
·
0⤊
0⤋
Engenharia e arquitetura
2007-01-31 06:32:43
·
answer #5
·
answered by Marloned 4
·
0⤊
0⤋
A mais comum de todas na antiguidade, trabalho escravo,alias como e como hoge em dia,quem vc acha q constroe estes monumentos atuais? Ganham esmolas, exceto o arquiteto!!. Eu entendo muito de egiptologia por isso eu te digo. nao acredite em contos de fadas!
2007-01-31 12:14:00
·
answer #6
·
answered by sarita 3
·
0⤊
1⤋
Pergunte aos Ets. Técnica inter-galática!!!
Hehehe
Não sei, mas imagino que de mta exploração do trabalho escravo.
2007-01-31 06:21:46
·
answer #7
·
answered by invisivel_aos_olhos 4
·
0⤊
1⤋
um escrito egipcio recentemente traduzido
mostra como fazer pedra
entao os egipcios antigos faziam a pedra da piramide
no proprio local
e nao traziam de longe
conforme se acreditava
2007-01-31 06:21:41
·
answer #8
·
answered by jaderdavila 6
·
0⤊
1⤋
Foi fácil: foi só colocar pedra sobre pedra...
2007-01-31 06:28:08
·
answer #9
·
answered by Tupy 5
·
0⤊
2⤋
Isso é motivo de questionamento até hoje.
2007-01-31 06:18:42
·
answer #10
·
answered by erica_austen 5
·
0⤊
2⤋