Oi Sacerdotisa,
Por mais que eu estude e aprenda sobre o argumento em que me acho um pouco mais informada que os demais, descubro que o leque se abriu de novo e que não sei nada ainda, me sinto uma idiota!
O sábio e o idiota
Confúcio filósofo chinês, certa vez teria dito no final de sua existência, que somente duas pessoas acreditam piamente no que diz, são eles: os sábios e os idiotas.
Mas o que é ser sábio?
Sem querer ser redundante, pode-se dizer que ser sábio é aquele que possui algo. Esse algo é a sabedoria. Façamos então a pergunta novamente:
O que é a sabedoria?
Tomemos por exemplo as palavras de Sócrates: “Só é útil o conhecimento que nos torna melhores”, ou o velho Aristóteles “A sabedoria é um adorno na prosperidade e um refúgio na adversidade”, ou ainda com Cícero “Não basta conquistar a sabedoria, é preciso usá-la”.
Em todas essas citações observamos um conceito em comum: a utilidade. É interessante que em nossa civilização ocidental, o conceito de sabedoria está intimamente ligado ao conceito de utilidade.
Assim, a sabedoria é um instrumento. Em Sócrates, por exemplo, se o conhecimento nos torna virtuosos, ou seja, possui a capacidade de nos tornar seres melhores do que realmente somos, temos assim a sabedoria.
Em Aristóteles, a sabedoria poderá ser um adereço em época de bonança, ou uma forma de minimizar o sofrimento em épocas contraditórias. Ainda em Cícero, vemos que a sabedoria só tem sentido quando é usada, ou seja, ela é deve ser praticada, possuir uma práxis. Mas será isso a verdadeira sabedoria?
Vamos ao conceito de idiota.
O idiota é aquele que faz idiotice. Dito de outra maneira, é aquele que não se preocupa com a utilidade das coisas. Seu conhecimento é inútil. Neste sentido é o oposto do sábio.
O idiota é um objeto que trata as pessoas como objetos. Ele não dissimula o seu verdadeiro ser, tentando aparentar o que não é. Ele vive o mundo das sensações, do prazer e da orgia.
Somente se preocupa em sentir, sem se preocupar com o amanhã, vive o hoje, o presente. Assim, vive feliz, sem problemas. Ele não progride, mas também não regride. E um ser acomodado, que se sente confortável onde está. Ele vive o vivido, o cotidiano.
Seu conhecimento é o particular. Se opõe assim ao sábio que pretende atingir o conhecimento universal. Acredita em sua plena liberdade e que pode se inventar e se reinventar a todo momento pois possui e sempre possuirá essa habilidade. Idiota é quem não sai de si. Vive feliz em sua ignorância, em sua alienação.
Assim, partindo da premissa aristotélica de que a verdadeira sabedoria é aquela que nos conduz a felicidade, ficamos a indagar: Será que a sabedoria como é entendida na filosofia ocidental, intimamente ligada ao conceito de utilidade, é a verdadeira sabedoria?
O sábio é um infeliz. Foi expulso do paraíso por sua excessiva racionalidade. O conhecimento, e por sua vez a sabedoria, nunca trouxe felicidade, somente dor e sofrimento.
Na verdade o idiota se torna sábio, por nada saber. Assume o seu nada. Vive na ignorância. Vive na felicidade. Assim, o sábio se torna um idiota, pois dissimula seu nada, querendo aparentar algo.
Quer demonstrar sabedoria, quando na verdade não a possui e nunca a possuirá. O sábio é um idiota e o idiota que é o verdadeiro sábio. Assim como na Filosofia. Ela é inútil, é idiota para um mundo comprometido com a utilidade das coisas.
Somente a verdadeira filosofia pode nos conduzir a felicidade. É na sua inutilidade, no ócio de suas idiotices, que seremos realmente felizes.
Para minha amiga com carinho.
♫ Um abraço! ♫
2007-01-31 04:45:44
·
answer #1
·
answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7
·
2⤊
1⤋
Não, não existe. Aliás, quanto mais aprendo, mais tomo conhecimento da minha ignorância.
....
2007-01-31 04:25:24
·
answer #2
·
answered by Zé 7
·
4⤊
1⤋
Nenhum...
Acredito que sempre há algo a se aprender
Kisses
2007-01-31 04:28:25
·
answer #3
·
answered by Math Girl 7
·
3⤊
1⤋
Como sofrer intesamente em 21 anos de vida
2007-01-31 04:24:55
·
answer #4
·
answered by Sonne 3
·
3⤊
1⤋
Sou um eterno aprendiz.
Por isso, nunca imponho minhas idéias... E creio que nunca nessa vida você sabe tudo sobre algo... Sempre há algo que você não sabe a respeito de algum assunto...
Abraços
2007-01-31 04:48:47
·
answer #5
·
answered by Bimbo 2
·
2⤊
1⤋
Cuidado com o sabe-tudo
Este tipo sempre quer ser o centro das atenções. Sabe (quer dizer, acha que sabe) um pouco de tudo. "Você surfa? Ah, também pego onda há um tempão", "Sei, claro que sei. Adoro jazz. Tenho uns 50 CDs", e por aí vai. Ele conversa sobre tudo e com todos, e até parece um super amigão. Cuidado: ele está mais para inconveniente.
Como identificar:
Ele sempre está com a garganta seca de tanto falar. É um expert em todos os temas que surgem na conversa e, em algum momento de sua vida, já teve uma experiência igual àquela que foi contada. Aliás, ele demorará umas duas horas para detalhar suas aventuras.
Como evitá-lo:
Aja igualzinho para que ele sinta a chatice que é estar ao lado de uma pessoa que não pára de falar. Nem tome fôlego; emende uma história na outra. Deixe-o constrangido por não ter espaço para contar suas peripécias. Se mesmo assim ele não se tocar, caia fora rapidinho.
bjs.
2007-01-31 04:39:48
·
answer #6
·
answered by Ricardão 7
·
2⤊
1⤋
"Só sei... que nada sei"
Sócrates
2007-01-31 04:38:42
·
answer #7
·
answered by Miss Blue Jeans 3
·
2⤊
1⤋
Sobre mim .Talvez eu não saiba tudo sobre mim ,mas sei mas que qualquer um daqui !!
"Já não me preocupo
Se eu não sei por quê
Às vezes o que eu vejo
Quase ninguém vê
E eu sei que você sabe
Quase sem querer
Que eu vejo o mesmo que você.
Tão correto e tão bonito:
O infinito é realmente
Um dos deuses mais lindos.
Sei que às vezes uso
Palavras repetidas
Mas quais são as palavras
Que nunca são ditas?"
2007-01-31 04:27:56
·
answer #8
·
answered by ♥ Nathy♥ 6
·
2⤊
1⤋
Sobre o aquecimento global.
2007-01-31 04:27:37
·
answer #9
·
answered by Viníciuanswer 3
·
2⤊
1⤋
apenas sobre minha própria vida.
2007-01-31 04:26:13
·
answer #10
·
answered by Tarcisio 3
·
2⤊
1⤋
Nenhum. Nem sei o sufuciente sobre mim, ainda saber sobre o resto?
É muito pra mim. Posso até saber alguma coisinha, mas tudo não...
Até onde me contaram eu era humano. Vai saber.
2007-01-31 04:26:12
·
answer #11
·
answered by Anonymous
·
2⤊
1⤋