Podemos afirmar que não. O tamanho do território brasileiro não é responsável pelas desigualdades sócias, e sim a forma em que ele é governado tanto é que os menores estados São os que tem menos desigualdades sócias, mas já os estados com maiores espaços geográficos são os menos desenvolvidos socialmente e economicamente.
Dai podemos afirmar que o tamanho do território brasileiro não é responsável pelas desigualdades sociais, e sim a forma que ele é administrado.
2007-02-02 02:54:52
·
answer #1
·
answered by daniellamiga 2
·
0⤊
0⤋
Claro que não. Se fosse assim a Rússia (maior pais do mundo), o Canadá (segundo maior pais do mundo), EUA e Austrália teriam os mesmos problemas que o Brasil.
As causas de tal desigualdade está relacionada com uma série de fatores: históricos, demográficos, econômicos, sociais e até mesmo climático e cultural.
Seria perfeitamente possível explicar a desigualdade por cada um desses fatores, mas temos que ter sempre em mente que a causa de tal desigualdade é na realidade, em última instância, o conjunto de uma série de nuances, cuja elucidação seria muito trabalho por apenas dois pontos virtuais.
Valeu?
Barbosa.
2007-01-31 12:19:18
·
answer #2
·
answered by BARBOSA® 7
·
1⤊
0⤋
Os parlamentares recebem um “SALÃRIO DE OUTRO MUNDO” do qual está “ACIMA DO TETO” e isento de ser utilizado no uso de GASOLINA, ROUPAS e MORADIA, afinal, os mesmos acessam gratuitamente a tais benefÃcios. Eles recebem o 13º, o 14º e o 15º salários e usam os imensuráveis bilhões de reais com verbas públicas, as quais são adquiridas graças ao suor dos desgraçados brasileiros que, por sua vez, recebem um salário quase “ABAIXO DO PISO” e ainda são adjetivados de “CHEFES”, pelo Tribunal Regional Eleitoral. Os nossos “IMAGINÃRIOS EMPREGADOS” possuem o direito de desfrutarem de gabinetes fartos de verbas, de terem férias quase “intermináveis” e de se aposentarem com apenas oito anos trabalhados, além de usufruÃrem o direito de possuÃrem várias APOSENTADORIAS. Aplicam gastos extraordinários com a utilização de passagens(OBS: NÃO PAGAM PASSAGENS E AINDA CONSEGUEM AVIÃES PARA VIAJAREM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!), correios, telefones e são facilmente absolvidos quando perpetram atos criminosos, afinal, os mesmos conseguem bons advogados e possuem a lei como uma forte aliada.
Todavia, os “TRABALHADORES COMUNS”, morrem nas filas dos hospitais por falta de verbas e ainda recebem um mÃsero salário sem, no entanto, receberem o 14º e o 15º salários. Os mesmos não gozam de qualquer tipo de segurança, trabalham longos anos para conseguirem uma aposentadoria e pagam para obterem a gasolina, as roupas, a moradia, as passagens( OBS: PAGAM AS PASSAGENS E NÃO CONSEGUEM AVIÃES PARA SE LOCOMOVEREM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!, o telefone, etc. Eles vivem em um paÃs contendo milhares de desempregados, inúmeros aposentados desditosos e que ainda possui o seu setor de transportes tornando-se cada vez mais tenebroso. Os brasileiros sobrevivem expostos à tamanha desigualdade social, desfalecem em um paÃs que tem o seu setor de saneamento básico entre os piores do mundo e que está enquadrado entre os 10 paÃses mais pobres do mundo, conforme a última pesquisa elaborada pela ONU. E, como se não bastassem à s infinitas desolações das quais a população enfrenta, a mesma ainda tem o desprazer de observar os parlamentares sumirem da câmara federal em época de eleições, ou seja, um ato indecoroso e inadmissÃvel.
NÃO SERIA MELHOR UTILIZAREM ESSE AUMENTO DESTINADO A POLÃTICOS, NA CÃMARA FEDERAL, PARA INVESTIREM NO PRECÃRIO SETOR DE TRANSPORTES DO BRASIL?
2007-01-31 04:26:14
·
answer #3
·
answered by Ricardão 7
·
1⤊
0⤋
Claro que não!
Nós, brasileiros temos um grande privilégio de morar em um país tão lindo, grande e abençoado...
O que acontece é que os governantes não sabem ou não querem distribuir a renda.
2007-01-31 22:50:16
·
answer #4
·
answered by cinderelamoderna 5
·
0⤊
0⤋
Vamos ser claros, como pede.
Teoricamente, a grandeza de um território não é fator de perturbação social, já que o país está dividido em Estados que possuem uma relativa autonomia governativa e, em cada um, deve haver um Plano de Desenvolvimento Regional que aproveite da melhor maneira as potencialidades de cada território e aplique essa mais valia num desenvolvimento social equilibrado em prol da respectiva população.
Na prática, sabemos que cada território estadual tem um grau diferente de riqueza. Assim, se não houver um sentido nacional de solidariedade, que abarque todo o território brasileiro, resulta que, forçosamente, os Estados mais dotados em riquezas próprias vão crescendo mais, gerando-se duas velocidades no ritmo de desenvolvimento global do País.
Também não valerá a pena mandar as habituais culpas aos políticos. Em democracia são os eleitores que escolhem os eleitos, pelo que a responsabilidade pertence, em primeiro lugar áqueles. Por outro lado, a solidariedade entre populações, não se decreta nem é exclusivo do Governo. Ela pratica-se também através das populações e das suas organizações cívicas.
A grandeza de um território pode ser uma vantagem acrescida se a sua população, política e socialmente o quiser!
2007-01-31 07:06:44
·
answer #5
·
answered by R Campos 5
·
0⤊
0⤋
Acredito nessa possibilidade porque o Brasil é um país muito grande e sendo assim exige muito mais para que todos estejam em condições melhores. A má distribuição da renda, precária educação, saúde, saneamento básico, atendimento hospitalar, políticos com muito dinheiro nos bolsos, má administração do governo são vários fatores que fazem pessoas terem demais e outras de menos. Se ao menos todos estivessem em condições um pouco mais humanas, já seria melhor.
2007-01-31 04:25:45
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
O tamanho não é o responsável, mas sim a má distribuição de renda e de terra, que torna imensas áreas improdutivas.
Enquanto não houver uma concretização do governo a respeito
disso, o país viverá a desigualdade social.
2007-01-31 04:16:22
·
answer #7
·
answered by Olly 5
·
0⤊
0⤋
O Brasil tinha que ser dividido em vários outros países, porque somos um povo muito perdulário.
2007-01-31 06:08:29
·
answer #8
·
answered by frankestein 6
·
0⤊
1⤋