English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias
0

Tenho uma amiga que faz faculdade e esta devendo uns 5 ou 6 meses, periodo passado ela tentou negociar e eles dividiram o débito em 4 de R$812,00, fora a mensalidade que era de R$530,27, ou seja impossivél ela pagar, e agora que vai começar o ano letivo novamente ela gostaria de saber o que fazer pois a faculdade não quer nem saber se ela pode ou não pagar, eles querem receber, lógico que a vontade é pagar mas não dessa maneira, ela quer que eles dividam em mais vezes e eles não querem. Me falaram pra ela entrar com um mandado de segurança(o que quer dizer mandadno de segurança?)
O que pode ser feito?

2007-01-31 02:51:24 · 2 respostas · perguntado por Mila 2 em Educação e Referência Nível Superior

2 respostas

Nesse caso ela não poderá fazer matrícula para o próximo período, só se a faculdade quiser...
Tenta pegar um empréstimo bancário dividindo as prestações nos valores que ela pode e consegue pagar. Se ela trabalha, poder ver se a empresa tem algum contrato de empréstimo consignado com algum banco. Ou então, se ela tem férias e 13º para receber, pode tentar um adiantamento com a empresa que ela trabalha, muitas empresas adiantam para seus empregado em caso de emergência como o dela. Se não der... a última solução é apelar para pai, mãe, irmãos, parentes ou alguém que esteja disposto a ajudá-la. /eu digo isso, porque já aconteceu o mesmo comigo e apelei pra tudo que podia, só que no meu caso a faculdade foi mais maleável e me ajudou também.@

2007-01-31 03:05:06 · answer #1 · answered by Rocha 5 · 0 0

Com relação ao mandado de segurança, posso esclarecer que:
a) É um recurso à justiça cuja finalidade é resguardar o direito líquido e certo, e
b) No caso de sua amiga o mandado de segurança não se aplica porque a faculdade tem sim o direito, garantido por lei, de negar a matrícula no próximo período letivo se o aluno estiver inadimplente (lei 9870/99, artigo 5º). O que a faculdade não pode é cancelar a matrícula ou adotar outras sanções acadêmicas com o ano letivo já em andamento.
Quanto à sua amiga, além das opções já apontadas na outra resposta, ela pode considerar a opção de deixar os estudos por um semestre, durante o qual, em lugar de pagar as mensalidades, pagará a dívida. Em agosto de 2007 ela voltaria a estudar. Nesse meio tempo, as horas que ela dedicava aos estudos pode dedicar a estudar por conta própria temas ou habilidades que sejam de interesse de sua futura profissão e que as faculdades muitas vezes não ensinam. Com isso amenizará a sensação de estar perdendo um ano na vida e ganhará em qualificação.
Já vi gente alongar uma dívida vendendo um automóvel à vista e comprando outro a prazo; mas isso sai caro. Não sei se vale a pena.

2007-01-31 05:00:02 · answer #2 · answered by Lucas_P 1 · 0 0

fedest.com, questions and answers