English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Com certeza é um comportamento normal para a idade dela. Às vezes se recusa a colaborar com a ordem dentro de casa, outras vezes falta com educação tanto com a gente (pais) como com visitantes, outras vezes não quer estudar, se recusa a fazer outras atividades extra classe, como música ou estudar outra língua, enfim, é um comportamento rebelde.
Então gostaria de uma opinião de alguém que entenda sobre educação dos filhos, para poder tomar as atitudes corretas com ela, ou seja, não ser muito rude ou o outro extremo, e deixar correr muito solto.
Se alguém puder me ajudar, ficaria muito grato.

2007-01-31 00:05:25 · 21 respostas · perguntado por Celso Miguel 2 em Educação e Referência Educação Doméstica

21 respostas

Celso Miguel -
Jamais BATA na sua filha ou em quem quer que seja, se violência resolvesse alguma coisa, há muito tínhamos restaurado o Paraíso. Outrossim, se sua filha começar a te obedecer por MEDO de apanhar, isto significa que o Sr. a está DOMANDO ou DOMESTICANDO e a educação VERDADEIRA esta passando ao largo. Nessa fase da adolescência todos nós somos rebeldes por conta desse mundo louco que exije tanto de nós e nesta fase pensamos que indo de encontro as normais e preceitos estamos sendo nós mesmos, uma questão de auto-afirmação. Acredito que uma conversa franca, olho no olho e muito amor e carinho no coração se operam milagres, responsabilidade e realidade, temos que tentar fazer entender aos nossos filhos que a vida está cada vez mais complicada e que devemos mais e mais nos unir e nos harmonizar para ter valido a pena ter vivido e ter deixado filhos para perpetuar nossa existência.
Espero ter colaborado e não esqueça da herança que estás plantando no coração e na cabeça da sua filha, ela é o FUTURO e tenho certeza que o Sr. saberá torná-la uma cidadã do Mundo.
Abraços e muita compreensão e boa convivência.

2007-01-31 00:33:07 · answer #1 · answered by munchausen 7 · 0 0

Achu que a conversa, e o respeito tanto tanto de sua parte quanto da parte de sua filha. Eu sinceramente não tenhu filhos, mas tenhu 5 sobrinhos que passam a maior parte do tempo comigo todos na mesma faixa de idade, 2 deles são bem rebeldes, e achu que de uns tempos pra cá vem melhorando o comportamento dia dia, issu por que não as trato como sobrinhos ou crianças, trato elas como se fossem meus amigos, deixando que as mesmas tomem decisões sozinhas, issu de um certo modo força a responsabilidade e a revisão de suas proprias atitudes.
Um abraço e boas sorte

2007-02-01 12:21:09 · answer #2 · answered by Sadamzin 1 · 0 0

Porrada! muita porrada até ela aprender que quem manda é voce , e tire as regalias dela,como ver tv, sair,brincar...até ela melhorar. faça trocas, ela ajuda ela pode, ela não ajuda ela não pode.

2007-02-01 11:02:00 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Não se preocupe é apenas uma fase da vida.Ela pode começar a agir de modo pior apos um tempo.
Se essa faze não passar muito rapida ela pode virar gotica mas no sentido que os jovens usam, isso pode vir a ocasionar maquiagem preta e se vestir de preto.
mas o certo é falar com ela perguntar calmamente oque aconteceu, em sua cidade tem um zoologico? então a leve pois os animais podem a acalmar. Bater só vai piorar a situação, coisas como essas tem que se desenrolar com calma, não a obrigue a mudar pois isso pode afetar seus pensamentos, se antes ela acha que você é um otimo pai se você obrigar ela pode achar que você é um pessimo pai. Tchau.

2007-02-01 10:52:48 · answer #4 · answered by rodrigo_hellman 1 · 0 0

olá Celso,
nao é facil, passei por isso com 4 filhos e até hoje ainda passo, embora eles mais velhos que sua filha alguns anos. se sentem os" donos da cocada preta"... é isso mesmo, sao rebeldes e se acham. normalmente sentem vergonha dos pais, nos acham chatos e "cafonas". mas dependem de nós pra tudo. na minha época, digo do tradicionalismos mesmo, ai como a cinta cortava nosso couro, hoje nao se faz mais isso... mas quer saber? umas palmadas resolve sim. muita conversa é necessario. acho que começa por aí. fale bastante com ela, mostre a importancia dela no contexto familiar e a faça ver que ela tem direitos, mas deveres a chamam todos os dias. se preciso for, tire o que ela mais gosta, quem sabe ela nao se emenda um pouquinho? pretençao nossa, querer tudo deles. sao os donos da verdade. rsrs converse muito, muito mesmo e nunca se canse. incansável o nosso trabalho de educá-los, bjs e sucesso nessa tarefa. rs

2007-01-31 22:14:54 · answer #5 · answered by jullia 2 · 0 0

A rebeldia é uma característica desta geração onde os pais tem medo dos filhos o papel dos pais é reverter esse inatural processo para que essa menina não se transforme em um adulto mal educado.As vezes não se é pronto para ser pais educadores eu seria muito rude e depois de algum mínimo resultado obtido afrouxaria um pouquinho...de pouquinho em pouquinho ele verá quem comanda.Não é justo os pais terem medo dos filhos.Una criança de 11 anos tem uma personalidade em formação e São os pais responsáveis por essa formação.

2007-01-31 20:15:25 · answer #6 · answered by Papillon 7 · 0 0

Seja pai, porém amigo, converse com ela, pergunte o que está acontecendo, às vezes, devido a nossa jornada de trabalho um tanto quanto estressante, esquecemos de dar atenção aos filhos conforme gostaríamos, saia mais em família, procurando não fazer por obrigação e sim como lazer, existem várias opções.
Bater não adianta e revolta mais ainda, imponha limites, Gritar, falar palavrões, não leva a lugar algum. Crie as obrigações: arrumação do próprio quarto, estudar e ter boas notas, caso tenha dificuldades pedir auxílio. Caso haja necessidade, aplique castigos: tire o que ela mais curte fazer. Tipo: Computador, assistir TV, patins...
Pergunte do que ela gosta de fazer, ao invés de acrescentarmos conhecimento, acabamos por sobrecarregá-los, impondo à nossos filhos o que gostamos.
De mais a mais seja franco e verdadeiro, independente de idade, elas não gostam de mentiras.
Mesmo que a verdade possa ser dura e real, seja franco e fale das suas dificuldades, expresse os seus sentimentos.
Fique com Deus!!!

2007-01-31 13:48:24 · answer #7 · answered by olhos cor de mel 3 · 0 0

A ordem da casa, os visitantes, atividades extra-classe é o que menos importa. Os visitantes nunca podem ser mais importantes que sua filha. Talvez ela prefira outras atividades extra-classe. Talvez ela não tenha o mesmo senso de organização que os senhores.

O mais importante é ela se sentir amada. Essa é uma experiência de um filho (neto) que um dia será pai.

Provavelmente se ela é "rebelde" com a idade que tem, está querendo chamar atenção para si. Precisa de mais atenção, não de mais disciplina. Veja o que essa criança precisa.

2007-01-31 12:31:59 · answer #8 · answered by bruno 2 · 0 0

Celso,
minha filha passou por essa fase, e hoje está com 15 anos.
É mesmo uma situação chatinha, mas fique tranquilo que passa.
Não tenho nenhum manual de instrução para educação de filhos.
Mas com os meus, faço o seguinte.
Tem que acordar, arrumar o quarto, ajudar nos afazeres domésticos. Não me interessa o tamanho do "beiço" que vão fazer. No final, eles até gostam de ajudar.
No contra turno da escola, eles fazem inglês, obrigatoriamente.
Morrem de preguiça, mas levo-os até lá, vejo entrar na escola e depois vou buscar, prá não ter jeito de escapar.
Já tivemos a idade deles, fomos preguiçosos do mesmo jeitinho, mas não tínhamos oportunidade de externar tudo isso porque senão certamente apanhavamos.
Como hoje não podemos e não queremos usar de violência, o melhor é TODOS OS DIAS, mesmo sendo um saco, reforçar o dever que nossos filhos tem para com a família.
Eles chegam a rodar os olhos, mas não importa.
Eles só obedecem a comandos, não costumam fazer nada sozinhos (no que diz respeito a tarefas), então não pense que falando 1 ou 2 vezes eles vão acordar fazendo tudo bonitinho.
Tenha paciência, meu amigo............
O negócio é ser repetitivo e usar de muita conversinha com ela.
Não sei se vai te ajudar, mas prá mim tem dado certo.
E olha que meus filhos me amam de paixão, vivem fazendo declarações de amor até publicamente!

Um abraço

2007-01-31 08:53:37 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

completamente normal!
nessa idade os hormonios estão borbulhando, o corpo se tranformando e essa descarga química no sangue deixa a psique do adolescente meio perturbada, indecisa, com dúvidas...
dê à ela carinho, atenção e compreenção
procure sempre escutá-la.
pergunte sem questionar
responda sem querer ensinar
haja como um amigo, aproxime-se!

2007-01-31 08:46:34 · answer #10 · answered by uellmac 2 · 0 0

descer a mão

2007-01-31 08:33:16 · answer #11 · answered by rtyuik 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers