O tabu existe e seu objetivo é silenciar aquilo não temos coragem de fazer porque e pecado ou por que as pessoas vão falar
2007-01-31 01:11:57
·
answer #1
·
answered by vivian 2
·
0⤊
0⤋
Tabu é aquilo que as pessoas não costumam falar ou fazer, ou ainda algo que não acontece a um determinado período. Seria correto dizer que uma moça que não namora a 6 meses ou 10 anos, tem um Tabu? A naturalidade ou a falta dela não pode ser encarada como tabu.
2007-01-31 08:04:42
·
answer #2
·
answered by zerenda2000 4
·
1⤊
0⤋
Oi, Clio. Em resposta a sua pergunta, é preciso esclarecer primeiro o que é tabu. O tabu é uma convenção cultural, uma regra, que proíbe certas práticas sociais, que é passada de geração para geração. Essas regras têm sempre um fundo moral, e são coercitivas, isto é, são impostas a todos os membros da sociedade, obrigando-os a cumprirem-nas. Nem sempre o que é natural é um tabu. Por exemplo, na natureza os animais copulam entre si (pais com filhos), isto é natural, mas na sociedade humana, a cópula entre pais e filhos é proibida, isto chama-se incesto. Segundo o antropólogo Lévis-Strauss, esta proibição - o tabu do incesto - emancipou a civilização ocidental, ou seja, os homens romperam com o estado de "selvageria" em que viviam nos primórdios da humanidade, criando regras para perpetuar a sua espécie, essas regras têm por origem a cultura.
Isto quer dizer que, o que os homens julgam ser natural é antes uma convenção estabelecida por eles por meio da cultura. Assim, certas orientações sexuais (homossexualismo, bissexualismo etc.); certas práticas sexuais (sexo anal, onanismo etc.) são encaradas como tabus por certas culturas, mas não são por isso antinaturais.
Por serem tabus, são reprimidas, e como a regra moral tem poder coercitivo - não só social, mas sobretudo psicológico -, quando exercidas, na maioria das vezes, o são com medo, gerando sentimento de culpa, daí a perda da naturalidade, se entendermos por naturalidade aquilo que é "culturalmente aceito pela sociedade".
Concluindo, a resposta para a sua pergunta é exatamente o inverso da sua questão: o tabu, ao proibir certas práticas sociais, faz com que essas mesmas práticas sejam exercidas sem naturalidade, uma vez que passam a ser proibidas, e quando transgredidas, fazem do agente um pervertido, tanto para si mesmo quanto para os demais membros da sociedade.
Um abraço !
2007-01-31 00:55:11
·
answer #3
·
answered by croata_sp 4
·
0⤊
0⤋
Depende da situação. Tem casos em q as pessoas agem forçadamente q parece mais artificial, pra parecer ser o q não é entende??
Tabu é um assunto de que simplesmente não se fala por várias razões: porque é alvo de opiniões contraditórias, porque é um assunto que interfere com a sensibilidade das pessoas, etc. Também pode ser considerado como qualquer assunto inaceitável ou proibido em uma determinada sociedade.
2007-01-31 00:21:32
·
answer #4
·
answered by BBPatinha 3
·
0⤊
0⤋
Não necessariamente, mas , penso que tudo que levamos á sério demais torna-se amargo.. quando atravessarmos os córregos de chuva atrasados para o nosso dia de trabalho, um amigo inesperado marca o no nosso cartão de ponto, é proibido, mas ele não levou á sério, amizade esteve em primeiro plano, com naturalidade ele quebrou um tabu, uma norma interna de uma empresa, para todos é proibido,,, assim é a vida, as vezes , de quando em quando...não devemos levar á sério ao extremo.... e banir a amargura....bj
2007-01-31 00:19:02
·
answer #5
·
answered by vcavalo 3
·
0⤊
0⤋