Em sentido latu sensu, poderiamos considerar genericamente sinonimamente.
Em sentido latu, etimologia significa origem e semantica significa a propriedade.
2007-01-31 07:15:13
·
answer #1
·
answered by exclusivodellas 2
·
1⤊
0⤋
Não. A etimologia estuda a ORIGEM das palavras, enquanto a semântica estuda seus SIGNIFICADOS, ou seja, analisa a construção dos significados.
Vejamos por exemplo uma análise de cada um. Se fizermos a análise etimológica da palavra escândalo, encontraremos:
escândalo < scandalu < scandalum < skhandalón
Obs.: < significa "que veio de"
- scandalu era em latim vulgar
- scandalum, latim clássico
- skhandalón, em grego
Se formos analisar a semântica, procuraremos o contexto:
Por exemplo, a semântica da palavra escândalo na Bíblia não é a mesma do uso popular. Quando se fala "Maria fez o maior escândalo", significa que ela fez uma gritaria, fez barulho, perturbou a paz. Já na Bíblia, quando se diz que alguém foi motivo de escândalo, significa que ele levou alguém a errar. Isso são diferenças semânticas.
Toda palavra possui quatro níveis: o fonológico (o som), o morfológico (a forma), sintático (sua função em determinado contexto) e o semântico (o significado).
Sua etimologia é sua origem.
2007-01-31 12:16:43
·
answer #2
·
answered by Alyson Vilela 6
·
4⤊
1⤋
Etimologia é o estudo da origem das palavras, semantica é a significação dos signos linguisticos e abrange um campo muito mais complexo.
Embora que para estudar a significação das palavras é necessario estudar suas origens, ou seja a etimologia, semantica e etimologia são coisas distintas.
Bye
2007-01-31 10:12:15
·
answer #3
·
answered by Jenny Jen 4
·
1⤊
0⤋
Nada a ver. Etimologia explica a origem da palavra (grego, latim, radical, etc..) Semantica é a parte da gramática que estuda os significados. A etimologia está mais proxima da Sintaxe que estuda a formação das palavras, mas não exatamente sinonimo
2007-01-31 08:06:19
·
answer #4
·
answered by ♥ ValLindinha GHOST♥ 6
·
1⤊
0⤋
Etimologia (do grego antigo á¼ÏÏ
μολογία, composto de á¼ÏÏ
μον e -λογία “-logia”[1]) é a parte da gramática que trata da história ou origem das palavras e da explicação do significado de palavras através da análise dos elementos que as constituem. Por outras palavras, é o estudo da composição dos vocábulos e das regras de sua evolução histórica.
A semântica (do grego ÏημανÏικÏÏ, derivado de sema, sinal) refere-se ao estudo do significado, em todos os sentidos do termo. A semântica opõe-se com frequência à sintaxe, caso em que a primeira se ocupa do que algo significa, enquanto a segunda se debruça sobre as estruturas ou padrões formais do modo como esse algo é expresso (por exemplo, escritos ou falados). Dependendo da concepção de significado que se tenha, tem-se diferentes semânticas. A semântica formal, a semântica da enunciação ou argumentativa e a semântica cognitiva, por exemplo, estudam o mesmo fenômeno, mas com conceitos e enfoques diferentes.
2007-01-31 08:04:58
·
answer #5
·
answered by Sonia CrazySoh 2
·
2⤊
1⤋