Clique e leia por completo esse excelente artigo da National Geographic: http://nationalgeographic.abril.com.br/100melhores/historia/historia_beleza.htm
Transcrevo abaixo a parte referente aos cabelos.
"No mundo da beleza existem muitas variações sobre o mesmo tema, mas uma coisa é certa. Toda cultura tem seu dia de desalinho. Na Austrália central os aborígines carecas Aranda usavam perucas de penas de ema. Do mesmo modo, os Azande do Sudão usavam perucas feitas de esponja. Deixar crescer o cabelo para os Ashanti da Nigéria faz com suspeitem que você está pensando em matar alguém, enquanto no Brasil os Bororós cortam o cabelo em sinal de luto.
O cabelo possui outras sombras de significado. Embora o arquétipo do herói macho na civilização ocidental seja alto, moreno, e simpático como Cary Grant, as mulheres loiras às vezes se divertem mais.
Loiro é a cor de princesas de contos de fada como Cinderela e Rapunzel, sem contar a sereia de Farewell, My Lovely, sobre quem Raymond Chandler escreveu: "Ela era loira. Uma loira de fazer um bispo estilhaçar um vitral".
Jean Harlow era loira. Como também Carole Lombard e Marilyn Monroe (somente suas cabeleireiras sabiam ao certo), que disse que ela gostava de "sentir-se toda loira". Uma colega de cabelo moreno reconhece a "ansiedade loira", acrescentando a observação de que na Califórnia as loiras sofrem de insegurança loira. "Elas não acham que são loiras o bastante".
As empresas produtos para o cabelo estimam que nos EUA 40 por cento das mulheres que tingem o cabelo escolhe o loiro, uma opção que as mulheres também faziam na Grécia antiga. Da perspectiva biológica alguns pesquisadores dizem que o loiro sugere uma aparência infantil. Muitos recém-nascidos são loiros e escurecem com o tempo.
Que outros sinais o cabelo transmite? Na maioria das sociedades, cabelo curto significa sobriedade e disciplina: Pense em West Point, monges budistas, e prisão. Cabelo comprido significa liberdade e comportamento não convencional: Pense em Lady Godiva e Abbie Hoffman. O cabelo diz que você está crescido, e é hora do primeiro corte. São os estágios da vida, da maria chiquinha ao rabo de cavalo e aos cabelos grisalhos.
"É assim que eu era aos cinco anos", me diz Noliwe Rooks, uma professora assistente visitante de história e estudos afro-americanos em Princeton.
Estamos em sua mesa de jantar bebendo chá conversando sobre cabelo – o afro-americano especificamente – e como ele define cultura, política, e a tensão entre gerações. A foto que ela me mostra é de uma garota com um grande cabelo afro em pompom olhando para a câmera.
"Minha mãe era uma ativista política, então eu usei o cabelo assim até os 13 anos", Rooks diz, sorrindo.
"Minha avó tinha problema com isso. Eu era a única neta, e ela não agüentava aquilo. Não era bonito. Não era feminino. Não dava para usar tiaras. Todo verão minha mãe me levava para a Florida para ficar com ela. Assim que minha mãe partia, minha avó me levava ao salão de beleza Miss Ruby e endireitava o meu cabelo. Problemas entre minha mãe, minha avó, e eu giravam em torno do meu cabelo".
Na faculdade Rooks resolveu deixar o cabelo embaraçar, deixando-o crescer em finos "dreadlocks".
"Antes que eu pudesse contar a minha avó, ela teve um derrame. Eu me vi num avião voando ao seu encontro, ensaiando como eu explicaria o estilo. Os médicos não sabiam a extensão dos danos. Ela não falava. Só balbuciava sons. Não dava para eu usar um chapéu para esconder o cabelo. Eu estava na Florida. Quase 30oC. Entrei no quarto do hospital, esperando pelo pior, quando subitamente ela abriu os olhos e olhou para mim. ‘O que você fez com o seu cabelo?’ ela disse, recuperando de repente a fala".
Depois que sua avó morreu, Rooks se viu diante o espelho cortando o cabelo em sinal de luto.
"Quando minha avó estava no hospital, eu escovei o cabelo dela. Eu tirei os cabelos grisalhos da escova, coloquei num saco plástico, e coloquei-o em frente a sua foto. Aquilo era cabelo para mim. Havia muito ali que definia o nosso relacionamento. Significava proximidade, e por fim, aceitação".
Obs1: A resposta ao seu questionamento como se analisa no artigo supracitado, tem grande chances de ser essa: "Da perspectiva biológica alguns pesquisadores dizem que o loiro sugere uma aparência infantil. Muitos recém-nascidos são loiros e escurecem com o tempo."
Conclusão: Crianças "geralmente" não são levadas a sério...Alias, a maioria nem se preocupa com elas....
Obs2: Me emocionei muito na parte que a Noliwe Rooks descreve a relação com a sua avó através dos cabelos...Deu pra entender agora o quanto esse assunto é caro (estimado) as mulheres?
Psiu...Olha essa propaganda...olha a delicadeza da "descoberta"...Curioso, quando você amar de verdade, empenhe tempo buscando o "melhor ângulo" da sua eleita....
http://www.youtube.com/watch?v=JlIAtOVY4qo
Lindoooooo, né?
2007-01-31 09:40:10
·
answer #1
·
answered by ■■■■■■■■ 4
·
1⤊
0⤋
A ABCL surgiu do preconceito,nem todas as loiras são burras,conheço várias que são mais inteligentes que eu que sou morena.Quanto as piadinhas de loira burra ,rolam porque algumas loiras gostam só de cuidar da aparência e a água oxigenada danifica o QI delas.
2007-01-30 23:05:13
·
answer #2
·
answered by DENISE MACDONALD´S 6
·
1⤊
0⤋
não acredito q tenha sido uma associação criada por homens, mas sim por mulheres morenas
enfim, pessoas bonitas geralmente possuem muitos pretendentes... e quem possui muitos pretendentes, acaba saindo muito e ocupando grande parte do seu tempo se divertindo ou tentando ficar ainda mais bonita... logo, este tipo de pessoa dedica menos tempo de sua vida estudando do q uma pessoa feia q não tem pretendes, não consegue sair tanto e não vê motivo para se esforçar tanto para ficar mais bonita... logo, desde criança, as pessoas mais feias geralmente acabam estudando mais e, conseqüentemente, exercitando mais o seu cérebro... esse fato, ao longo do tempo, faz com q as pessoas q mais estudaram desenvolvam mais suas habilidades mentais, tendo um QI muito, muito mais alto do q aqueles q estudaram menos... por isso, depois de anos na mesma situação, pessoas feias tendem a ser mais inteligentes q pessoas bonitas... inversamente, pessoas bonitas tendem a ser menos inteligentes
daí criou-se a associação de q pessoas feias são inteligentes e pessoas bonitas são burras...
a partir desta associação, acredito q o conteito "loira = burra" foi uma conseqüência... algo do tipo:
pessoas bonitas são burras
loiras são bonitas
logo, loiras são burras
de qualquer maneira, essas associações e generalizações são ridículas e falhas... há muitas pessoas q além de feia são também muito burras e incrivelmente chatas (e, aliás, não sei pq não morrem! rs), como tb há pessoas bonitas q são tb inteligentes... há loiras bonitas e feias, inteligentes e burras... há uma diversidade enorme
particularmente, não acho loiras inquestionavelmente mais bonitas q morenas... whatever, já chega de escrever
abraços!
2007-01-30 22:40:25
·
answer #3
·
answered by Renato 2
·
1⤊
0⤋
Daonde??? vc é loira??? Adivinha???
2007-01-30 22:50:36
·
answer #4
·
answered by Hugo Chaves 3
·
0⤊
0⤋
puro preconçeitu, cum ais loiras.
2007-01-30 22:48:25
·
answer #5
·
answered by xinelodededo 2
·
0⤊
0⤋
está ai uma boa pergunta gostaria de saber
2007-01-30 22:47:13
·
answer #6
·
answered by sandra 6
·
0⤊
0⤋
Giuseppe... Genial a pergunta!
Espantou o meu sono... na expectativa das respostas que virão!
A resposta para tua pergunta... en realidade não sei....
2007-01-30 22:44:28
·
answer #7
·
answered by omeirelles 6
·
0⤊
0⤋
acho que foi gabriel "pensador" que criou, apoiado pela midia, essa barbaridade racista, num pais onde não havia racismo. agora ferrou...
quase num assisto mais tv, daqui a pouco acabo com o vicio da tv e suas porcarias que comandam nossa mente.
2007-01-30 22:43:59
·
answer #8
·
answered by HeavyMetal_BR_MT 4
·
0⤊
0⤋
Os portugueses são ironizados pelas piadinhas brasileiras, mas lembrem-se que os lusos colonizaram o Brasil e exploraram muitos dos recursos dos espertos brasileiros, que por sinal, são em grande parte descendentes dos portugueses.
Eles também foram grandes navegadores (não descobriram o Brasil por acidente).
O mesmo se dá com as loiras.
2007-01-30 22:43:43
·
answer #9
·
answered by Andrade 3
·
0⤊
0⤋
Devido ao movimento de translação que faz a terra girar, e a somas dos catetos que é a hipotenusa!
2007-01-30 22:36:39
·
answer #10
·
answered by Eu 2
·
0⤊
0⤋