English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Se não houver um controle como o que existe em Fernando de Noronha imagino que em pouco tempo os lugares que se tornam "points" acabam sendo denegridos, manchados e emporcalhado pela mão do homem infelizmente.

2007-01-30 13:24:43 · 6 respostas · perguntado por Apenas eu. 2 em Viagens Outras - Destinos

6 respostas

Eu acho que nós deveriamos ensinar aos nossos filhos, no meu caso meus netos apreservação das matas brasileiras.Isso é cultura.Em Minas tem a Serra do Caraça, MS temos Bonito e Fernandode Noronha e muitos outros lugares.Deveria ser materia obrigatoria nas escolas.Qd estou em Bonito eu fico observando os turistas e não são só os jovens e sim os mais velhos jogando latinhas de cerveja na agua, por mais guardas que a prefeitura coloca não é suficiente para conter as bagunças dos turistas. Precisamos de reportagens bem marcantes para alertar o povo.A Globo, SBT, Manchete seria um meio de alerta. Vamos fazer nossa parte. Eu mando e-mails para o mundo todo mostrando as belezas que o Brasil tem.

2007-01-30 13:56:14 · answer #1 · answered by veruska 6 · 0 0

Depende. Se você comparar o turismo ecológico com a permanência da região intocada, ele certamente é predatórioa à natureza, mas, se você compara com qualquer outro tipo de exploração econõmica, a turismo ecológico será o que menos degrada.
Aqui em meu estado Mato Grosso do Sul um grande exemplo é Bonito. Essa cidade no final dos anos 80 começou a preocupar-se com a manutenção das belezas naturais a fim de manter a exploração do turismo. Um exemplo é o passeio a Gruta do Lago Azul: antigamente podia-se nadar nele, depois somente tocar sua água, hoje o passeio é feito com um número limitado de pessoas, todas em fila indiana e chega-se, somente a 30 metros da águas.
O Brasil, país de tamanha desigualdade, precisa de tudo quanto for atividade econômica. Entre plantar soja - atividade principal do meu estado - e manter um turismo ecológico bem organizado, eu prefiro a segunda opção.

2007-01-31 07:50:42 · answer #2 · answered by Jomegi 2 · 0 0

Diana, Fernando de Noronha já está ameaçado (Vd. o Hotel que o Luciano Hulk está fazendo), Pantanal (Mato Grosso do Sul e Mato Grosso) já está ameaçado. É só ir lá e falar com o pessoal local.

2007-01-31 07:43:28 · answer #3 · answered by Alberto Bento 7 · 0 0

Acho que o grande resultado do turismo ecológico é conseguir conscientizar as pessoas da necessidade de preservação, os visitantes pelo contato com a natureza, recebendo informações acerca da singularidade, riqueza e fragilidade os sistemas que visitam, os locais por terem a oportunidade de perceber que é possível sobreviver daquilo que produzem sem agredir o meio ambiente e pela valorização de seu modo de vida.

Mas para que o tiro não saia pela culatra é necessário que se estabeleçam procedimentos adequados para a visitação a estes locais, normas de manejo no uso de parques e reservas, limites para o número de visitantes/tempo, limites para os tipos de uso que se pode fazer de determinadas áreas, sazonalizar atividades respeitando os ciclos da natureza e suas necessidades, etc..

Acredito ser completamente possível a compatibilidade entre o turismo ecológico e a preservação ambiental, colaborando o primeiro para que nos tornemos mais conscientes da necessidade de preservar.

Ahh! E acho que os melhores fiscais somos nós mesmos, eu sempre levo uma sacolinha em meus passeios e creio que não há nada mais vergonhoso para alguem do que eu me abaixar e recolher o lixo que ele acabou de jogar no chão. Nos casos extremos vale fazer um educado discurso!!!

2007-01-30 23:56:26 · answer #4 · answered by DéAlves 3 · 0 0

Diana, o turismo ecológico consiste em preservação e a não degradação da natureza. Há especialistas/profissionais da àrea do Turismo que já estão se imcubindo/empenhando para a preservação adotando medidas de informação e tarefas educativas aos turistas e visitantes deste segmento. Quando uma pessoa realmente ama a natureza e quer usufruir disso ele está consciente de que a má conservação e uso estará deteriorando o meio e impedindo-o de continuar a usufruir do mesmo. E as pessoas que estão por aí emporcalhando como vc mesma diz, mais cedo ou mais tarde estará comprovando que o infeliz e manchado é ele próprio. Então nós que somos conscientes e amantes da natureza e necessitamos dela pra sobreviver melhor temos o dever de alertá-los de alguma forma ou então impedí-los de ter acesso a esses lugares para sentirem na pele o que estão fazendo com a natureza.

2007-01-30 22:12:57 · answer #5 · answered by Leila / Bhte-MG 4 · 0 0

Ao contrário, o Turismo Ecológico é uma forma de turismo que vai de encontro, com a preservação da natureza, já que ele tange o Desenvolvimento sustentável.É um tipo de turismo onde existe uma legislação específica a ser seguida, como exemplo: no controle de quantas pessoas a localidade e o espaço visitado pode suportar num determinado espaço de tempo( capacidade de carga), onde existe regulamentação sobre o que se pode fazer e não fazer.E mais, o Turismo Ecológico nos mostra que preservar também pode ser uma fonte de geração de renda e valorização das comunidades locais receptoras.
É o que acontece em diversos parques nacionais abertos à visitação e em localidades onde é praticado o desenvolvimento sustentável, como o Arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco.

2007-01-30 21:54:17 · answer #6 · answered by Kikero 1 · 0 0

fedest.com, questions and answers