English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

O DNA humano é imutável? Há pessoas com características diferentes que se evidenciam em seu DNA?

2007-01-30 12:19:45 · 9 respostas · perguntado por michel_robim 1 em Ciências e Matemática Biologia

9 respostas

Olhando ao nosso redor, percebemos uma diversidade incrível de seres humanos. Com excessão dos gêmeos homozigóticos, somos todos únicos. Seria absurdo não concluir que o material genético não sofreu alterações ao longo do tempo.

Uma evidenciação de modificações no DNA humano, mais próximo de nós, é o câncer. O câncer nada mais é que uma mutação, a qual ocorreu na parte responsável pela divisão celular e/ou apoptose. Desta maneira, as células mutadas proliferam-se descontroladamente, levando tecidos à necrose e pessoas à morte.

Outra evidência de modificações do DNA humano é a doença chamada Anemia Falciforme, bastante comum na Àfrica. Não se sabe como ela aconteceu, mas é óbvio o motivo de sua permanência. Esta doença é caracterizada pela alteração morfológica das hemáceas, de maneira que o protozoário da malária não consiga se proliferar. Isto, apesar das conseqüências ruins, conferiu imunidade à doença. E, em uma região em que a malária é tão abundante, foi sem dúvida uma adaptação essencial. Os seres humanos 'doentes' têm mais chances de sobreviver lá do que os que não têm anemia falciforme. Seleção natural. É o evolucionismo diante de nossos olhos.

E além destes, há muitos outros casos. Mas estes devem ser os mais próximos de nós.


Abraços!

2007-02-01 02:58:09 · answer #1 · answered by Renato 2 · 0 0

Sim, testes de DNA recentes feitos por cientista em cadáveres de seres humanos de 2000 anos atrás comprovaram que o DNA humano se modificou com o longo do tempo, a mais recente modificação do corpo humano que tem acontecido nos últimos anos tem sido a do dente Ciso, que tem parado de nascer, no futuro não teremos cabelos e teremos apenas 3 dedos isso é uma modificaçãoi genética que vem acontecendo com o longo dos tempos

2007-02-07 17:12:16 · answer #2 · answered by Tigre Branco 3 · 0 0

Isso é discutível, mas se pararmos para pensar mais profundamente chegaremos a conclusão que isso não só e necessário quanto possível. O ser humano tem a predisposição de assumir alterações simples e até significativas ao longo da vida. Tudo no mundo é mutável, mas nem sempre considerado e devidamente estudado.

2007-02-05 23:15:09 · answer #3 · answered by Daniel . 6 · 0 0

O DNA sofre mutacoes e reparacoes constantemente, a cada mitose, algumas alteracoes sao notadas e corrigidas prontamente.O rna mensageiro, as vezes traz a última informacao do códon transgredida no fim, esse efeito nao causa mudanca significativa no aminoácido traduzido pela tRNA,eh isso q foi chamado de degeneracao no modelo de Watson-Crick chamado de dógma central, DNA--transcricao--transducao--proteína.Há populacoes onde alguns de seus grupos nao expressam o ataque aos CD4, existe uma cidade na China, q está sendo estudada, para que esse gene seja clonado em outras pessoas, evitando toda a síndrome da imunodeficiência adquirida.

2007-02-05 20:02:38 · answer #4 · answered by GERALDO GONCALVES DE ALMEIDA FIL 2 · 0 0

DNA tem que ter modificações se não como iremos ficar se todos estivermos iguais perante o outro ? !!!!!!!!!!!1

2007-02-02 12:24:03 · answer #5 · answered by zomba 1 1 · 0 0

Amigo, o DNA dos seres vivos sofre alterações durante a vida! Toda vez que você tem uma infecção viral, os genes das células parasitadas sofrem um ataque e se modificam. Neoplasias (tumores, Câncer) são formadas por células que sofreram modificações nos genes, até as vacinas que nos imunizam causam alterações na nossa carga genética. O tempo também causa alterações genéticas!
T+

2007-01-31 20:49:31 · answer #6 · answered by o cara 2 · 0 0

Só por vc ser diferente dos seus pais o seu DNA já sofreu modificações.

2007-01-31 06:45:20 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

DNA
Replicação do DNA
ADN (ou à inglesa, DNA) é o acrônimo ácido desoxirribonucléico (desoxirribonucleico, na ortografia africana e europeia). O acrônimo em inglês DNA significa deoxyribonucleic acid.
O DNA é a molécula orgânica que, quando transcrita em RNA, tem a capacidade de codificar proteínas. Tem a forma parecida com uma escada espiral cuja disposição dos degraus se dá em quatro partes moleculares diferentes. Esta disposição constitui as chamadas quatro letras do código genético.
O que é DNA? É uma molécula, que reproduz o código genético, é responsável pela transmissão das características hereditárias de cada espécie, quer seja nas plantas, nos animais (incluindo o homem) ou nos microrganismos. A molécula do DNA é formada por fosfato e açúcar e por seqüências de quatro bases nitrogenadas: adenina (A), timina (T), citosina (C) e guanina (G), ligadas por pontes de hidrogênio, formando uma dupla hélice. O DNA de todas as células do corpo humano é equivalente, em comprimento, a 8 mil vezes a distância da Terra à lua.
Presume-se que a Terra ao se formar de poeira e gases interestelares há mais ou menos 4,6 bilhões de anos, no turbilhão que se formava, já continha os elementos que posteriormente seriam a base da vida.
Através dos registros fósseis estudados, alguns cientistas afirmam que a vida se desenvolveu em torno de 4 bilhões de anos atrás nos oceanos primitivos do planeta. Segundo alguns, a complexidade das primeiras formas vivas era muito menor que qualquer organismo unicelular, que pode ser considerado um ser vivo altamente sofisticado em relação àquelas.
Presume-se que em reações das mais diversas, influenciadas pela luz ultravioleta do Sol, relâmpagos, etc, iniciaram as composições de moléculas bastante simples. Estas eram ricas em hidrogénio procedente da atmosfera primitiva.
Ao avançar do tempo, se iniciou um processo que levou aqueles fragmentos primitivos a se combinarem e recombinarem, o que gerou moléculas cada vez mais complexas.
Os oceanos da Terra se assemelhavam a um caldo orgânico porém, ainda não eram vivos. À medida em que a complexidade das moléculas aumentava, começaram a surgir algumas que iniciaram um processo grosseiro de copiarem a si mesmas.
Estas eram provavelmente as primeiras ancestrais do ácido desoxirribonucléico, ou ADN (DNA), molécula principal da vida na Terra.

Vida
Cada ser vivo que habita a Terra possui uma codificação diferente de instruções escritas na mesma linguagem em seu DNA. Estas diferenças geram as diferenças orgânicas entre os organismos vivos. O DNA se encontra no núcleo celular e é formado por quatro nucleotídeos diferentes,que formam uma estrutura semelhante a uma escada em espiral. Os nucleotídeos são formados por uma base nitrogenada, uma desoxirribose e um grupamento fosfato. O DNA apresenta quatro bases distintas, Adenina, Timina,Guanina e Citosina. Estas bases se combinam aos pares: adenina interage com timina por meio de duas ligações de hidrogênio, enquanto guanina interage com citosina por meio de três ligações de hidrogênio. A sequência de pares de bases se assemelha aos degraus, enquanto a desoxirribose e o grupamento fosfato se alternam, apresentando semelhança com o corrimão de uma escada em espiral. A dupla cadeia polinucleotídica constitui a molécula de DNA, cuja sequência de nucleotídeos codifica as instruções hereditárias, organizadas em genes, que codificam as inúmeras proteínas existentes nas mais variadas células. As moléculas de DNA contêm portanto a informação genética necessária para a codificação das características de um indivíduo, como a cor do cabelo em humanos, o formato da folha em Angiospermas e a sua morfologia.

Mutações
Mutações são alterações na sequência de nucleotídeos, que uma vez transmitida para a prole podem ocasionar mudanças nas características dos indivíduos. As mutações podem ser de diferentes tipos, sendo que os principais são as de ponto, onde somente um nucleotídeo é substituído, inserções, deleções ou estruturais, as quais alteram a morfologia dos cromossomos.

Dependendo do tipo da alteração no código genético, a mesma poderá ser letal caso seja afetada a produção de enzimas e proteínas essenciais a sobrevida do organismo. Em outros casos, mutações podem conferir uma maior viabilidade ao indivíduo portador da alteração, favorecendo sua sobrevivência caso haja mudanças na pressão seletiva do ambiente.

Em sua maioria, as mutações ocorrem ao acaso e são um dos principais fatores do processo evolutivo já que as mesmas contribuem para a existência de variação intra e extraespecíficas. Com a presença de variação, o processo seletivo pode conferir uma maior viabilidade para certos indivíduos de uma população.

Evolução
Alguns cientistas afirmam que o planeta Terra era um Jardim do Éden molecular, há cerca de quatro bilhões de anos. As moléculas se reproduziam de forma ineficiente, produzindo-se cópias grosseiras. Neste tipo de cenário ocorreram as primeiras replicações, mutações, e extinções de forma seletiva e aleatória. As variedades menos eficientes foram sendo eliminadas, enquanto aquelas que conseguiam sobreviver se tornaram cada vez mais eficientes a cada geração.
Avançando-se no tempo, as moléculas orgânicas foram adquirindo mais e mais funções especializadas, foram se juntando aos poucos e de forma casual. A princípio, pode-se dizer que estas coletividades moleculares formaram algo parecido com o primeiro ser vivo composto a partir de algum momento por um DNA funcional.

Se todos tivessemos o mesmo DNA, seriamos como a ovelha Dolly , um clone. Cada vez que se combinamos cromossomos damos origem a um novo ser com uma carga genética de DNA diferenciada porém com características básicas da espécie no caso humana. Por isso a dificuldade na doação de orgãos humanos de uma pessoa para outra. Ao longo do tempo o ser humano foi se adaptando ao meio em que vive, por isso não somos mais peludos como os nosso ancestrais , por isso temos hoje uma estatura maior que os homens primitivos.

2007-02-07 15:36:31 · answer #8 · answered by Apanhador de sonhos 2 · 0 1

2 pontos

2007-02-07 11:54:46 · answer #9 · answered by Pafuncio =) 2 · 0 1

fedest.com, questions and answers