English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

... O que aconteceria se se bombardeasse átomos radioativos (ou "lixo radioativo") com raios laser?

2007-01-30 11:32:34 · 3 respostas · perguntado por Roberto 7 em Ciências e Matemática Física

3 respostas

Existem uma consideração quanto à sua sugestão que infelizmente a torna inviável como uma forma de acabar com o lixo atômico.

O raio laser não destói as moléculas do ferro, apenas o aquece derretendo-o e fazendo o furo. O ferro continua sendo ferro. Se você incidisse um laser sobre uma substância radioativa (urânio ou plutônio) você o aqueceria, mas não destruiria seus átomos. O material continuaria com a atividade radioativa, apenas estaria mais quente.

2007-02-03 05:49:05 · answer #1 · answered by Dario 5 · 0 0

É possível furrar metais com laser, mas a parte do metal que foi furada não some, ela derrete, ou como foi dito pode até explodir, oke não é muito útil para se gerir rejeitos radioativos, mesmo porque não existe nenhuma forma conhecida de transformar um isótopo radioativo em estável, a não ser esperar que ele decaia (a menos que vc seja um alquimista). é melhor armazenar os rejeitos em lugares isolados até que a radiação emitida por eles abaixe até um nível que não seja perigoso.

Derreter ou vaporizar materiais radioativos é como jogar "lixo" no ventilador, só que pior, pois esse "lixo" é invisível e pode fazer muito mal.

2007-01-31 07:06:43 · answer #2 · answered by Ferrão 2 · 1 0

Lasers de alta potência, normalmente lasers pulsantes em alta freqüência, posem "furar" objetos metálicos com muita facilidade, alguns até quase explosivamente....

No enatanto, esse não é um procedimento útil para se livrar de lixo radioativo, pois não se aceleraria o deacaimento dos núcleos, e muito vapor radioativo seria gerado, piorando ainda mais a situação...

2007-01-31 05:06:49 · answer #3 · answered by Anonymous · 1 1

fedest.com, questions and answers