English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Um tribunal ridículo e mentiroso! Mas como a ideologia revolucionária venceu em todo o mundo permaneceu por séculos tido como sendo verdade. Dê a sua opinião, oque você acha? Por que executaram os reis da França? Ahh! Tinham medo que outras facç~~oes defendessem o rei? Mas então esse rei era querido! Haviam pessoas que gostavam dele e a revolução não passou de um golpe de Estado seguido de centenas de milhares de assassinatos guerra civil, guerras e por fim governos tirânicos!

2007-01-30 06:41:42 · 3 respostas · perguntado por haroldo jose h 1 em Artes e Humanidades História

3 respostas

Aquilo que eles chamavam povo, era apenas uma corja comprada por Marrat, Danton e outros lideres revolucionários que guilhotinavam em nome da fraternidade, oprimiam em nome da liberdade e retinham o poder em nome da igualdade...

2007-01-31 01:47:44 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 0

Olha, vc tah indo um pouco longe com a sua teoria conspiratória sobre a revolução francesa.
Ela foi sim uma revolução burguesa, feita por aqueles que tinham o poder economico e não tinham o politico, e queriam (merecidamente, até) esse poder politico. E queriam pra eles, alias, nao pra maioria pobre da populacao. Agora a Revolucao Francesa teve algumas conquistas super importantes para o caminhas da humanidade, que podem ser consideradas um avanco em relacao ao regime absolutista que imperava na França. A igualdade civil, por exemplo; a abolição da sociedade de ordens; uma certa reforma agraria; a abolicao das coporacoes de oficio; o proprio fim à monarquia absolutista.

Muito bem, agora... a Revolucao Francesa teve diversas fases... comecou, como todos sabem, em 1789. Nessa primeira revolucao, foi implantada uma monarquia constitucional, isto é, Luis XVI e Maria Antonieta continuavam a governar a Franca, mas como chefes de estado. Só que eles ficavam o tempo inteiro pedindo mais poder, e comecaram a organizar exercitos absolutistas coom países de fora da franca. Teve até uma tentativa de fuga do rei de Paris. Com essa tentativa de fuga, ele perdeu muito prestigio... o povo queria que o rei ficasse em Paris, e o rei fugiu de lá, imagina a situacao.
Tah, em 1791 a franca se torna uma republica, que, no incio, é moderada, e auqeles que tao no poder nao querem a morte dos reis.
O problema é que a Franca passava por uma crise economica enorme, não tinha comida pra ninguem, as pessoas mas conseguiam pao pra comer. Formavam-se filas na frente de padarias desde manhazinha. Ninguem tinha acesso a carne. As pessoas eram obrigadas a penhorar seus colchoes (ultima riqueza que tinham) pra conseguir dinheiro pra comer.
Por isso, nenhum governo durou muito na franca do incio da revolucao. Assim, essa republica moderada sofreu um golpe pela republica dos radicais, que é um periodo chamado de "terror", comandado pelo Roberspierre. O Robespierre era completamente louco, e queria obrigar as pessoas a se tornarem adeptas da revolucao... e a forma para isso era matar guilhotinado qq um que discordasse minimamente de qq lei ou plitica que ele implantasse. Por exemplo, quem falasse mal ou desacreditasse a moeda da epoca deveria ser guilhotinado. Muitas muitas pessoas morreram durante esse governo do terros.
Tah, voltando aos reis... a maioria da franca não queria que ele fosse guilhotinado... era a favor do exilio e tal. Mas o Robespierre, qdo assumiu o governo, quis se livrar energicamente de qq simbolo da monarquia, pra mostrar pra populacao que a revolucao tinha chegado mesmo e, pra isso, mandou matar oa rei e sua familia. Mas isso, como eu jah disse, soh em 1793, 4 anos depois do comeco da revolucao.

Tinham sim faccoes que defendiam os reis. No comecinho da revolucao, o maior apoio vinha de paises que eram monarquias absolutistas, como a Austria. Uma parte do povo da Franca continuava defendendo o absolutismo, e continuou até o final do século XIX, e esses eram chamados de legitimistas. O povo pobre frances precisava de uma figura paternal, nao importando se fosse rei ou imperador-todo-poderoso (Napoleao I e II), justamente porque eles associavam a republica à guerra. Só que esse povo se dava mal de qq jeito, passava fome e frio, e vivia num pais atrasado tecnologicamente...
O povo das cidades grdes, como de Paris, era mais liberal, mais a favor da republica. E vc pode ver que todas os movimentos sociais franceses foram feitos primeiramente em Paris...
Enfim, o povo frances era alienado demais pra saber qq coisa sobre o governo, mas a situacao deles, ao menos formalmente, melhorou sim com a revolucao. Po isso que nao da pra chamar ela de golpe de estado, visto que ela realmente desconfigurou totalmente a estrutura social conservadora, classista, opressora da Antigo Regime. Mas os diversos governos que se seguiram à 1789 esses sim, foam só golpes de estado.

2007-01-30 22:34:39 · answer #2 · answered by Cazinha 4 · 0 1

Exato, e a maioria do povo oprimido ajudado pela rica burguesia promoveu a revolução, digo isso, pq houve uma quebra de paradigma entao houve mudança ou revolução...
Mas se a maioria queria, entào o desejo deles deve prevalecer, e fizeram por onde....
"Quando o povo sente fome, ou se deita e morre ou se levanta em armas"

2007-01-30 14:46:55 · answer #3 · answered by Fabiano A 5 · 0 1

fedest.com, questions and answers