English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-01-30 06:22:41 · 4 respostas · perguntado por star MC 2 em Ciências e Matemática Física

4 respostas

Polarização no caso significa uma medida da variação da intensidade do campo elétrico dessas ondas c/ relação ao tempo. Toda luz q reflete-se em uma superfície plana é ao menos parcialmente polarizada. Você pode pegar o filtro polarizador e segurá-lo em um ângulo de 90° em relação à reflexão, e essa será reduzida ou eliminada. Filtros polarizadores removem luz polarizada a 90° do filtro. É por isso q vc pode pegar 2 polarizadores e posicioná-los um a um ângulo de 90° do outro e nenhuma luz atravessará.
A luz polarizada pode ser observada ao seu redor se vc sabe o q ela é e o q procurar (as lentes d óculos d sol Polaroid funcionarão para demonstrar). Enquanto estiver olhando através do filtro, gire-o, e se houver presença d luz polarizada linear ou elíptica o grau d iluminação mudará.

2007-01-30 06:34:50 · answer #1 · answered by boiler_viewer 6 · 0 2

Qualquer onda tridimensional pode ser polarizada.
Basta usar o "filtro" correto para permitir que apenas uma onda "plana" passe para o outro lado. Ou seja, apenas a que oscila em uma determinada direção.

2007-01-30 15:41:47 · answer #2 · answered by Obs. Phoenix 7 · 0 0

Não sei!
Só sei q ela é uma onda eletromagnética q pode propagar-se tanto no vácuo quanto nos meios materias!
;D

2007-01-30 17:02:48 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 1

Nós podemos dizer que a luz é uma onda eletromagnética, certo?
Então como tal ela é a variação de um campo eletromagnético gerado por uma carga (ou conjunto de cargas), e essa variação pode ser interpretada como duas ondas uma referente à parte magnética e outra referente à parte elétrica deste campo. Estas duas ondas são perpendiculares entre si e ambas são perpendiculares à direção em que a luz está se propagando (vetor de Poynting). Mas isso não faz com que a fonte de luz emita estas ondas com os máximos direcionados na mesma posição (é a regra da mão direita onde o indicador é o vetor de Poynting, o polegar é a onda referente à parte elétrica e o dedo médio a referente a parte magnética), isto é a direção do vetor de Poynting apenas prende as partes magnética e elétrica da luz a um "circulo" onde elas podem estar apontanto para qualquer direção, desde que estejam neste círculo (como se voce girasse o seu braço em torno dele mesmo). A luz polarizada é uma onda eletromagnética cujo seu campo elétrico varia apenas em uma direção (o campo magnético varia numa direção perpendicular a esta), e pode ser obtida utilizando lentes polarizadoras (conhecidas como polaroides, e que deixam passar apenas luz com os campos em uma posição) ou através da refelexão em materiais dielétricos (mal condutores), como vidro, plastico, madeira envernizada, pele humana, etc.

Por isso se você deixar uma lente polaroide girada à 90º da componente elétrica de um raio de luz polarizado não passará nenhuma luminosidade, mas lembre-se isso só vale para a luz a 90º, pois eu posso decompor qualquer vertor em outros dois, desde que nenhum destes dois esteja a 90º do vetor original.

2007-01-30 15:03:47 · answer #4 · answered by Ferrão 2 · 0 1

fedest.com, questions and answers