A interpretação corrente é uma critica a burocracia e a falta de controle que temos sobre os fatos. À sua época ele já via um mundo dominado por forças assustadoramente acima das nossas. O Estado e a mídia controlando nossos movimentos, sem que nada possamos fazer. Tudo corre a nossa revelia e vãos são nossos esforços para impedir que tudo aconteça. Nossa débil consciência não sendo páreo para a grande máquina que gira o mundo. Uma vez engatilhada, não existe tentativa capaz de deter o desenrolar dos fatos. Somos meros peões num jogo onde tudo concorre para nos esmagar.
Entretanto, nossa forma de ver uma obra nem sempre condiz com a intenção do autor. O que exatamente ele disse, só Kafka para dizer.!!!!
2007-02-02 02:47:57
·
answer #1
·
answered by mestryoda 4
·
0⤊
0⤋
que a vida é confusa, que nada faz necessariamente sentido nessa vida... além disso, uma crítica muito justificada ao excesso de burocracias alemão... o livro exagera a dificuldade de se levar uma existência compreensível, o que, aliás, passa bem com a estética expressionista...
2007-01-30 13:28:40
·
answer #2
·
answered by Gabriela A 3
·
2⤊
0⤋
REalmente, responderam bem acima, mas O processo tem muitas interpretações possíveis. Ele pode ter querido dizer muita coisa, além da critica a burocracia e a fata de sentido da vida. Há inclusive interpretações psicanalíticas, como a de Erich Fromm, se não me engano num livro chamado "O medo à liberdade". Há críticos literários com interpretações muito díspares. Um texto interessante sobre Kafka, é um de Jorge Luis Borges, chamado "Kafka y sus precursores" em que o autor argentino inverte a questão das influências. É uma obra que, se vc gostou, vale a pena debruçar-se sobre ela, e sobre textos que falam sobre ela, mas leia na tradução do Modesto Carone, que é a melhor. Melhor que isso só se vc ler em alemão mesmo. Abç
2007-01-30 15:12:25
·
answer #3
·
answered by Louis XIV 34 3
·
1⤊
0⤋
O que ele fez foi retratar o homem esmagado pela burocracia, mas o valor do livro não está naquilo que elke quis dizer, e sim na sua forma, no estilo do qual ele é um dos pioneiros: o realismo fantástico.
2007-01-30 13:22:38
·
answer #4
·
answered by Propércio 3
·
1⤊
0⤋