English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-01-30 03:38:13 · 5 respostas · perguntado por torimanacre 1 em Ciências e Matemática Biologia

5 respostas

resposta
memes=Um meme, termo cunhado em 1976 por Richard Dawkins no seu bestseller controverso O Gene Egoísta, é para a memória o análogo do gene na genética, a sua unidade mínima. É considerado como uma unidade de informação que se multiplica de cérebro em cérebro, ou entre locais onde a informação é armazenada (como livros) e outros locais de armazenamento ou cérebros. No que respeita à sua funcionalidade, o meme é considerado uma unidade de evolução cultural que pode de alguma forma autopropagar-se. Os memes podem ser ideias ou partes de ideias, línguas, sons, desenhos, capacidades, valores estéticos e morais, ou qualquer outra coisa que possa ser aprendida facilmente e transmitida enquanto unidade autónoma. O estudo dos modelos evolutivos da transferência de informação é conhecido como memética.

Quando usado num contexto coloquial e não especializado, o termo meme pode significar apenas a transmissão de informação de uma mente para outra. Este uso aproxima o termo da analogia da "linguagem como vírus", afastando-o do propósito original de Dawkins, que procurava definir os memes como replicadores de comportamentos.

Ainda que tal possa surpreender alguns defensores da memética, conceitos similares ao de meme antecedem em muito a proposta de Dawkins, ocorrendo por exemplo no ensino Sufi, segundo o qual os Muwakkals são considerados como entes autónomos e elementares que constroem o pensamento humano.

"A chave de todo ser humano é seu pensamento. Resistente e desafiante aos olhares, tem oculto um estandarte que obedece, que é a idéia ante a qual todos seus fatos são interpretados. O ser humano pode somente ser reformado mostrando-lhe uma idéia nova que supere a antiga e traga comandos próprios."

— Ralph Waldo Emerson

Veja Memetic lexicon para uma revisão de palavras usadas em memética.

2007-01-30 05:11:19 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

O meme é considerado uma unidade de evolução cultural que pode de alguma forma autopropagar-se. Os memes podem ser ideias ou partes de ideias, línguas, sons, desenhos, capacidades, valores estéticos e morais, ou qualquer outra coisa que possa ser aprendida facilmente e transmitida enquanto unidade autónoma. O estudo dos modelos evolutivos da transferência de informação é conhecido como memética.

2007-01-30 10:27:18 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

Aqueles chocolatinhos...

2007-01-30 08:16:34 · answer #3 · answered by mahal 2 · 0 0

Memes são os elementos básicos com que são construídas nossas mentes e cultura, assim como os genes são os elementos básicos com que a vida biológica é construída.
O conceito de meme apareceu pela primeira vez em 1976 no livro The Selfish Gene do conceituado zoólogo de Oxford, Richard Dawkins. A grande sacada da memética é aplicar os conceitos de evolução Darwiniana ao mundo das idéias.
Segundo a memética uma idéia vai se espalhar não por que ela é uma "boa idéia", mas porque ela contém "boas memes" como perigo, comida e sexo que apertam nossos botões evolucionários forçando-nos a prestar atenção.
Exemplo de Memes incluem desde a marca de suas meias até o fato de você usar meias. Passando por slogans, ideologias, religiões, músicas (hear-worms),tradições e modas passageiras.

2007-01-30 06:53:53 · answer #4 · answered by Dedê 3 · 0 0

Li a resposta do colega e gostei, mas me pareceu muito extensa. Resolvi dar uma resposta mais curta. Aqui vai:

Memes são historinhas, idéias, modas, costumes, hábitos, anedotas, etc., que passam de pessoa para pessoa, frequentemente atingindo milhões delas.

2007-01-30 06:43:52 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers