resposta
gangrena=é o nome dado a morte tecidual quase sempre em massa considerável, geralmente com perda de suprimento vascular (nutritivo) e seguida de invasão bacteriana e putrefação.G. diabética- húmida associada a diabetes. G. seca- ocorre sem decomposição bacteriana subsequente, em que os tecidos ressecam e atrofiam. G. embólica - afecção que se segue a interrupção do suprimento sanguíneo por meio de embolia. G. gasosa - afecção dolorosa severa, aguda, na qual os musculos e os tecidos subcutâneos se enchem de gás e com um exsudado serossanguinolento; devido a infecção dos ferimentos por bactérias anaeróbias. G. húmida - associada a decomposição protiolítica resultando de acção bacteriana. G. simétrica - de dedos correspondentes em ambos os lados devido a distúrbios vasomotores.
2007-01-30 02:22:27
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Olá! Faço a 8ª série e estudo isso, bem: A gangrena como vc deve saber, é a perda de tecidos musculares importantes do nosso corpo. Devido à esse processo, o tecido fica sem nutrientes, o mesmo fica contaminado por inúmeras bactérias, e até mesmo apodrece - ai! que horror! -. Isso pode ocorrer por várias causas. Dentre elas:
1 - Diabetes. Ataca o fígado e o pâncreas.
2 - Por desidratação/falta de líquidos no corpo. Ataca qualquer tecido e o deixa seco e atrofiado, porém sem decomposição bacteriana.
3 - Por embolia/Obstrução da passagem de sangue pelas veias, artérias, ou vasos linfáticos. Igualmente ao item lá de cima, deixa o tecido seco, pois o sangue não consegue passar até chegar ao tecido, e com isso, os nutrientes não são recebidos. Porém, antes disso, cria-se uma imensa massa de pus, pois o sangue precisa ser renovado, e como ele não volta, acaba apodrecendo.
4 - Se a pessoa já estiver doente, bactérias anaeróbicas podem penetrar e liberar gases, faendo com que o estado fique ainda pior.
Bem, que eu sei, só isso, mas se alguém estiver com gangrena o melhor é não brincar e procurar tratamento antes que ela atinga orgãos importantes como o coração.
Abraços e boa sorte com o enfermo ou com o trabalho escolar.
2007-01-30 10:28:21
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
A gangrena ocorre no local onde o tecido deixa de receber sangue, uma vez que o sangue é fonte de oxigênio, nutrientes e transporte de células de defesa, a integridade do tecido é seriamente comprometida se não tratada.
Existem vários tipos de gangrena:
Gangrena Seca: qdo temos interrupmento do sangue em um local, pode ser por lesão ou outro motivo (congelamento, intoxicação por certos alcalóides)
Gangrena Úmida: Nas extremidades ocorre em conseqüência de isquemias graves, intensas e de rápida instalação, de maneira que o processo de necrose seja desencadeado sem que haja tempo para se desidratar o tecido em necrose, evolução de pneumonias por aspiração de corpos estranhos entre outros.
Gangrena gasosa: São causadas por bactérias anaeróbicas produtoras de gás (H2, CO2, CH4, NH3, SH2), de ácido butírico (de onde o odor característico de manteiga rançosa) e de ácido acético. Produzem enzimas proteolíticas que degradam os tecidos tornando-os escuros, tumefeitos e crepitantes.
2007-01-30 16:46:38
·
answer #3
·
answered by Yuzuriha Nekoi 1
·
0⤊
0⤋
A gangrena é a morte do tecido, normalmente associada à perda de suprimento sangüíneo à área afetada, seguida por invasão bacteriana. A gangrena é decorrente de uma infecção causada por clostrídios e, às vezes, por outras bactérias. Os clostrídios são bactérias anaeróbias, as quais crescem apenas na ausência de oxigênio. Os clostrídios produzem gás à medida que crescem e, por essa razão, a infecção é algumas vezes denominada gangrena gasosa. As lesões graves (p.ex., o esmagamento de uma perna) podem interromper o suprimento sangüíneo e de oxigênio à área lesada, criando uma situação que permite o crescimento de clostrídios. A infecção desenvolve-se horas ou dias após a lesão. A gangrena também pode desenvolver- se em uma ferida cirúrgica, particularmente quando o suprimento sangüí-neo à ferida é ruim. Os indivíduos com má circulação apresentam um maior risco de apresentá-la.
Sintomas
Inicialmente, a pele pode tornar-se pálida, mas ela torna-se vermelha ou cor de bronze e, finalmente, esverdeada. A infecção por clostrídios também torna a pele quente e edemaciada. A infecção pode disseminar-se extensamente sob a pele, produzindo freqüentemente bolhas grandes com conteúdo líquido. O líquido dessas bolhas possuem uma cor acastanhada e é fétido. O gás produzido pelos clostrídios freqüentemente borbulha no líquido e as bolhas podem crepitar à palpação. No decorrer de vários dias, a infecção pode evoluir de uma celulite muito discreta a uma gangrena extensa que produz choque, insuficiência renal, delírio e morte. A infecção pode inclusive evoluir dramaticamente em poucas horas, destruindo grandes quantidades de pele e músculos.
Diagnóstico
Normalmente os sintomas são suficientes para levantar a suspeita de gangrena. As radiografias podem revelar a presença de gás sob a pele. A tomografia computadorizada (TC) e a ressonância magnética (RM) podem ajudar a determinar a quantidade de gás e a extensão da destruição tecidual. Pode ser realizada a coleta de líquido da ferida, sendo feita a sua cultura para confirmar que o microrganismo responsável pela infecção é o Clostridium. No entanto, a cirurgia de remocão do tecido morto ou de amputação de um membro é comumente necessária antes do médico ter certeza de qual é o microrganismo causador da infecção.
Tratamento e Prognóstico
Quando existe suspeita de gangrena, é iniciada a administração de um antibiótico logo após a coleta de amostras de líquido da ferida e antes dos resultados dos exames tornarem-se disponíveis. Normalmente, são escolhidos antibióticos que destroem um amplo espectro de bactérias, apesar da penicilina isoladamente ser suficiente para eliminar os clostrídios. Além de prescrever antibióticos, o médico realiza a remoção cirúrgica do tecido destruído. Algumas vezes, sobretudo quando a circulação é ruim, deve ser realizada a amputação de parte ou de todo o membro para se prevenir a disseminação da infecção. Além disso, a oxigenioterapia de alta pressão (hiperbárica) também pode ser utilizada para tratar a gangrena cutânea extensa. Neste tratamento, o paciente é colocado em uma câmara contendo oxigênio a alta pressão, o que ajuda a eliminar os clostrídios. Apesar do tratamento, aproximadamente um em cada cinco indivíduos com gangrena cutânea morre.
2007-01-30 11:15:19
·
answer #4
·
answered by Erimercury 6
·
0⤊
0⤋
A gangrena ocorre em uma parte do corpo qdo as células dessa parte param de receber nutrientes e morrem. As causas mais comuns são problemas na circulação sanguínea, que pode ser provocada por traumas ou doenças, como a diabete.
2007-01-30 10:15:31
·
answer #5
·
answered by Helcio 5
·
0⤊
0⤋