como antigamente, ex: trocar um cd-rom pelo pacote de arroz, um boi por um ipod etc.
2007-01-29 23:36:03
·
answer #1
·
answered by Dr. Joel - Fortaleza 3
·
0⤊
0⤋
Mto melhor sem duvida, um papel nao poderia causar tanta diferenca. Infelizmente acho q desde do comeco estivemos errados, mais certos eram os indios q viviam no Brasil em comunhao com a natureza e em paz entre si. Ate
2007-01-31 21:42:01
·
answer #2
·
answered by Hardkito 6
·
0⤊
0⤋
Sem dúvida os homens iriam construir um outro tipo de sistema, para que a lógica da mais valia, do capital e do lucro vigorasse nos dias atuais...
2007-01-30 11:27:43
·
answer #3
·
answered by Henrique S 1
·
0⤊
0⤋
Com certeza terríamos outra "moeda" de troca. "Moeda", no caso, não é necessáriamente dinheiro.
Não acho que tomamos o rumo errado. Afinal, depois de milênios ainda estamos aqui, não é mesmo?
Quanto a viver e agir como os outros animais, em comunhão com a natureza, qualquer um pode fazê-lo. É só tentar. Somos livres para isso, também. Não há nada que nos impeça.
E então? Vamos escolher uma selva e ir à luta?
2007-01-30 10:34:06
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Se não existe o dinheiro... não sei como seria a forma de negociação, mas concerteza quem sofreria mais seria os politicos corruptos coitados. huahuahua...
2007-01-30 10:24:13
·
answer #5
·
answered by Gordón Júnior 4
·
0⤊
0⤋
porque somos racionais ao contrário dos animais.o mundo com o dinheiro não é fácil imagina sem?!
2007-01-30 10:21:25
·
answer #6
·
answered by gislene g 2
·
0⤊
0⤋
.
Bem, acho que podemos ser humanos e ainda assim vivermos em uma boa comunhão com a natureza.
No entanto, no sentido em que você põe as coisas, não vivemos "em comunhão com a natureza" como os outros animais porque o ser humano logo descobriu que tinha o poder de interferir na natureza: nossas habilidades com ferramentas e nossa inteligência lógica e abstrata nos levaram a um outro nível de existência - completamente diferente em possibilidades e em necessidades do que a existência dos outros seres vivos. Não posso ser "contra" isso... até porque isso é parte do que faz a nossa espécie ser.
Quanto ao dinheiro, acho que foi uma idéia genial, surgida da importância de suprirmos nossas necessidades com mais eficiência do que apenas com a prática de trocas de bens.
Claro que o dinheiro - ou melhor: o seu acúmulo - logo passou a significar poder. Mesmo sendo muito diferentes dos outros animais, ainda temos muitas semelhanças com eles e uma delas é uma certa inclinação por ter o domínio dentro do grupo a que pertencemos.
Em algumas das sociedades primitivas, o domínio era conseguido através do desafio que um indivíduo fazia a outro que estivesse em situação de comando. Isso ainda existe em nossos dias - é a forma com que indivíduos conseguem o poder - pela FORÇA física - em gangues, organizações criminosas, brigas de boite e de trânsito, revoluções ou golpes de Estado, por exemplo.
Na maioria das vezes, no entanto, o domínio - ou a proeminência - é conquistado pelo poder do dinheiro.
Em que ponto tomamos o rumo errado? Não sei.
Não sei se tomamos o rumo errado, para começo de conversa.
Não dá para dizer que o domínio pelo uso do dinheiro seja errado - ele é fruto da evolução da nossa sociedade, da nossa cultura, da nossa civilização. Achar que poderíamos estar em melhor situação, isso já é outra coisa e é por isso que conseguimos evoluir: sem a percepção de que podemos mudar as coisas, ainda estaríamos pulando de galho em galho.
Claro que eu acho melhor que nossa proeminência se possa dar pela discussão de idéias e pelos feitos que mais BEM trouxeram à coletividade, mas isso, quando acontece, é na minoria das vezes - por enquanto, em nosso estágio de evolução.
Por isso, acredito que mesmo com os erros colossais que cometemos, estamos no rumo certo.
Não dá para colocar o carro na frente dos bois... Estamos evoluindo e um dia chegaremos lá!
.
2007-01-30 09:38:44
·
answer #7
·
answered by m_amoy 5
·
0⤊
0⤋
Viveríamos na base da troca. Seria assim: quem tivesse um produto como o arroz, por exemplo, e precisasse de milho teria que encontrar alguém que tivesse o milho e precisasse do arroz. Que complicação isto aparece aos nossos olhos hoje! No período do feudalismo tudo começou assim, mas o homem logo instituiu um produto como base de troca : o sal, que passou a ser aceito por todos com base para a troca. Em seguida percebeu que seria mais fácil cunhar metais preciosos para efetuar o comércio dos produtos, pois este poderia ficar armazenado por longa data sem perecer. Mais tarde surgiu o dinheiro com o conhecemos hoje. E foi mais ou menos assim que se deu a passagem do feudalismo para o capitalismo.
Mas o homem devido ao seu desejo de acumular riquezas
tomou o rumo errado. Quando nos colocamos como seres superiores aos outros, usando a nossa inteligência não somente para sobreviver e sobreviver dignamente, mas para massacrar os outros que consideramos mais fracos, sejam outros animais, a naturaza ou o nosso semelhante, então falhamos. O homem nunca conseguiu viver em comunhão com a natureza, ao contrário sempre tentou dominá-la. Acreditou que deveria impor sua suposta superioridade.
O dinheiro poderia existir,sim, se nós pudessemos sermos mais humildes a respeito da nossa posição. Se pudessemos viver sem a ganância, sem o desejo de ter mais e mais, sem a busca alucinada pelo poder.
O dinheiro em si não pode o responsável por termos tomado o rumo errado, mas é o que fazemos dele e importância que lhe damos é que vai determinar e determina os rumos da humanidade.
2007-01-30 09:37:24
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Não teríamos guerras e mortes (estúpidas) ligadas a ganância de querer sempre mais dinheiro. Não teríamos políticos corruptos.
O Jorge W. Bush não teria invadido o Iraque.
Teríamos um mundo melhor para viver.
2007-01-30 08:35:21
·
answer #9
·
answered by brunelton 1
·
0⤊
0⤋