A Lua exibe sempre as mesmas manchas (mares) porque ela fica com uma mesma face voltada para a Terra, por causa de sua rotação síncrona ou capturada.
Não confunda o lado escuro com o lado oculto da Lua. O lado escuro (metade escura) é a noite lunar. O lado oculto (metade oculta) é o que está atrás da Lua (em relação à Terra).
Podemos ver uma parte da metade escura quando não for Lua Cheia. Durante um eclipse solar total podemos ver toda a metade escura da Lua, porque ela fica voltada para a Terra.
Podemos ver uma pequena parte da metade oculta (tangencialmente, de "raspão") porque a Lua balança um pouco (librações) e nos permite observar 59% de sua superfície. Portanto, não é exatamente a metade que vemos, mas um pouco mais.
.
2007-01-30 03:54:53
·
answer #1
·
answered by Tau Ceti 5
·
0⤊
0⤋
Isto ocorre por que seu período de rotação é igual ao seu período orbital, o que por sua vez quer dizer que o tempo que a Lua demora para girar sobre si mesma é exatamente igual ao tempo que ela demora para dar uma volta à Terra.
2007-01-30 09:57:32
·
answer #2
·
answered by Yeda 2
·
0⤊
0⤋
Não existe um "lado escuro" da Lua.
Como ela gira em relação ao Sol, suas crateras são iluminadas de forma diferente a cada dia e as "manchas" mudam radicalmente de forma.
Existe um lado invisível, já que a Lua mostra sempre a mesma face para nós.
Mas existem librações em latitude e longitude que permitem que a gente veja uma faixinha a mais em suas bordas, e em vez de 50%, conseguimos ver quase 60% de sua área.
Veja mais em:
http://observatoriophoenix.astrodatabase.net/e_teoria/24_E08.htm
2007-01-30 08:21:28
·
answer #3
·
answered by Obs. Phoenix 7
·
0⤊
0⤋
porque o movimento de rotação da lua possui mais ou menos o mesmo tempo desses movimentos da terra...enquanto a lua realiza sua translação ao redor da terra,realiza tambem a rotação...então acaba sempre mostrando o mesmo lado...
2007-01-30 07:01:08
·
answer #4
·
answered by Lu 2
·
0⤊
1⤋
Segundo a Wikipédia:
"As partes mais próximas de um objecto em órbita em volta de um planeta sofrem uma atracção gravitacional maior deste (porque estão a uma menor distância dele) do que as mais distantes, ou seja, há um gradiente de gravidade. Isso faz com que se gere um binário que leva o objecto a acabar por ficar orientado no espaço de modo a que seja a sua parte com uma maior massa a ficar voltada para o planeta. É esse efeito que explica porque é que a Lua assume uma taxa de rotação estável que mantém sempre a mesma face voltada para a Terra. O seu centro de massa está distanciado do seu centro geométrico de cerca de 2 km na direcção da Terra. (Curiosamente, não se sabe porquê, do lado voltado para a Terra a sua crosta é mais fina e é onde estão concentrados os «mares» - as zonas mais planas.)"
2007-01-30 06:58:31
·
answer #5
·
answered by danielpaixao 3
·
0⤊
1⤋