O DDR2, ou DIMM SDRAM DDR2, é uma evolução ao antigo padrão DDR SDRAM, conforme homologação da JEDEC. A nova tecnologia veio com a promessa de aumentar o desempenho, diminuir o consumo elétrico e o aquecimento, aumentar a densidade e minimizar a interferência eletromagnética (ruído). São esperados módulos de até 4GB de memória.
DIMM SDRAM DDR2 é o acrónimo de Dual In-line Memory Module, Syncronous Dynamic Random Acess Memory, Double Data Rate 2. Dual In-line Memory Module significa que os módulos fazem contatos pelos seus dois lados, em contraste aos antigos módulos SIMM (Single In-line Memory Module). Syncronous Dynamic Random Acess Memory significa que a memória possui acesso aleatório síncrono e dinâmico. O termo sincronia é utilizado para indicar que a memória e processador possuem clocks coincidentes, o que fez aumentar o desempenho em comparação com a antiga tecnologia EDO em 25%. O termo dinâmica é uma referência à estrutura dos chips, que são formados por uma matriz de capacitores que precisam ser recarregados constamente. Double Data Rate significa que o tráfego é de dois dados por pulso de clock. O número 2 simboliza o conjunto de melhorias do novo padrão.
Padrão Número de vias Tensão de alimentação
DDR2 240 1,8V
DDR 184 2,5V
DDR2 SO-DIMM 200 1,8V padrão para notebooks
Nota-se que o novo padrão não é compatível com o antigo DDR, tanto em pinagem, quanto em posição dos chanfros e alimentação elétrica.
O clock real dos novos chips são a metade do clock real dos seus módulos. Exemplificando: uma memória DDR2 400 possui clock real 200Mhz, e seus chips possuem clock real de 100Mhz. Porém tanto memórias quanto chips possuem clock efetivo (nominal) de 400Mhz.
Várias confusões se devem à leitura de notícias antigas e especulações anteriores ao lançamento das mesmas, e ao fato dos chips enviarem aos buffers de saída da memória 4 dados à metade do clock real dos módulos. Porém os módulos continuam sendo DDR, o que fica bastante claro quando percebemos que as taxas de trasmissão máxima teórica se mantém. Uma DDR e uma DDR2 possuem taxa de transmissão máxima e teórica de 3.2Gbps.
Os primeiros modelos lançados foram:
* DDR2-400 (com chips operando a 100 MHz)
* DDR2-533 (com chips operando a 133 MHz)
* DDR2-667 (com chips operando a 166 MHz)
* DDR2-800 (com chips operando a 200 MHz)
Apesar dos benefícios, os ciclos adicionais de clock trazem em contrapartida latências maiores, um problema muito difícil de ser contornado, sendo um dos principais argumentos de especialistas para aguardar a transição rápida para as DDR3. Por conta desta dicotomia entre clock dos chips e dos módulos, hoje é possível construir memórias cada vez mais rápidas, devendo somar a esta vantagem outros fatores, como o ODT.
Ao contrário das DDR clássicas, no qual a terminação resistiva se localizava na placa mãe, nas DDR2 o ODT está presente no próprio módulo, diminuindo assim a interferência eletromagnética. Esta é uma das características que permitem um desempenho maior desse modelo.
Os novos chips possuem mais subdivisões internas (banks, que não devem ser confundido com outras definições de banco de memória). Agora são 4 ou 8 bancos, diferente do antigo padrão que possuia apenas 2 ou 4.
A subdivisão de chips é muito importante para a utilização de um técnica chamada Bank Interleave. Como usamos memórias dinâmicas que precisam ser recarregadas constantemente, durante o processo de recarga a memória não pode ser acessada. Ao utilizarmos esta técnica quando acessamos um banco (uma fração de chips), os outros bancos são recarregados (as outras frações dos chips), minimizando assim a possibilidade de acesso a um banco que esteja em processo de recarga.
A DDR2 possui um pre-fetch de 4 bits, o dobro da DDR clássica.
DDR2 usam BGA (Ball Grid Array), enquanto DDR utilizam, em geral, TSOP (Thin Small-Outline Package). Apesar disso, a DDR2 é apontada como o novo padrão para as futuras memórias RAM, por conservar o custo benefício das antigas memórias DDR. Contudo, as novas memórias XDR da Rambus prometem muita performance.
Não te recomento a memória sansung, já tive problemas com ela... te recomendo Memória Kingston DDR 512mb.
Preço você pode pesquizar no mercado livre
http://www.mercadolivre.com.br/
2007-01-29 12:57:07
·
answer #1
·
answered by ANA CRISTINA 3
·
1⤊
4⤋
DDR é Double-Data-Rate ou taxa de transferência dobrada.
Recomendo que dê uma passeada pelo Wikipédia e veja a descrição sobre cada tipo de memória existente:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mem%C3%B3ria_RAM
Para o seu computador entretanto, sugiro que compre o mesmo tipo de memória que vc já tem, só com uma capacidade maior, pois pode haver muitos problemas de compatibilidade com memórias diferentes e para configurá-las corretamente requer um grau de conhecimento técnico maior.
Quanto à marcas isso não é tão importante assim. Lógico que marcas pouco conhecidas são arriscadas mas não é nada tão sério assim. Eu recomendo a Kingston: http://www.kingston.com.br/
Quanto aos MHz isso se refere a MegaHertz ou à velocidade de operações por segundo que sua memória executa. Procure testar as memórias antes de comprá-las e confira se as memórias são da mesma velocidade que a sua atual que são compatíveis com a velocidade do seu processador e placa-mãe.
2007-01-29 21:07:15
·
answer #2
·
answered by CavanhaMan 5
·
2⤊
0⤋
DDR é uma memoria que envia 2 sinais por pulso de clock
exemplo DDR400
envia 2 plsos de 200 hz por vez totalizando 400
Todas ela usam os modulos DIMM
na verdade o q vc mençionou e SDR SDRAM
que eram as pc 133, pc 100 e pc 66
elas so enviavam um sinal por pulso de clock
Ha diferenças sim
mas isso vai depender de outras coisas tambem como as latencias da memoria, seria como um tempo de resposta e de envio
SIMM - trabalham no modo singular, apenas transferem 8 bits
ao contrario da DDR Sdram que sao 64 bits
LEMBRANDO TODAS ELA SAO SINCRONAS
A Diferença é que a DDR2 alem de enviar pulsos ela envia mais 2 pulso antes da resposta do processador chegar
TOAS SAO DIMM
DIMM 168
DIMM 184
DIMM 240
a EDO ja é SIMM 72 ou 30
existem as RAMBUS, por exemplo o PS3 usa RAMBUS
www.xpcmaster.zip.net
2007-01-30 08:40:00
·
answer #3
·
answered by David Augusto Giménez C 5
·
0⤊
0⤋
leia este tutorial talves possa te tirar as duvidas
http://www.clubedohardware.com.br/artigos/1046
facil facil, mole mole.
2007-01-30 07:06:00
·
answer #4
·
answered by enrroscado 7
·
0⤊
0⤋
SIMM EDO - memória de 72 vias (difícil de achar , não se usa mais)
DIMM-SDRAM - memória de 168 vias ( clock 100MHz- 133MHz) trabalha com 1 instrução por clock.
DDR - memória de 184 vias ( clock 133MHz - 166MHz -200MHz) trabalha com 2 instruções por clock, portanto equivalente a 266MHz - 333MHz - 400MHz.
DDR2 - memória com 240 vias (clock 200MHz - 266MHz - 333MHz - 400MHz), trabalha com 2 instruções por clock, portanto equivalente a 400MHz - 533MHz - 667MHz -800MHZ.
A escolha da memória estará limitado pelo soquete de memória da placa mãe. No seu caso é DDR 184 pinos. de 333MHz para 400MHz a diferença no desempenho do PC é de 5% a favor do 400MHz. Irá perceber uma grande diferença na pontuação do bankmark apenas, quando compara somente o desempenho da memória. Se quiser uma memória de bom desempenho terá que olhar a latência ( CAS ) da memória, quanto menor mais rápida.
Cas Latency: 2-3-2-6 --- CAS=2 (primeiro número) esse é o mais rápido.
existem CAS=2,5 e CAS=3 este último o mais lento de todos.
A memória samsung é boa somente para placa mãe que usam o chipset da VIA ou SIS, se o chipset da placa mãe for da intel dá problemas.( a de 1GB não funciona nesta placa, a de 512 funciona mas dependendo da configuração do PC fica resetanto). Uma que não dá problemas é a Kingston, um pouco mais cara que a samsung.
Pra programas pesados e windows xp no mínimo 1GB de ram.
2007-01-29 21:32:22
·
answer #5
·
answered by kARALEGAL_777_ 7
·
1⤊
1⤋
Bom, a marca em si faz bem pouca diferença.
Se tu tem uma memória DDR, tem que olhar no manual da placa-mãe se tem slot (espaço pra encaixar, igual aos de encaixar cartucho de video-game) pra DIMM também, ou apenas pra DDR. Atualmente a maioria só lida com DDR2, e os mais antigos (cinco anos atrás), DDR e/ou DIMM.
DDR2 é um OUTRO tipo de DDR. Não é compatível, naõ pode botar um no lugar do outro. Assim como a DIMM também.
Todas essas outras siglas são simplesmente tipos diferentes, incompatíveis entre si.
400 ou 333 mhz é a frequencia em q elas trabalham. Tendo daus memórias de frequencias diferentes, elas trabalharão na frequencia em que a de MENOR frequencia trabalha. Tendo uma 400 e uma 333, AMBAS trabalharão em 333, e isso NÃO é um problema, OK? E claro, se a frequencia é de 400mhz, isso é um pouco melhor. Mas no fundo, é a quantidade de memória q faz diferença (ou seja, se 128mb ou se 512mb)
Mais uma coisa: Evite o Windows XP. Procure linux, ou windows 98. Enquanto o win98 toma uns 56 Mb de memoria pra funcionar, o WinXP toma, "de saída", mais de 200 Mb. Isso é mais do que vc tem, e sobra apenas 56 Mb pra um PC com configuração "mínima padrão"
Se vc trabalha com programas pesados, imagino que sejam gráficos, como Corel ou photoshop. Isso toma uma baita memória, mas não esqueça que eles exigem processamento das imagens também. Verifique se seu processador não esta sobrecarregado. Caso sejam programas de áudio, então memória não vai te ajudar tanto. O lance é um BOM dum upgrade na placa de som (algo tipo uma soundblast de 128 Mb) e um processador BOM (mais de 2Ghz com certeza)
Preços..... olha, à média de 1 real por Mb... Assim, uma 512 sai uns 500 reais. Procura no Mercado Livre, lá tem sempre gente de tudo q é cidade vendendo essas coisas.
2007-01-29 21:00:30
·
answer #6
·
answered by rodolfo_bioufrgs@hotmail.com 2
·
1⤊
1⤋
olha pra variar são linguagem tecnicas em ingles , os pc antigamento as memo eram DIM , hoje já não é + utilizado e sim DDR 400 ou 333 ou 266 são frequencias em q trabalham as memo. de preferencia se voce tiver 2 slots de memo ram seria ideal q ambas fossem das mesma mhz. Sim os preços diferem as DIM são + caros por não ser muito usada, o ideal seria voce trabalhar com 512 mb, se se prog operacional for xp ou superior, se voce tiver um video LCD , caso contrario 256 mb esta bom.
samsung já ouvi dizer q seria uma das piores
2007-01-29 20:59:40
·
answer #7
·
answered by kale 2
·
0⤊
0⤋
Memórias DDR (Double Data Range) são padronizadas de tal forma que a velocidade em que elas transmitem (enviam/recebem) informações da CPU seja dobrada em relação à antiga DRAM (Dynamic RAM) - um tipo muito comum de memória antigamente - e portanto muito melhor e mais aconselhável para os aplicativos de hoje.
Se quiser mais memória tudo o que tem a fazer é comprar mais slots de memória RAM do tipo que vc quiser, tal como a DDR. Quanto à marca, Samsung seria a marca de alguns dos componentes do computador - monitores, discos rígidos e drives - se quiser uma marca de computador mesmo com muita memória procure um DELL mais atual... estes são os melhores.
2007-01-29 20:52:38
·
answer #8
·
answered by J-GRR 2
·
0⤊
0⤋