English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Olá pessoal, meu nome é Maurício e sou vendedor, mas como sou formado em montagem e manutenção de micro, estava querendo fazer esse trabalho como free lance em casa quando chegasse do trabalho. Minha dúvida é se tenho que pagar alguma taxa para o governo. Queria fazer uma placa de divulgação bem simples na frente de casa e começar a ganhar minha clientela mas não sei se posso fazer isso (isso é, eu acho que posso né ? tem tanta gente que vende geladinho, coxinha, bolos em casa e não paga nada por isso). Queria a ajuda de alguêm que soubesse me responder. Obrigado

2007-01-29 10:34:37 · 10 respostas · perguntado por Mauricio 1 em Computadores e Internet Internet

10 respostas

Existe 3 formas básicas de você fazer isso:

1) Simplesmente colocando uma plaquinha e mandando brasa! O problema como já disseram é que a placa, além de atrair fregueses, pode atrair um fiscal ou mesmo algum estelionatário querendo faturar em cima do seu trabalho - chega um cara qualquer e diz que se você não der uma grana pra ele, ele te denuncia. Mas eu mesmo faço muito trabalho em casa, com propaganda de boca-a-boca e nunca tive problema com isso.

2) Trabalhando cadastrado pela prefeitura. Neste caso você precisa se cadastrar na prefeitura de sua cidade como prestador de serviços autônomo na área de suporte técnico. Neste caso você poderá até emitir nota fiscal, tento para isto que ir até a prefeitura, preencher o formulário correto e já pagar o imposto. Penso que esta é a melhor forma de trabalhar com isso, pois você só paga o ISS (imposto sobre serviços) sobre as notas fiscais emitidas. Também trabalhei assim durante uns dois anos sem problema algum.

3) Abrindo uma Micro-Empresa inscrita no SIMPLES que diminui bastante a tributação mas ainda assim é uma facada atrás da outra. Atualmente o governo está tentando facilitar ao máximo a abertura desse tipo de empresas a fim de estimular o desenvolvimento do país. Para isso sua empresa precisa ter sede própria e pode ser uma empresa pessoal (só você) ou Ltda (com no mínimo 2 sócios). Neste caso, sugiro que se informe no SEBRAE de sua cidade. Atualmente eu tenho uma empresa no meu nome e me mato pagando impostos mas tem a vantagem de poder atender a grandes clientes.

Minha sugestão é que comece com o 1 passo e quando ficar conhecido pelo boca-a-boca, passe pro segundo passo, fazendo seu cadastro na prefeitura e então podendo colocar a tal plaquinha e fazer até uns panfletos e cartões comerciais com seu nome e telefone. E, quando já tiver uma carteira de clientes, parta para o passo 3, abrindo uma firma com sede própria e faturando com vontade!

Boa sorte na sua empreitada!

2007-01-29 11:40:17 · answer #1 · answered by CavanhaMan 5 · 2 0

Na realidade existe um imposto sobre serviço prestado - ISS, e vc deve regularizar-se na prefeitura do seu município para estar dentro da lei.
Mas toda a questão de quanto vc paga de imposto deve ser discutida na prefeitura do seu município, basta informar-se!

2007-01-29 18:51:42 · answer #2 · answered by Giovani 2 · 1 0

Vc pode fazer sem pagar imposto, mas se por perto de sua casa tem alguma empresa que atua na área de informática e ela se sentir lesada, ou seja, perder clientes para vc, com certeza ela ira complicar contigo te denunciando para receita federal pois vc estará fazendo o mesmo serviço que ela sem pagar impostos, tendo aí uma vantagem nos custos a serem repassados aos clientes, a sua empresa será considerada clandestina pela receita mas se ninguém te denunciar vc pode trabalhar. A escolha é sua.

2007-01-29 18:57:11 · answer #3 · answered by ClaudirJo㯠R 2 · 0 0

Vc só paga impostos se for uma empresa. Colocar uma placa pode dar problema, pois os fiscais locais irão em cima. Tem vantagens em ser uma empresa (contas bancárias, financiamentos, licitações, negócios com grandes empresas,etc). Mas isso pode ser feito numa segunda etapa. Primeiro faça sua clientela, anuncie com panfletos e cartões. Seja um bom profissional e peça aos seus clientes e parentes indicações de novos clientes. Não cobre caro, pois ainda não pode concorrer com os demais. Mostre um bom trabalho, bom preço, seja honesto (nunca engane) e seja amigo dos seus clientes. Depois de algum tempo poderá pensar em empresa e impostos. :--)

2007-01-29 18:52:08 · answer #4 · answered by Lino 2 · 0 0

So vai ser obrigado a pagar se vc abrir uma empresa com cnpj e tals, senao vc vai ficar no mercado informal e nao tem que pagar nada, ate por que pelo tanto de impostos que uma empresa paga hj em dia e bom ela ter um bom faturamento senao esta na falencia.

[]s;

2007-01-29 18:41:10 · answer #5 · answered by Robson 3 · 0 0

Comece informalmente e faça cartões para distribuir mas não coloque placa, algum fiscal vai ver e atrapalhar tua vida. Depois, se a coisa correr bem, você se registra na Prefeitura como autônomo e ai vai ter que pagar impôstos, ou continuar na informalidade.

2007-01-30 05:27:16 · answer #6 · answered by fran 7 · 0 1

As pessoas que conheço fazendo esse trabalho não pagam nada ao governo. O melhor que você tem a fazer é começar o seu trabalho com a clientela e boa sorte.

2007-01-29 18:48:13 · answer #7 · answered by may 3 · 0 2

Creio que não precisa pagar nada, conheço quem faz esse tipo de trabalho e não paga nenhum tipo de imposto por isso.

Boa sorte!

2007-01-29 18:44:08 · answer #8 · answered by Á amizade é como uma flor 7 · 0 2

vai na boa e tenha boa sorte na nova empreitada

2007-01-29 18:39:53 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 2

Acho que não paga não.

2007-01-29 18:38:35 · answer #10 · answered by ♫♫♥ ♥ Cristinyr♥ ♫♫♫♫ 7 · 0 2

fedest.com, questions and answers