English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Olá pessoal, meu nome é Maurício e sou vendedor, mas como sou formado em montagem e manutenção de micro, estava querendo fazer esse trabalho como free lance em casa quando chegasse do trabalho. Minha dúvida é se tenho que pagar alguma taxa para o governo. Queria fazer uma placa de divulgação bem simples na frente de casa e começar a ganhar minha clientela mas não sei se posso fazer isso (isso é, eu acho que posso né ? tem tanta gente que vende geladinho, coxinha, bolos em casa e não paga nada por isso). Queria a ajuda de alguêm que soubesse me responder. Obrigado

2007-01-29 10:33:22 · 8 respostas · perguntado por Mauricio 1 em Computadores e Internet Hardware Outros - Hardware

8 respostas

aconselho voce a colocar uma placa discreta na porta de tua casa, e pronto, e va falando com os conhecidos, etccc, quem sabe voce arrume uma boa clientela.



boa sorte.



facil facil, mole mole.

2007-02-01 05:24:35 · answer #1 · answered by enrroscado 7 · 0 4

Existe 3 formas básicas de você fazer isso:

1) Simplesmente colocando uma plaquinha e mandando brasa! O problema como já disseram é que a placa, além de atrair fregueses, pode atrair um fiscal ou mesmo algum estelionatário querendo faturar em cima do seu trabalho - chega um cara qualquer e diz que se você não der uma grana pra ele, ele te denuncia. Mas eu mesmo faço muito trabalho em casa, com propaganda de boca-a-boca e nunca tive problema com isso.

2) Trabalhando cadastrado pela prefeitura. Neste caso você precisa se cadastrar na prefeitura de sua cidade como prestador de serviços autônomo na área de suporte técnico. Neste caso você poderá até emitir nota fiscal, tento para isto que ir até a prefeitura, preencher o formulário correto e já pagar o imposto. Penso que esta é a melhor forma de trabalhar com isso, pois você só paga o ISS (imposto sobre serviços) sobre as notas fiscais emitidas. Também trabalhei assim durante uns dois anos sem problema algum.

3) Abrindo uma Micro-Empresa inscrita no SIMPLES que diminui bastante a tributação mas ainda assim é uma facada atrás da outra. Atualmente o governo está tentando facilitar ao máximo a abertura desse tipo de empresas a fim de estimular o desenvolvimento do país. Para isso sua empresa precisa ter sede própria e pode ser uma empresa pessoal (só você) ou Ltda (com no mínimo 2 sócios). Neste caso, sugiro que se informe no SEBRAE de sua cidade. Atualmente eu tenho uma empresa no meu nome e me mato pagando impostos mas tem a vantagem de poder atender a grandes clientes.

Minha sugestão é que comece com o 1 passo e quando ficar conhecido pelo boca-a-boca, passe pro segundo passo, fazendo seu cadastro na prefeitura e então podendo colocar a tal plaquinha e fazer até uns panfletos e cartões comerciais com seu nome e telefone. E, quando já tiver uma carteira de clientes, parta para o passo 3, abrindo uma firma com sede própria e faturando com vontade!

Boa sorte na sua empreitada!

2007-01-29 19:45:12 · answer #2 · answered by CavanhaMan 5 · 4 0

Cara, faz assim:
Fale para seus amigos espalharem por todos os lados que você "agora computadores" certo?!. Beleza. De resto, fica só atento as pessoas que você conhece que têm computador, e tipo, veja se estão precisando de alguma coisa no PC. Cara, os primeiros serviços são a indicação de tudo, se dara certo ou não. Conforme você for pegando camputadores, o pessoal vai levando mais e mais para você arrumar. Deixa para lá esse negócio de placas, de prefeitura, deixa para lá. Propaganda boca-boca com os amigos. Arrume uns programas e já era cara.
Abraço e boa sorte.

2007-01-29 18:55:13 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Sim,
se vc for seguir a lei ao pé-da-letra, sim.
Pois vc teria q fazer um CCM na prefeitura como profissional de montagem e manutenção de micros, adquirir notas fiscais para emiti-las quando realizar qualquer manutenção, caso entenda de livros e pagamentos de livros fiscais e impostos, seus serviços poderam ser prestados a baixo custo, agora se vc não souber, vai ter que pagar um contador o q o fará elevar o custo de sua mão-de-obra, o q pode vir a não ser muito viável.
Sugiro q faça um bloco recibo com seu nome e alguns dados, e vc poderá emitir somente recibos e não notas fiscais. ok.
Espero ter ajudado.

2007-01-29 18:48:30 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Legalmente não... informalmente sim...

Se você vai prestar serviço legalmente tem que abrir uma empresa e pagar aquele monte de impostos... mas relaxa... estamos no Brasil.... vai fundo....

2007-01-31 11:31:24 · answer #5 · answered by Daltro 5 · 0 1

Acredito que para o que você quer não será necessário.

Basta afixá-la e pelo amor de Cristo tome cuidado para não errar no português. (brincadeira)

2007-01-29 18:45:00 · answer #6 · answered by Mário 2 · 0 3

se começar coo micro empresa so depois de um ano é que vai pagar taxas e impostos

2007-01-29 18:41:35 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 3

ai, pode trabalhar a vontade........... tranquilo sem bronca!!!!

2007-02-02 09:27:45 · answer #8 · answered by Brun0 D@ntas 2 · 0 4

fedest.com, questions and answers