Olá Branca,
Trata-se da mesma diferença entre o que é "moral" e o que é "legal".
moral => do Lat. morale. s. f., conjunto de costumes e opiniões que um indivíduo ou um grupo de indivíduos possuem relativamente ao comportamento; (...).
legal => do Lat. legale. adj. 2 gén., conforme ou relativo à lei; (...)
A "moral", o "conforme se deve", é um conceito subjetivo, decorre dos valores e da própria concepção de certo e errado de cada ser humano.
A "legalidade", o "conforme a lei", decorre de critérios objetivos (expressos), os quais concordando ou não todos os indivíduos submetidos aquela Lei especifica devem seguir.
A ética é a ciência que estuda a moral e pauta os ditames da legalidade, eis que a Lei é oriunda dos usos e costumes (não é por acaso é está na área das Ciências Humanas).
Diante do exposto, nem sempre o que é moralmente aceito é legal, ou o que é legal é moralmente aceito.
Exemplo? Para uns, é imoral o sexo antes do casamento, mas é legal (permitido, lícito) praticar sexo antes do casamento.
Entendeu?!
B-jos para todos.
2007-01-30 01:12:24
·
answer #1
·
answered by Si 7
·
0⤊
0⤋
Agir conforme o dever, geralmente, pressupõe compromisso com nobre valores morais tais como: honestidade, fidelidade, responsabilidade, honra e caráter.
A conformidade com a lei é simples obediência a uma norma institucionalizada pelo Estado; não obedece a padrões de moralidade e varia com o tempo e a situação e os privilégios.
2007-01-29 19:40:54
·
answer #2
·
answered by Carioca Desesperado 4
·
1⤊
0⤋