English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

estou separado a 2 anos , tenho um filho de 3 anos , queremos nos divorciar , gostaria de saber qual o caminho mais rápido , sobre os bens abrimos mão cada um fica com o teu , referente a pensão eu não estou trabalhando , não tenho moradia própia , não tenho carro própio ao contrario dela ela tem tudo quitado e em seu nome , como funciona a pensão se não tenho como paga-la, tem algum teto minimo, gostaria de ajuda e informações .
obrigado , Cláudio

2007-01-29 09:54:38 · 6 respostas · perguntado por opermed 1 em Família e Relacionamentos Divórcio

6 respostas

Quer um conselho corra logo para um advogado.
E cuidado quem não paga pensão vai preso vc tem saúde pode trabalhar.
Boa sorte.

2007-01-29 10:05:46 · answer #1 · answered by Agata 3 · 0 1

Se é consensual, já fica bem mais fácil.
A questão é a seguinte: primeiro vocês têm que acertar os detalhes impostos pela lei 6.515/73 sobre o divórcio.
No seu caso, se vocês não estiverem separados judicialmente, é hipótese de divórcio direito.
As questões que devem ser resolvidas são as seguintes: a)partilha de bens; b) pensão para a criança; c) pensão entre os conjugues; d) se a mulher vai voltar a usar o nome de solteira (caso ela tenha mudado); e) guarda do filho.
Resolvidas essas questões, vocês devem procurar um advogado (em Belo Horizonte, pode falar comigo) e ele vai fazer uma petição com os termos do acordado entre vocês e distribuir a ação na vara de família. É importante ter duas testemunhas que saibam que vocês estão separados há mais de 2 anos.
Depois de audiência e transitada em julgado a sentença, será expedido uma mandado de averbação para ser levado no cartório onde vocês casaram e vocês terão uma nova certidão de casamento onde constará a averbação do divórcio.

2007-01-30 13:58:06 · answer #2 · answered by Fernando R 2 · 1 0

Consulte um advogado .
Encontrei algumas informações úteis:

http://www.jean-adv.com.br/direitodefamilia.htm

http://obsidiana.cidadeinternet.com.br/template.asp?grupo=18&sub_grupo=1&materia=4

2007-02-02 15:10:20 · answer #3 · answered by 7 · 0 0

Bom, como vcs estão separados a mais de 2 anos, pode-se entrar com pedido de Divórcio Direto, quando em audìência ficará estabelecido que o casal está de acordo de como ficarão a situação dos bens, bem como a questão do uso do sobrenome, caso algum de vcs tenha trocado.

Quanto a pensão alimentícia, se vc não tem condições de arcar, o juiz poderá deterinar que seus pais paguem, ou na falta ou impossibilidade destes qualquer outro parente.

Espero ter ajudado.

2007-01-31 23:52:41 · answer #4 · answered by Marrom 2 · 0 0

O caminho mais rápido é qdo ambos concordam com a separação. Chamado divórcio consensual. No caso da pensão alimentícia, o cara estando desmpregado, o juiz estipula um salário mínimo ou um percentual a ser pago a partir do valor do salário mínimo. O Juiz não quer saber, o cara tem que se virar pra pagar , senão vai preso mesmo. Existem casos que o Juiz manda que os avós paternos pague a pensão no lugar do filho. Eu não sei bem como funciona, mas sei que isso é fato verídico. Tb sou divorciada e o pai da minha filha estava desempregado, mas não teve jeito, teve que desembolsar, O juiz mandou ele até catar latinhas, papelão... mas pagar. Bom ele deu um jeito e paga bonitinho!
Converse com sua ex- esposa, entre tente acordo com ela, quem sabe ela abra mão da pensão enquanto vc não se emprega? Nada é impossível. Boa sorte.

2007-01-31 11:01:36 · answer #5 · answered by Fofinh@ 3 · 0 1

Olá amigo...primeiro se é amigável sem problema, basta um advogado e um acordo entre vocês com testemunhas e no acordo já entra tudo. Já a pensão se o menor vai ficar com ela você terá de pagar sim, a não ser que ela não peça, normalmente é um salário mínimo. Mas só começa a ter direito a partir do pedido via processo judicial. Valeu.

2007-01-30 07:50:54 · answer #6 · answered by silviopincer 1 · 0 1

fedest.com, questions and answers