English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-01-29 08:47:33 · 4 respostas · perguntado por Grrá 1 em Casa e Jardim Outras - Casa e Jardim

4 respostas

RAÍZES DA VIDA

Riquezas do cerrado mineiro

Barbatimão, eficaz cicatrizante, encontrado em Cardeal Mota.

Diversas estimativas revelam que o cerrado é uma das áreas de vegetação com um dos maiores índices de biodiversidade vegetal. Isto significa que existem alí um grande número de espécies diferentes de plantas e, com isto, muitas que são medicinais. Algumas espécies são muito frequentes no cerrado mineiro, por exemplo, a "mamacadela" (Brossimum gau-dichaudii), a "aroeira" de casca vermelha (Schinus terebinthifolius), o "barbatimão" (Stryphnodendron barbatiman), a "douradinha-do-campo" (Palicourea sp.) e a "faveira" (Dimorphandra mollis). Estas plantas têm hoje um grande valor comercial por conterem substâncias químicas com propriedades medicinais comprovadas, e de interesse das indústrias de medicamentos. A "mamacadela", por exemplo, contém substâncias chamadas furanocurarinas, que são utilizadas no tratamento do vitiligo, uma doença que ocasiona manchas na pele; a "aroeira" e o "barbatimão", contêm grande quantidade de taninos, substâncias adstringentes e eficazes como cicatrizantes, e a "douradinha" contém metilxantinas, que são estimulantes e diuréticas. A "faveira" contém a rutina (flavonóide), uma substância química útil no tratamento de varizes e hemorróidas.

Espécies como as citadas acima eram, até recentemente, bastante abundantes no cerrado de Minas Gerais. No entanto, o progresso desordenado e a vasta utilização das plantas nativas para a produção de carvão, levou drasticamente à sua redução. Não permita que estas e outras espécies da nossa flora nativa continuem a ser indevidamente exploradas e destruídas! Ajude a preservar a nossa riqueza!


Os boldos: como preparar e utilizar

Uma colher de chá (5g) das folhas dessecadas do "Boldo-do-Chile" deve ser fervida (cozida) durante 5 minutos. Deve-se tomar 1 xícara deste remédio, duas vezes ao dia, durante no máximo 3 dias. Como todo remédio à base de planta, o uso prolongado ou durante a gravidez deve ser evitado.

Os estudos farmacológicos e toxicológicos com os "falsos-boldos" ainda estão se iniciando e por isto estas plantas devem ser utilizadas com muita cautela. Existem relatos, por exemplo, que chás preparados com os mesmos são capazes de aumentar os batimentos cardíacos e isto pode ser muito perigoso.


Grupo de Estudos e Pesquisas de Plantas Aromáticas, Medicinas e Tóxicas – Faculdade de Farmácia/UFMG. Coordenação da professora Maria das Graças Lins Brandão

2007-01-29 11:26:54 · answer #1 · answered by Juarez dos Reis Correa 4 · 1 0

Acredito que você quiz dizer mamica-de-cadela. Se for, é cientificamente conhecida por Chorisia specciosa ou popularmente "paineira". Acesse www.sementesdearvores.com.br eles vendem sementes.

2007-02-01 14:37:10 · answer #2 · answered by ornata28 3 · 0 0

Experimente entrar em contato na Embrapa Cerrados.

2007-01-29 17:13:55 · answer #3 · answered by jeanmarconi 2 · 0 0

aqui no RS temos uma arvore que é chamada de MAMICA DE CADELA, mas acho que não é esta que você procura, é uma arvore grande, parece que dá para fazer um cha das folhas.

2007-01-29 16:54:40 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers