Depois do que a superalinedf disse... sem comentários... =D
Beijos
@}----
2007-01-29 04:48:58
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Ateus são aqueles não acreditam na existência de Deus e você, amigo, pelas suas perguntas está bem interessado no assunto.
Deus há de ser misericordioso com você e considerar apenas a bondade de seu coração.
2007-01-31 12:21:52
·
answer #2
·
answered by Joyce 3
·
0⤊
0⤋
ninguém está predestinado ao inferno.
2007-01-29 14:58:30
·
answer #3
·
answered by Satori 6
·
0⤊
0⤋
Ateus negam a existência de divindades quaisquer (ninguém pode ser ateu graças a Deus).
Agnósticos entendem que a existência de mentes superiores, ou divindades (ressalva minha), fogem a experimentação humana e não podem ser negadas nem confirmadas. Eu me considero um agnóstico.
Os teístas afirmam a existência de uma divindade, mente ou instância superior.
Assim o inferno não é uma preocupação para ateus e agnósticos, pois o que não existe comprovadamente (ateus) ou não pode ser verificado (agnósticos), não lhes causa medo.
A preocupação do inferno cabe aos teístas, pois...
Ela implica em escolher:
O deus certo..
A religião correta..
A comunidade adequada..
e ainda, viver uma vida aprovada pelo deus escolhido..
Quantos acertos sucessivos, não?
Como as diversas religiões monoteístas, especialmente as que se baseiam na Bíblia ( cristãs ou não), no Corão ou no Talmud, afirmam que os adversários irão para o inferno. Desta meneira, o inferno é uma grande probabilidade para a esmagadora maioria dos teístas.
Pois todos afirmam ser os escolhidos por Deus, e assim ou estão todos errados (e aí o céu e o inferno bem como o acesso a eles, passam a ser uma incógnita completa) ou apenas uma facção estará certa, e o céu será um lugar pequenino e o inferno será ENORME, tão somente menor que arrogância daqueles que o imaginaram como o destino de seus opositores, apenas..
2007-01-29 14:15:12
·
answer #4
·
answered by Nabosantos 7
·
0⤊
0⤋
Não. Primeiro porque não existe inferno. Existem mundos habitados iguais, piores e melhores do que a Terra... Segundo, porque DEUS seria mau e covarde se condenasse alguém só porque esse alguém se recusa em acreditar Nêle... DEUS deu ao homem o "Livre arbítrio" - o que significa a liberdade de pensar e agir com bem quiser pensar e agir... Se praticar "más" ações colherá as "más" ações que praticou... Se praticar "boas" ações, colherá as "boas" ações que praticou... Deus não obriga ninguém a acreditar ou a não acreditar Nêle. Deus está muito "acima" dessas coisinhas pequenas nossas e é tão grande que nos dá plenos direitos para crermos ou não Nêle. O "ateu" é um ser orgulhoso que ainda não parou para "meditar" profundamente nos mistérios da Natureza, da vida, da morte, da existência... Por exemplo: já pensou quem é que faz com que os elétros "girem" eternamente em torno do núcleo do átomo?? Já pensou em quem é que faz com que a lua "gire" continuamente em volta da Terra?? Já pensou sériamente em quem nos dá e quem nos tira a vida??
2007-01-29 13:01:39
·
answer #5
·
answered by Roberto 7
·
0⤊
0⤋
(Minha humilde opinião, baseada nos preceitos da religião católica) A salvação só vem aos que seguem Jesus. E quem segue Jesus? Quem segue seus ensinamentos. O ensinamento primordial de Jesus é o amor. Portanto se você pratica o amor, independente daquilo em que você crê, mas sim dos desígnios do seu coração, então você é o verdadeiro seguidor de Jesus. Logo, é merecedor da salvação, não sendo destinado ao inferno, enquanto aqueles que pregam o nome de Jesus, mas não praticam o amor, a caridade e a justiça, devem sir ir ao inferno. Não é o que você escolhe seguir, mas o modo como segue que determina quem você realmente é!
2007-01-29 12:57:45
·
answer #6
·
answered by Lina Yara 2
·
0⤊
0⤋
Minha resposta, é na verdade uma pergunta para o "Guitar Man"
"A não ser que aceitem a Jesus antes de morrer, estão."
Com essa sua afirmação, quer dizer que o resto do mundo que não for cristão vai para o inferno?!?!
Que intolerância!!!! Este é um dos motivos de eu ser ATEU!!!
2007-01-29 12:56:24
·
answer #7
·
answered by folhack 2
·
0⤊
0⤋
1012 Haverá lugares determinados no universo destinados à s
penalidades e aos prazeres dos EspÃritos, conforme seus méritos?
– Já respondemos a essa questão. As penalidades e os prazeres são inerentes ao grau de perfeição dos EspÃritos; cada um tira de si mesmo o princÃpio de sua própria felicidade ou infelicidade; e como estão por toda parte, nenhum lugar localizado nem fechado está destinado a um ou a outro. Quanto aos EspÃritos encarnados, eles são mais ou menos felizes ou infelizes conforme o mundo que habitem seja mais ou menos avançado.
1012 a Em vista disso, o inferno e o paraÃso não existiriam como o homem os representa?
– São apenas figuras: existem EspÃritos felizes e infelizes por toda parte. Entretanto, como também dissemos, os EspÃritos da mesma ordem se reúnem por simpatia; mas podem se reunir onde quiserem quando são perfeitos.
A localização exata dos lugares de penalidades e recompensas existe apenas na imaginação do homem e provém da tendência de materializar e circunscrever as coisas das quais eles não podem compreender a essência infinita.
1013 O que se deve entender por purgatório?
– Dores fÃsicas e morais: é o tempo de expiação. à quase sempre na Terra que fazeis vosso purgatório e onde sois obrigados a expiar vossas faltas.
O que o homem chama de purgatório é igualmente uma figura pela qual se deve entender não como um lugar qualquer determinado, mas como o estado dos EspÃritos imperfeitos, que estão em expiação até a purificação completa que deve elevá-los ao plano dos EspÃritos bem-aventurados. Essa purificação, operando-se nas diversas encarnações, faz com que o purgatório consista nas provas da vida corporal.
1015 O que se deve entender por uma alma penada?
– Um EspÃrito errante e sofredor, incerto de seu futuro, e a quem podeis proporcionar o alÃvio que, muitas vezes, solicita ao se comunicar convosco.
1016 Em que sentido se deve entender a palavra céu?
– Acreditais que seja um lugar, como os Campos ElÃseos dos antigos, onde todos os bons EspÃritos estão indistintamente aglomerados com a única preocupação de desfrutar, durante a eternidade, de uma felicidade passiva? Não. à o espaço universal; são os planetas, as estrelas e todos os mundos superiores onde os EspÃritos desfrutam de todas as suas qua-
lidades sem os tormentos da vida material nem as angústias próprias à inferioridade.
1017 Alguns EspÃritos disseram estar habitando o quarto, o quinto céu, etc.; o que quiseram dizer com isso?
– Se lhes perguntais qual céu habitam é porque tendes uma idéia de muitos céus sobrepostos, como os andares de uma casa. Então, eles respondem conforme vossa linguagem. Mas, para eles, essas palavras, quarto e quinto céu, exprimem diferentes graus de depuração e, conseqüentemente, de felicidade. à exatamente como quando se pergunta a
um EspÃrito se ele está no inferno; se é infeliz, dirá que sim, porque para ele inferno é sinônimo de sofrimento; porém, ele sabe muito bem que não é uma fornalha. Se fosse um pagão diria que estava no Tártaro.
O mesmo acontece com muitas outras expressões semelhantes, como: cidade das flores, cidade dos eleitos, primeira, segunda ou terceira esfera, etc., que não passam de expressões usadas por certos EspÃritos, quer como figuras, quer algumas vezes por ignorância da realidade das coisas e até mesmo das mais simples noções cientÃficas.
De acordo com a idéia restrita que se fazia antigamente dos lugares de sofrimentos e recompensas, e principalmente com a opinião de que a Terra era o centro do universo, de que o céu formava uma abóbada e que havia uma região de estrelas, colocava-se o céu em cima e o inferno embaixo. Daà as expressões: subir ao céu, estar no mais alto dos céus, estar precipitado no inferno. Hoje a ciência demonstra que a Terra não passa de um dos menores planetas, sem importância especial. Entre milhões de outros, traçou a história de sua formação e descreveu sua constituição; provou que o espaço é infinito, que não há nem alto nem baixo no universo, e assim impôs a rejeição à idéia de situar o céu acima das nuvens e o inferno nos lugares baixos. Quanto ao purgatório, nenhum lugar lhe fora designado. Estava reservado ao Espiritismo dar sobre todas essas coisas a explicação mais racional, grandiosa e, ao mesmo tempo, mais consoladora para a humanidade. Assim, pode-se dizer que levamos em nós mesmos nosso inferno e nosso paraÃso e, quanto ao purgatório, nós o encontramos em nossa encarnação, em nossas vidas fÃsicas.
1018 Em que sentido é preciso entender estas palavras do Cristo: “Meu reino não é deste mundo?”
– O Cristo, ao responder assim, falava num sentido figurado. Ele queria dizer que apenas reina nos corações puros e desinteressados. Ele está por todos os lugares onde domina o amor ao bem, mas os homens ávidos das coisas deste mundo e ligados aos bens da Terra não estão com ele.
1019 O reino do bem poderá um dia realizar-se na Terra?
– O bem reinará na Terra quando, entre os EspÃritos que vêm habitá-la, os bons predominarem sobre os maus; então eles farão reinar na Terra o amor e a justiça, que são a fonte do bem e da felicidade. Pelo progresso moral e praticando as leis de Deus é que o homem atrairá para a Terra os bons EspÃritos e afastará os maus; mas os maus só a deixarão quando o homem tiver expulsado de si o orgulho e o egoÃsmo.
A transformação da humanidade foi anunciada e é chegado o tempo em que todos os homens amantes do progresso se apresentam e se apressam, porque essa transformação se fará pela encarnação dos EspÃritos melhores, que formarão sobre a Terra uma nova ordem. Então, os EspÃritos maus, que a morte vai retirando a cada dia, e aqueles que tentam deter a marcha das coisas serão excluÃdos da Terra porque estariam deslocados entre os homens de bem dos quais perturbariam a felicidade.
Eles irão para mundos novos, menos avançados, desempenhar missões punitivas para seu próprio adiantamento e de seus irmãos ainda mais atrasados. Nessa exclusão de EspÃritos da Terra transformada não percebeis a sublime figura do paraÃso perdido? E a chegada à Terra do homem em semelhantes condições, trazendo em si o gérmen de suas paixões e os traços de sua inferioridade primitiva, a figura não menos sublime do pecado original? O pecado original, sob esse ponto de vista, se refere à natureza ainda imperfeita do homem, que é, assim, responsável por si mesmo e por suas próprias faltas e não pelas faltas de seus pais. Todos vós, homens de fé e boa vontade, trabalhai com zelo e coragem na grande obra da regeneração, porque recolhereis cem vezes mais o grão que tiverdes semeado. Infelizes aqueles que fecham os olhos à luz. Preparam para si longos séculos de trevas e decepções; infelizes os que colocam todas as suas alegrias nos bens deste mundo, porque sofrerão mais privações do que os prazeres de que desfrutaram; infelizes, principalmente, os egoÃstas, porque não encontrarão ninguém para ajudá-los a carregar o fardo de suas misérias.
O Livro dos EspÃritos, de Allan Kardec
http://www.omensageiro.com.br/doutrina/
2007-01-29 12:56:22
·
answer #8
·
answered by Antonio Vieira Sobrinho 7
·
0⤊
0⤋
Observou que ninguém tá te ligando !!!
2007-01-29 12:54:12
·
answer #9
·
answered by mederixjbl 4
·
0⤊
0⤋
Ninguém está predestinado para ir para o céu ou inferno. Cada qual escolhe se quer ir ou não. Te esqueces do livre arbítrio do livre arbítrio?
2007-01-29 12:53:15
·
answer #10
·
answered by Jucy 4
·
0⤊
0⤋