English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

A mesa do velho avô

Desconhecido

Um frágil e velho homem foi viver com seu filho, nora, e o seu neto mais velho de quatro anos. As mãos do velho homem tremiam, e a vista era embaralhada, e o seu passo era hesitante.

A família comia junto à mesa, mas as mãos trêmulas do avô ancião e sua visão falhando, tornou difícil o ato de comer. Ervilhas rolaram da colher dele sobre o chão. Quando ele pegou seu copo, o leite derramou na toalha da mesa. A bagunça irritou fortemente seu filho e nora:

"Nós temos que fazer algo sobre o Vovô." disse o filho. "Já tivemos bastante do seu leite derramado, ouvindo-o comer ruidosamente, e muita de sua comida no chão."

Assim o marido e esposa prepararam uma mesa pequena no canto da sala. Lá o avô comia sozinho enquanto o resto da família desfrutava do jantar. Desde que o avô tinha quebrado um ou dois pratos, a comida dele foi servida em uma tigela de madeira. Quando a família olhava de relance na direção dele, às vezes percebiam uma lágrima em seu olho por estar só. Ainda assim, as únicas palavras que o casal tinha para ele eram advertências acentuadas quando ele derrubava um garfo ou derramava comida.

O neto de quatro anos assistiu tudo em silêncio. Uma noite antes do jantar, o pai notou que seu filho estava brincando no chão com sucatas de madeira. Ele perguntou docemente para a criança, "O que você está fazendo?" Da mesma maneira dócil, o menino respondeu: "Oh, eu estou fabricando uma pequena tigela para você e mamãe comerem sua comida quando eu crescer." E voltou a trabalhar.

As palavras do menino golpearam os pais que ficaram mudos. Então lágrimas começaram a fluir em seus rostos. Apesar de nenhuma palavra ter sido falada, ambos souberam o que devia ser feito. Aquela noite o marido pegou a mão do vovô e com suavidade o conduziu a mesa familiar. Para o resto de seus dias de vida ele comeu sempre com a família. E por alguma razão, nem marido nem esposa pareciam se preocupar mais quando um garfo era derrubado, ou leite derramado, ou que a toalha da mesa tinha sujado.

As crianças são notavelmente perceptivas. Os olhos delas sempre observam, suas orelhas sempre escutam, e suas as mentes sempre processam as mensagens que elas absorvem. Se elas nos vêem pacientemente providenciar uma atmosfera feliz em nossa casa, para nossos familiares, eles imitarão aquela atitude para o resto de suas vidas .

O pai sábio percebe isso diariamente, que o alicerce está sendo construído para o futuro da criança. Sejamos sábios construtores de bons exemplos de comportamento de vida em nossas funções.

2007-01-29 03:49:36 · 13 respostas · perguntado por Anonymous em Família e Relacionamentos Família

13 respostas

paty senti as lágrimas quando elas já estavam molhando meu rosto,muito verdadeira esta historia ,tem coisa mais gostosa que sentar embaixo de uma arvore e conversar com os mais velhos ? acho que não ,eu não tenho parentes de sangue (fora meu filho) mas tenho muitos vovos e vos` espalhados pelo mundo , um beijo no seu coração tão meigo que nos deu o imenso prazer de começar a segunda refletindo sobre nossos anciãos ....

2007-01-29 04:28:37 · answer #1 · answered by fafa 5 · 1 0

Amo e respeito não só os idosos, mas os deficiêntes físicos os homosexuais, enfim todas as pessoas e raças....

2007-01-29 04:06:37 · answer #2 · answered by AUREA P 6 · 1 0

Procuro amá-las apesar de que existem alguns que sejam meio ranzinzas, rancorosos, etc. Acho que eles têem muito a nos ensinar e se estivermos abertos para aprender e escutá-los eles podem se tornar nossos maiores professores e amigos.

2007-01-29 03:59:56 · answer #3 · answered by ioneidesena 6 · 1 0

Lindo, adorei.
Amo sim, com todo meu coração

2007-01-29 03:59:42 · answer #4 · answered by Naughty Nurse 6 · 1 0

não consigo mais quando percebo que tive algum preconceito com algum desses meus irmão quando sou injusta me arrependo,mas to tentando amar o meu proximo.penso que é tentando que se consegue. dos ateus eu não gosto é que eles blasfemão mto contra deus.e quando uma pessoa mexe com alguem que vc ama mto é dificil vc se calar. FELIZ NATAL. QUE DEUS ABENÇOE A TODOS .MUITA PAZ E AMOR.

2016-12-03 04:48:41 · answer #5 · answered by schebel 4 · 0 0

com certeza... lembre-se que um dia seremos tbm, se Deus quizer.

2007-01-29 06:42:00 · answer #6 · answered by jean e adriana 5 · 0 0

Belo texto.
Os idosos têm muito a contribuir com a gente e muita experiência. Não porque desrespeitar.
Mas amar? Claro.

2007-01-29 04:51:42 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

Paty n -
Gostei, bem verdadeira essa realidade. Espero que muita gente leia e mude seu comportamento para com os idosos.
Parabéns e abraços.

2007-01-29 04:15:29 · answer #8 · answered by munchausen 7 · 0 0

nossa!!!!muito linda sua mensagem!!!e eu respeito e amoooo muito os idosos!!!!!

2007-01-29 04:08:28 · answer #9 · answered by Jeje 3 · 0 0

Muito bonita essa sua mensagem.
Todas as pessoas deviam amar e respeitar os idosos.

2007-01-29 04:01:28 · answer #10 · answered by Mulher 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers