English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-01-29 02:23:12 · 6 respostas · perguntado por saza 1 em Artes e Humanidades História

6 respostas

resposta
de onde surgiu a festa do carnaval=O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado a liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.
O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.

No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.

No século XX o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.

A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. A partir dai o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. Começam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada.

O carnaval de rua manteve suas tradições originais na região Nordeste do Brasil. Em cidades como Recife e Olinda, as pessoas saem as ruas durante o carnaval no ritmo do frevo e do maracatu.
Na cidade de Salvador, existem os trios elétricos, embalados por músicas dançantes de cantores e grupos típicos da região. Na cidade destacam-se também os blocos negros como o Olodum e o Ileyaê, além dos blocos de rua e do Afoxé Filhos de Gandhi.

2007-01-29 02:58:54 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Há indícios que festas carnavalescas atuais, sejam ecos das Bacanais, Saturnais e Lupercais dos antigos, Dionísio, o deus do vinho de cujo culto se originou o Teatro, aliás era o mesmo que tendo auxiliado Júpiter na guerra dos deuses contra os Titãs, ouvia dele estímulos excitando-o a lutar: “Evoé! Dionisio, Evoé!”, significando: “Avante! Bacchus, coragem!”, locução conhecida como o "Grito das Bacantes", sacerdotisas romanas que, prestando culto a Baco, dançavam e soltavam histéricos gritos e, nas festas em sua honra, provocavam desordens e escândalos, conhecidos como bacanais, também comemorados na Grécia sob o nome de Dionísias.

2007-01-29 12:26:39 · answer #2 · answered by Origem9Ω 6 · 1 0

Todo mundo pensa que o Carnaval é uma festa típica do Brasil. Mas toda essa farra existe desde a Antiguidade e vem de muito longe.

O Carnaval originário tem início nos cultos agrários da Grécia, de 605 a 527 a.C. Com o surgimento da agricultura, os homens passaram a comemorar a fertilidade e produtividade do solo.

O Carnaval Pagão começa quando Pisistráto oficializa o culto a Dioniso na Grécia, no século VII a.C. e, termina, quando a Igreja Católica adota a festa em 590 d.C.

O primeiro foco de concentração carnavalesca se localizava no Egito. A festa era nada mais que dança e cantoria em volta de fogueiras. Os foliões usavam máscaras e disfarces simbolizando a inexistência de classes sociais.

Depois, a tradição se espalhou por Grécia e Roma, entre o século VII a.C. e VI d.C. A separação da sociedade em classes fazia com que houvesse a necessidade de válvulas de escape. É nessa época que sexo e bebidas se fazem presentes na festa.

Em seguida, o Carnaval chega em Veneza para, então, se espalhar pelo mundo. Diz-se que foi lá que a festa tomou as características atuais: máscaras, fantasias, carros alegóricos, desfiles...

O Carnaval Cristão passa a existir quando a Igreja Católica oficializa a festa, em 590 d.C. Antes, a instituição condenava a festa por seu caráter “pecaminoso”. No entanto, as autoridades eclesiásticas da época se viram num beco sem saída. Não era mais possível proibir o Carnaval. Foi então que houve a imposição de cerimônias oficiais sérias para conter a libertinagem. Mas esse tipo de festa batia de frente com a principal característica do Carnaval: o riso, a brincadeira...

É só em 1545, no Concílio de Trento, que o Carnaval é reconhecido como uma manifestação popular de rua. Em 1582, o Papa Gregório XIII transforma o Calendário Juliano em Gregoriano e estabelece as datas do Carnaval. O motivo da mobilidade da data é não coincidir com a Páscoa Católica, que não pode ter data fixa para não coincidir com a Páscoa dos judeus.

O cálculo é um pouco complexo. Determina-se o equinócio da primavera, que ocorre entra os dias 21 e 22 de março no hemisfério norte. Observando a lua nova que antecede o equinócio, o primeiro domingo após o 14º dia de lua nova é o domingo de Páscoa. Como o primeiro dia da lua nova, antes de 21 de março, é entre 08 de março e 05 de abril, a Páscoa só pode ser entre 22 de março e 25 de abril. O domingo de carnaval é sempre no 7º domingo que antecede ao domingo de Páscoa.

2007-01-29 11:01:15 · answer #3 · answered by Felipe Oliveira /-___-/ 1 · 1 0

Vem do antepassado festa trazida pelos africanos que teve suas modificações, Também comtam que era uma festa dos ricos onde nesse dia eles so comiam carne por isso carnaval

2007-01-29 10:39:17 · answer #4 · answered by Ninguém 6 · 0 0

Surgiu a partir do Paraguai, era conhecida como o entruto
festa de origem européia. O primeiro baile de salão foi
em 1840 no Rio de Janeiro.

2007-01-29 10:34:16 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Quanto moisés subiu no monte sinai para buscar as tábuas da lei, o povo criou uma imagem de ouro Baal para reverenciar, e para isso festejaram (Carnaval), após a descida de Moisés eles perceberam o erro que cometeram, e moisés atirou as tábuas ao chão ao qual Deus espedaçõu com um raio, e as cinzas foram jogadas dentro do poço de água ( quarta feira de cinzas), para que todos pudessem bebê-las e lembrar do que fizeram, enquanto Moisés subisse ao monte novamente para pegar mais duas tábuas.

Ou seja não im porta o que a igreja diga, o carnaval tem origem pagã, e hoje em dia até a origem é adulterada pela igreja, para que possamos aceitar essa festa, pura impocrisia.

2007-01-29 10:56:32 · answer #6 · answered by afonsotm 4 · 0 1

fedest.com, questions and answers