English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Na verdade, o que eu gostaria de saber, é o que determina um sentimento ser rotulado de amor ou paixão?

2007-01-29 02:08:24 · 26 respostas · perguntado por Roberto Moreira 1 em Artes e Humanidades Filosofia

26 respostas

A diferença entre amor e paixão...

Paixão: do latim passione = sofrimento, sentimento excessivo; afeto violento; entusiasmo, cólera, grande mágoa; vício dominador; alucinação; sofrimento intenso (lembra-se? PAIXÃO de Cristo)

Paixão, já no vocabulário grego deriva de paschein, padecer uma determinada ação ou efeito de algum evento. É algo que acontece à pessoa independente de sua vontade ou mesmo contra ela. De paschein deriva pathos e patologia. Pathos designa tanto emoção como sofrimento e doença.

Amor, na verdade, é um só, a diferença está no que as pessoas julgam estar sentindo. Muitas pessoas interpretam EMOÇÔES fortes como sendo amor, porém o SENTIMENTO verdadeiro não causam brigas, ciúmes, inveja, discórdia, nada disso decorre do verdadeiro amor.

Esse tipo de sentimento é resultado do nosso “EU”, da nossa vontade, dos nossos desejos, enfim, do nosso egoísmo e nada mais além disso. O sofrimento nunca será sinal de amor. Quando o amor é real ele “tudo espera, tudo crê, tudo suporta... o verdadeiro amor jamais acaba”.

Enfim Paixão é emoção, amor sentimento...

Você pensa que emoções e sentimentos são sinônimos?

- quando é Amor o que você sente - não importa por quem
ou pelo quê - a sensação é tão agradável, que você não
sente o mínimo desejo de se livrar dela.
O Amor é sentimento. Sentimento faz bem.

- quando é ódio, você pode notar que é como se o seu peito se
fechasse, o ar parece ser insuficiente para sua oxigenação.
A respiração fica ofegante e curta. É uma sensação horrível.
O ódio é emoção. Emoção faz mal.

É comum confundirmos pessoas sentimentais com pessoas
emotivas e pensamos que é a mesma coisa, mas não é:
a pessoa sentimental não sofre, mas a emotiva sim.
Emocionar-se é "doer-se".
Emoção é ruído. Sentimento é silêncio.

A paixão é emoção e, só por isso,
faz tanto estardalhaço, tanto estrago no continuar das coisas.
Há quem mate "em nome do Amor", mas há um engano:
a paixão pode fazer matar, mas o Amor não.

Há um incontável número de coisas que sentimos e
que são confundidas, ora com sentimento, ora com emoção.

São emoções: ódio, a inveja, o ciúme, vingança, ressentimento, a culpa, a mágoa, a raiva, e por aí a fora.

Você notou como tudo isso é denso, pesado, sufocante?
As emoções nos prendem, os sentimentos nos libertam.

Não há necessidade de eu listar o que são sentimentos,
pois você - com certeza - já percebeu que eles são
exatamente tudo que é o oposto dos listados acima.

2007-01-29 02:12:34 · answer #1 · answered by Anonymous · 12 1

resposta
Qual a diferença básica entre a paixão e o amor
paixão=A paixão é um sentimento de ampliação patológica do amor. Na paixão, o enamorado projeta a sua personalidade no ser amado e se perde nele, como se aquele fosse um pedaço seu que foi embora. O acometido de paixão perde sua individualidade em função do fascínio que o outro exerce sobre ele. É um sentimento doloroso e patológico, porque, via de regra, o indivíduo perde a sua individualidade, a sua identidade e o seu poder de raciocínio.

A paixão se percebe pelo jeito do beijo. Pelo tipo de abraço. E agora também pelas moléculas. Essas demostrações de atração intensa são reguladas por um hormônio chamado Neutrofina.

O sentimento exacerbado entre duas pessoas de sexo oposto, é um exemplo de uma paixão, não é necessário ter dinheiro para comprar o dom de se apaixonar por outro. O ser humano já nasce com essa capacidade. O homem ou mulher mais simples, com qualidade de condições de vida questionáveis, pode ter o mesmo êxtase que alguém bem situado na sociedade, importante, com boa graduação, com excelente relacionamento interpessoal, com realização amorosa e realização de vida. Uma pessoa apaixonada é feliz quando conquista sua paixão, a outra pessoa pela qual está apaixonada. A paixão completamente correspondida causa grandiosa felicidade e satisfação ao apaixonado. O apaixonado só consegue ser feliz ao conseguir o objeto de sua paixão. A paixão não correspondida causa imensurável tristeza, podendo motivar o apaixonado a acabar a proópria vida. O coitado apaixonado não correspondido estará sempre, sem exceção, deprimido e triste.

amor=A palavra amor (do latim amor) presta-se a múltiplos significados na língua portuguesa. Pode significar afeição, compaixão, misericórdia, ou ainda, inclinação, atração, apetite, paixão, querer bem, satisfação, conquista, desejo, libido, etc. O conceito mais popular de amor envolve, de modo geral, a formação de um vínculo emocional com alguém, ou com algum objeto que seja capaz de receber este comportamento amoroso e alimentar as estimulações sensoriais e psicológicas necessárias para a sua manutenção e motivação.

Fala-se do amor das mais diversas formas: amor físico, amor platônico, amor materno, amor a Deus, amor à vida. É o tipo de amor que tem relação com o caráter da própria pessoa e a motiva a amar (no sentido de querer bem e agir em prol).

As muitas dificuldades que essa diversidade de termos oferece, em conjunto à suposta unidade de significado, ocorrem não só nos idiomas modernos, mas também no grego e no latim. O grego possui outras palavras para amor, cada qual denotando um sentido específico. No latim encontramos amor, dilectio, charitas, bem como Eros, quando se refere ao amor personificado numa deidade.

Amar também tem o sentido de gostar muito, sendo assim possível amar qualquer ser vivo ou objeto

2007-01-29 04:08:17 · answer #2 · answered by neto 7 · 1 0

paixão passa amor não !

2007-01-29 02:14:12 · answer #3 · answered by nina 2 · 1 0

Fiquei anciosa pra responder a pergunta, até entrar e ler a resposta do Zodiaco, fiquei pasma, nada poderia ser mais claro e preciso,parabéns.

2007-01-29 23:35:08 · answer #4 · answered by Dani 1 · 0 0

Paixão é coisa de momento, passageiro, possessivo, deixa mágoas. Amor é eterno, apenas um em toda a vida, seguro, forte, não faz sofrer e cura as feridas da paixão.

2007-01-29 14:17:31 · answer #5 · answered by HARU 5 · 0 0

A paixão é irmã da loucura, no caso de amantes, voce é capaz de cometer os mais insanos atos por uma paixão, é perigosa e obsessiva,as vezes é passageira. O amor é o mais sublime sentimento, faz com que voce se sinta bem, doando, mesmo sem querer receber em troca. Pois o amor não é egoísta, supera as dificuldades e jamais morre! O amor te traz Paz interior, satisfação em ver a pessoa amada ter sucesso, é querer estar sempre junto, é simplismente observar e apreciar. Amor é precioso, quem consegue amar pode se considerar milionário. Pois vale mais que toda a riqueza do mundo!

2007-01-29 06:51:31 · answer #6 · answered by Gislaine 4 · 0 0

Creio que o amor é um conjunto de bons sentimentos, de sentimentos virtuósos que jamais o deixará cair no falço, ou seja, se enganar.....através do amor as pessoas faram tudo de forma conciênte sem prejudicar a ontrem ou a si próprio... e faram sempre incondicionalmente....

A paixão por sua vez é algo dilacerado que o leva a fazer algo independente ou não se vai prejudicar se ou a ontrem...., mas almeja sempre o melhor..... e ignóra as posibilidades negativas, por isso é rotulada como sega..... e não é incondicional porque espera resultados positivos ou que lhe agradem....

No entanto só o amor o leva a distinguir uma coisa da outra......

Paixão é a constante adimiração...
Amor é aceitação....

Assim penso.....

E....

2007-01-29 03:20:55 · answer #7 · answered by Ráffa 2 · 0 0

Amor:Entrega, Doação, gratidão, compaixão, doar-se sem a consciente intenção de esperar algum retorno, tolerância, respeito e zelo, entre os cônjuges.

Paixão:A paixão é um sentimento oriundo da afinidade intelectual, da afinidade de interesses, da admiração sobre a personalidade alheia, do nível comparativo de utilidade da própria personalidade e sua conseqüente reafirmação.Do tesão momentâneo, o prazer físico, a encontro rápido do Amor com o tesão.

2007-01-29 03:00:12 · answer #8 · answered by negão 2 · 0 0

Não sou psicólogo, mas, por minha experiência de vida, diria que a paixão é o que nos move. É um estado complexo de alterações neurosensoriais, logo emotivas e psíquicas, que nos leva a fazer as coisas. Por causa da paixão, nos aproximamos de pessoas (tanto em namoros como em amizades), pela paixão, também, podemos realizar grandes empreendimentos, tanto rápidos quanto de toda a vida. É pela paixão que realizamos grandes coisas.

Claro que algumas pessoas também são capazes de matar por causa desse mesmo estado de paixão.

O amor, por outro lado, é, para mim, um conjunto de atitudes em relação ao objeto do amor (uma pessoa, uma causa, enfim, algum bem). O amor é o fazer o bem àquilo(a)(e) que nós amamos. É deixar a si mesmo de lado, em favor da(o) amada(a). É ter paciência, não exagerar nos ciúmes, não ser soberbo, não se vangloriar de ser o melhor. Fazer as coisas que agradam à pessoa amada. E finalmente, estar disposto a tudo para fazer feliz a quem se ama.

A grande diferença entre o amor e a paixão é que a paixão nos faz agir meio que involuntariamente, isto é, somos impelidos a fazer as coisas. Enquanto que, no amor, temos que nos esforçar para fazer as coisas. Nesse ponto muitos relacionamentos, inclusive casamentos e namoros, sucumbem...

Um fato é que o amor jamais vai realmente ferir, enquanto a paixão pode tanto fazer bem qual mal.

2007-01-29 02:38:02 · answer #9 · answered by yakamim 3 · 0 0

Acredito que amor e paixão podem"andar juntos",ou seja,um não é diferente do outro.Porque não posso sentir amor e paixão ao mesmo tempo por alguém?A paixão pode ser mais carnal mas amor também é!Sentimos desejo quando estamos amando.Acredito que o ideal é"esses dois"estarem muito próximos em uma relação!

2007-01-29 02:36:36 · answer #10 · answered by marcia elisa l 1 · 0 0

fedest.com, questions and answers